Quais os materiais para impermeabilização?

Responder
gustafsom
Cabo
Cabo
Registado: terça dez 30, 2008 9:31 pm

Quais os materiais para impermeabilização?

Mensagem por gustafsom » segunda jan 19, 2009 6:57 pm

Galera estou querendo me informar quais são os materiais utilizados para impermeabilização do casco, suas características, como aplicar. :?: .. conto com a ajuda de vocês. :neutral10:

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Re: Quais os materiais para impermeabilização?

Mensagem por pjesus » segunda jan 19, 2009 7:19 pm

Viva.

Dá uma espreitadela com paciência aos fóruns de construção de barcos r/c e ainda a este:

Fibras, resinas e colas

Tens lá muita informação para começar.

gustafsom
Cabo
Cabo
Registado: terça dez 30, 2008 9:31 pm

Mensagem por gustafsom » segunda jan 19, 2009 7:27 pm

Eu dei uma olhada mas não encontrei o que eu queria, então vou ser mais específico, eu queria saber se existe uma tinta que ao mesmo tempo pinta o casco e impermeabiliza a madeira, ou algo parecido com isso.

gustavo tente
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta nov 29, 2007 8:47 pm
Localidade: LISBOA
Contacto:

Mensagem por gustavo tente » segunda jan 19, 2009 9:54 pm

Boas,

Para isolar o casco, a 100% terá de usar resinas.... Por exemplo Tinta de Epoxy, de dois componentes.

No Brasil, deve de ter algo que se seja parecido com os nossos epoxy´s HB de alto corpo. Este tipo de "tintas" resinas, tem uma resistencia muito elevada,sendo que o unico produto que a degrada seja o H2SO4 ( acido Sulfurico).... Em quase todos os meus barcos é o produto que uso.

Caso precise mais informaçoes esta a vontade.

Um abraço
GT ARB

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça jan 20, 2009 12:33 pm

Sim, eu diria que para impermeabilização terá que ser uma tinta epoxy.

Mas se o casco for ripado poderá ter ainda problemas de estanquicidade nas juntas das tábuas.
É uma das razões pelas quais muita gente reveste os modelos com fibra de vidro. Fica ao mesmo tempo estanque e impermeabilizado.

gustavo tente
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta nov 29, 2007 8:47 pm
Localidade: LISBOA
Contacto:

Mensagem por gustavo tente » terça jan 20, 2009 1:03 pm

Boas, pjesus .

Para que não haja problemas desses, é usar um bom primário de adesão, depois pintar a cor que quiseres, se usares este Epoxy, podes pintar com qualquer tinta, Agua ou solvente, e depois é dar o Epoxy . Fica vitrificado....
Se deres a 1ª de mão, com + - 10% de diluição e depois 2ª tb e depois uma final a 5%, podes crer que fica super liso e resistente a " pancadas", claro que não é á pancada..lololololol

Caso queiras eu envio-te um mail com mais informaçoes tecnicas.

Um abraço
GT ARB

Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por Flysafe » terça jan 20, 2009 1:49 pm

Boas,

Eu faço assim,
1ª camada resina epoxy diluída com álcool a 50%, ou seja adicionas metade em álcool da quantidade de resina que se fez, misturas a resina e depois de bem misturada colocas o álcool,mexe-se até ficar tudo ligado, pincelas com um pincel, isto vai fazer com que a madeira vá absorver uma grande parte, repetes a operação mais uma vez, poderá ser necessário passar um pouco de lixa fininha para a superfície ficar sem altos no sentido dos veios da madeira, depois arranjas manta de 25 gramas, geralmente usada para fazer laminação de asas de aviões de rádio controle isto vai dar resistência estrutural e vai criar uma camada impermeável e não vai acrescentar muito peso no modelo, colocas em cima do casco e com resina sem diluição aplicas em cima da menta e espalha-se com um cartão de plástico do género multibanco ou daqueles descartáveis do telefone e puxa-se a resina sem fazer muita força deve ser um movimento suave sem puxar os fios da manta, o padrão da manta deverá ficar direito sem puxões, caso não se ajeite com o cartão fazer com um rolo de lacar daqueles de esponja pequeninos(do género do da imagem), sempre no sentido dos veios da madeira, com sabe que a manta ficou bem tem que ficar transparente se houver sítios que estejam brancos ai não tem resina.
Para finalizar um pouco de lixa fina pelo casco todo para tirar alguma irregularidade e depois tinta e por fim verniz.

A71697.jpg
Espero ter ajudado.

Jlopes
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça jan 20, 2009 2:54 pm

Boas Gustavo.

Eu acredito que essa técnica seja porreira mas acho que a colocação de manta por cima da madeira é mais garantido.
Se houver algum ponto fraco na colagem de duas tábuas do forro do casco essa tinta aumenta a resistência? :roll:

Claro que se fosse num barco verdadeiro eu seria muito céptico em relação a isso pois iria desvirtuar a nobreza da madeira, mas mesmo nesses às vezes é a única solução.
gustavo tente Escreveu:Caso queiras eu envio-te um mail com mais informaçoes tecnicas.
Já te envio uma pm ;-)

Responder