Problema com as tintas

Responder
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Problema com as tintas

Mensagem por Carlos Mariano »

Como já referi noutro lugar e para não continuar o assunto nos tópicos individuais de construção, abro aqui neste sitio um novo tópico ,para que se possa trocar ideias sobre o assunto.
O assunto é a substituição das tintas epoxicas por tintas com base de água.
A nova substituição é postiva ,pois para os profissionais de pintura ,que trabalham o dia inteiro ,têm a sua saude em risco ,devido ás inalações e o contacto com produtos bastante agressivos ,outra questão envolve o facto da poluição de esgotos pelas mesmas tintas e diluentes.
Só que , para alguns de nós ,que gostamos de esmerar os modelos ,temos o problema ,de momento muito dificil,pois o preço dos novos componentes é muito caro ,requer condições especiais para se trabalhar, atendendo ao espaço necessário para a construção de uma estufa secagem (60º) . O que para a maioria de nós é impossivel.
Mais problemático é que também os sprays têm os dias contados .
Sei que é um problema que não vai afectar a grande maioria dos participantes ,mas os poucos que tiverem alguma ideia sobre o assunto,agradecem-se sugestões
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Como primeira sugestão avanço com esta proposta ;
A CIN tem uma variante de pintura que se chama ACRYTHEN 100.
laca brilhante ,endurecedor ,acelarador de secagem e ofuscante para tirar brilho ás tintas.
Já exprimentei noutras áreas ,o seu preço é bom ,vende-se aos litros ,no nosso caso necessitamos de acelarador de secagem ,para abreviar a secagem da pintura.
Existem bastantes cores ,só que e vendem aos litros
Pinta-se á pistola ,e a pincel .
Garantem que este tipo de pintura não vai ser retirado do mercado.
É claro que para os menos exigentes ,existe também o esmalte 5 horas em lata ,vendido nos supermercados ,só que a pintura tem menos qualidades de resistencia.
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mais outra má noticia ; as famosas tintas Humbrol já estão desaparecidas, foram substituidas pelas base aquosa.Para a nautica não sei se dará muito jeito....
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente »

Boas,

Quanto ao espaço para a instalação da estufa poderemos optar por uma de duas soluções:
-utilizarmos um já existente, como Instituições oficiais e/ou particulares;
-arranjarmos esse espaço específico para os ptnauticmodelistas.

ou

cada um que "faça o que quizer"... e continuamos na mesma...

Quanto à aquisição das tintas, poderemos arranjar o patrocínio de um fabricante, mediante contrapartidas de publicidade e/ou outras em eventos, encontros, publicações, etc...
Poderei aproveitar a "onda" em que estou metido e saber qualquer coisa sobre este assunto...

Quanto às características das tintas, sei minimamente o que são cada uma delas, onde e como se devem aplicar, mas pouco mais... essa dos sprays irem acabar, também não sabia...e as Humbrol...

Por isso, vou ficar atento ao que aqui será postado!

Saudações náuticas
miguel
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

A situção de momento é dificil ,devido ao radicalismo da solução ( como escreveu o Gustavo Tente até o vulgar tapa poros está fora de mercado )
Mas espero que com a evolução dos produtos haja soluções para a bricolage.Um tipo como é que enverniza lá em casa o movel de madeira,por exemplo? ou como pinta o portão?
gustavo tente
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta nov 29, 2007 8:47 pm
Localidade: LISBOA
Contacto:

Mensagem por gustavo tente »

Caro Carlos Mariano e Miguel,

Como devem de saber estou no ramo, e caso precisem de ajuda em alguma tinta ou mesmo fichas tecnicas das mesmas, estou ao vosso dispor.
Em relaçao as tintas de Epoxy, as de base aquosa, sao boas, caras como o Carlos refere, mas ainda ha no mercado alguma antiga. Em termos de secagem eu envio para o vosso mail as tabelas das mesmas para que possam ver.(se quiserem)

Um abraço
GT ARB
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente »

Obrigado gustavo tente!

Se quizeres e puderes, seria possível colocares essas tabelas aqui!? ;-)

Saudações náuticas
miguel
gustavo tente
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Contacto:

Ola Miguel,

Posso fazer um copy paste de alguma informaçao, a que vos interessa mais é a Epoxy aquosa certo?

Um abraço
GT ARB
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Obrigado Gustavo tente pela disponibilidade
Os componentes que uso e que parece que estão em vias de extinção são :
Toda a gama acrilica de tintas auto
Incluindo o verniz acilico e passando pelos metalizados .
O betume pistolável para corrigir imperfeições de 2 componentes ,endurecedor e betume
Não sei se este produto terá tmbém os dias contados ,Marca Sotinco ,poliduro verniz de soalho ,dava um vitrificado excelente e grande protecção contra a água( não sei se agora haverá outro produto com as mesmas caracteristicas para soalhos)
A titulo de curiosidade ,sei por um amigo que mora em Espanha ,que lá também estão a haver restrições nas grandes oficinas ,mas não proibem ainda o uso do resto dos produtos como cá.
gustavo tente
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Contacto:

Caro Carlos,

Ha alguns que vao ser retirados, pois nao cumprem com a normas VOC´s mas ha outros que ainda vao ficar por mais uns tempos. Em relaçao as tintas que usa, a minha empresa ja teve em tempos, mas agora deixou de comercializar. Hoje temos Vernizes muito bons, "tudo da concorrencia" das marcas que fala.....
Vou fazer uma pasta e envio com todas informaçoes para si.

um abraço
GT ARB
Responder