Aerografo (tecnicas)

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Aerografo (tecnicas)

Mensagem por Helderluiss » quarta mar 28, 2007 10:40 pm

Como até à data poucas referências a este instrumento no forum fica lançado o mote para a discussão.

Deem uma vista de olhos a este pequeno video (até ao fim).

http://www.youtube.com/watch?v=9nmcstQnPYM

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Mensagem por Rui Martins » quarta mar 28, 2007 11:16 pm

Uma imagem vale mais que mil palavras. Claro que é preciso sempre o jeito, mas antes disso é preciso "saber como" . Um filme deste género é espectacular para se aprender o "como...?"

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Mensagem por Carlos Mariano » quinta mar 29, 2007 1:15 am

Muito bom ,quem sabe sabe e é um gosto vê-los trabalhar. Trabalhar a sério

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Mensagem por Helderluiss » quinta mar 29, 2007 8:54 am

Tá giro não tá, é tipo Mariano mas versão nipónica.

Sempre é mais pequeno o que ajuda na altura da arrumação :mrgreen:


A segunda parte:

http://www.youtube.com/watch?v=ZTnjcxeq ... ed&search=

A pincel ;-)

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Mensagem por JERD » sábado mar 31, 2007 11:08 pm

amigo helder

depois de se ver isto fica-se mesmo com o telhado (telhas) ainda mais fora do sitio


embora no modelismo nautico r.c. (penso) o aerografo nao seja muito usado (saidas muito fininhas ) ira ser sem duvida futuramente uma aquisição. :neutral1:
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Mensagem por Armando Meneses » sexta jun 08, 2007 7:11 pm

Eu já uso aerografos à varios anos mas munca os utilizei para fazer
desenhos ou linhas finas, mas sim para pintura de peças pequenas. Tenho de tentar algum dia, já vi todo o tipo de pinturas com aerografos expectaculares, claro que se o pintor não for artista não ha milagres, de qualquer forma são excelentes por exemplo para pintar cascos de barcos, o consumo de ar é pequeno podendo utilizar um compressor de poucos litros de ar, ao contrarior das normais pistolas de pintura.

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Re: Aerografo (tecnicas)

Mensagem por Carlos Silva » domingo out 05, 2008 11:45 pm

Não percebo bem a razão de este tópico ser tão pouco explorado :!:

Os aerografos não são uma boa ferramenta para os nossos modelos :?: Não se adapta devido ao tamanho dos nossos cascos :?: Ou é muito difícil trabalhar com esta ferramenta :?: Não compensa porque são muito caros :?: Etc,etc e...

Tenho estas dúvidas, pois em muitos outros sites de modelismo noutras vertentes, este é um assunto bastante abordado. :Anjinho:

Para mim como esta parte das pinturas é a mais negra, gostava de ver este tema mais desenvolvido dentro do Forúm.

Há alguém com alguns conhecimentos que queira dar umas dicas sobre o assunto, ou ajudar a desenvolver este tópico :?:

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Re: Aerografo (tecnicas)

Mensagem por Flysafe » segunda out 06, 2008 12:40 am

Bem eu só posso falar pela minha experiência que tive com aerografos e que gostei muito, ainda gosto, falta-me é um pouco de tempo e espaço, quanto as perguntas feitas pelo Carlos Silva
Os aerografos não são uma boa ferramenta para os nossos modelos :?: Não se adapta devido ao tamanho dos nossos cascos :?: Ou é muito difícil trabalhar com esta ferramenta :?: Não compensa porque são muito caros :?: Etc,etc e...


Sim são ferramentas que dão para tudo desde quadros até a pinturas de carros, camisolas, etc, qualquer coisa que se queira pintar.

Adapta-se perfeitamente a qualquer coisa.

Tem que se conhecer algumas técnicas e ter algum treino para que a coisa sai bem não é difícil é preciso é treino.

Não propriamente peças baratas mas se for para facilitar o nosso trabalho e se se tiver gosto porque não.

Eu comecei com um de acção dupla baratinho que me troceram lá de fora o material era menos bom e deu para eu fazer os meus testes e começar a treinar entretanto avariou-se e tinha alguma dificuldade em arranjar cá peças e encostei-o depois comprei um de acção simples que dá para pintar tudo mas para determinadas coisas não serve.


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Re: Aerografo (tecnicas)

Mensagem por Flysafe » segunda out 06, 2008 1:29 pm

Como ontem já era um pouco tarde e já não começava a ver desfocado, esqueci-me de dizer que os aerografos de acção simples são aqueles em que ao carregar na patilha para deixar sair o ar, o que sai na ponta do aerografo é ar e tinta ao mesmo tempo cada vez que se carrega na referida peça é ar e tinta em simultâneo, os de acção dupla quando se carrega no gatilho sai ar e ao puxar suavemente para trás começa a sair tinta, quanto mais se puxar para trás mais quantidade de tinta sai até ao limite da afinação.

