Aerografo (tecnicas)

Responder
Helderluiss
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Aerografo (tecnicas)

Mensagem por Helderluiss » quarta mar 28, 2007 10:40 pm

Como até à data poucas referências a este instrumento no forum fica lançado o mote para a discussão.

Deem uma vista de olhos a este pequeno video (até ao fim).

http://www.youtube.com/watch?v=9nmcstQnPYM

Rui Martins
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: terça nov 07, 2006 1:18 am

Mensagem por Rui Martins » quarta mar 28, 2007 11:16 pm

Uma imagem vale mais que mil palavras. Claro que é preciso sempre o jeito, mas antes disso é preciso "saber como" . Um filme deste género é espectacular para se aprender o "como...?"

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quinta mar 29, 2007 1:15 am

Muito bom ,quem sabe sabe e é um gosto vê-los trabalhar. Trabalhar a sério

Helderluiss
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » quinta mar 29, 2007 8:54 am

Tá giro não tá, é tipo Mariano mas versão nipónica.

Sempre é mais pequeno o que ajuda na altura da arrumação :mrgreen:

A segunda parte:

http://www.youtube.com/watch?v=ZTnjcxeq ... ed&search=

A pincel ;-)

JERD
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: segunda jan 30, 2006 6:48 pm

Mensagem por JERD » sábado mar 31, 2007 11:08 pm

amigo helder

depois de se ver isto fica-se mesmo com o telhado (telhas) ainda mais fora do sitio

embora no modelismo nautico r.c. (penso) o aerografo nao seja muito usado (saidas muito fininhas ) ira ser sem duvida futuramente uma aquisição. :neutral1:
JOSUE
AM 40.695
v.f.xira

Armando Meneses
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: sábado mai 05, 2007 2:31 pm
Localidade: BRAGA

Mensagem por Armando Meneses » sexta jun 08, 2007 7:11 pm

Eu já uso aerografos à varios anos mas munca os utilizei para fazer
desenhos ou linhas finas, mas sim para pintura de peças pequenas. Tenho de tentar algum dia, já vi todo o tipo de pinturas com aerografos expectaculares, claro que se o pintor não for artista não ha milagres, de qualquer forma são excelentes por exemplo para pintar cascos de barcos, o consumo de ar é pequeno podendo utilizar um compressor de poucos litros de ar, ao contrarior das normais pistolas de pintura.

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado dez 23, 2006 10:07 pm

Re: Aerografo (tecnicas)

Mensagem por Carlos Silva » domingo out 05, 2008 11:45 pm

Não percebo bem a razão de este tópico ser tão pouco explorado :!:

Os aerografos não são uma boa ferramenta para os nossos modelos :?: Não se adapta devido ao tamanho dos nossos cascos :?: Ou é muito difícil trabalhar com esta ferramenta :?: Não compensa porque são muito caros :?: Etc,etc e...

Tenho estas dúvidas, pois em muitos outros sites de modelismo noutras vertentes, este é um assunto bastante abordado