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Re: Aerografo (tecnicas)

Mensagem por Carlos Silva » terça out 07, 2008 12:18 am

Eu nunca trabalhei com aerografos mas nos últimos tempos tenho andado a pesquisar tudo o que encontro sobre essas máquinas.
Eu em teoria já sei qual é a diferença entre os de acção simples e dupla, conforme referiu na última msg.
Mas nesta citação, dá a entender qua na practica existem diferenças, no trabalho que um faz em relação ao outro, aí é que não percebi muito bem :!: O que é que se consegue fazer com o de acção dupla que não possa ser feito com o de acção simples :?:
Flysafe Escreveu:Eu comecei com um de acção dupla baratinho que me troceram lá de fora o material era menos bom e deu para eu fazer os meus testes e começar a treinar entretanto avariou-se e tinha alguma dificuldade em arranjar cá peças e encostei-o depois comprei um de acção simples que dá para pintar tudo mas para determinadas coisas não serve.
Outra dúvida que tenho tem a ver com os bicos (agulhas) de 0,15 , 0,2 ,0,4, 0,6 etc. Com este tipo de bicos consegue-se um leque com abertura suficiente para pintar por Ex. um casco dum dos nossos modelos :?:

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Re: Aerografo (tecnicas)

Mensagem por Flysafe » terça out 07, 2008 1:41 pm

O meu aerografo é da Badger penso que são americanos e é de acção simples na altura que fui comprar uma agulha só havia três tipos de agulhas fina media e grossa não consigo dizer os valores delas mas quando comprava uma agulha nova tinha que trazer o cabeçote correspondente da agulha porque senão não funcionava, porque no bico da agulha onde encaixa no cabeçote fica uma abertura muito fina que é por onde o ar e a tinta passa, se essa abertura for muito grande ou não corresponder cria bolhas dentro do frasco e não pinta.

No de acção simples imagine uma linha por exemplo, em que tem que pintar uma parte da linha, tem que fazer uma mascara antes e começar de um dos lados de fora do limite e andar no sentido da linha e acabar fora outra vez do lado oposto, isto porque, porque nos de acção simples quando se dispara toda a carga de ar que está dentro da mangueira sai com muita força e vai sair tinta e ar isto vai criar patas de aranha e outras coisas como escorridos etc.

No de dupla acção o que acontece é que existe um maior controle do ar e da tinta que sai porque existe dois movimentos no gatilho um para baixo e para cima e outro ao comprimento do aerografo, ao invés do aerografo de acção simples que só tem um único movimento par fazer as duas coisas, no de dupla acção para pintar a tal linha terá que fazer a mascara mas não precisa de começar do fora pode começar ao pé da zona de pintura pois o caudal de ar e tinta que sai já vai ser controlada com o movimento do gatilho.

Quando está a pintar seja o que for um diorama ou fazer um camuflado tem que pintar poucas porções e o de dupla acção é o mais indicado para isso, qual quer um dá para pintar um casco para fazer linhas tem sempre que se fazer um mascara com a espessura da linha e formar, porque à mão livre a não ser que se tenha alguma experiência é difícil fazer linha certas em espessura e com bordos definidos, os melhores que conheço de vídeos e vejo a fazer linhas é tudo com mascaras ou "templates" são folhas de material resistente a tinta com formas desenhadas.

Espero ter ajudado

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Re: Aerografo (tecnicas)

Mensagem por Flysafe » terça out 07, 2008 4:14 pm

Espero que este site ajude na explicação

http://aerografia.com/aerografo.html

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Re: Aerografo (tecnicas)

Mensagem por Carlos Silva » terça out 07, 2008 8:09 pm

O link está porreiro, não conhecia.

Os Badjer pelo que já vi é das marcas mais conceituadas, tb. o Paasche, não sei se está bem escrito, só que os preços começam a subir. É importante comprar uma marca que tenha representação cá pelo burgo e parece que por esse lado estamos mal, convém ter onde comprar spairs. :shock:

Acho que um de dupla acção com três agulhas e os tais cabeçotes, já dava para safar quase tudo, apesar de ser mais complicado aprender a trabalhar com o bicho.
Deve ser coisa aí para uns 150 a 200€ um conjunto destes, mais coisa menos coisa.

Flysafe, pela explicação deu para perceber as diferenças, obrigada.

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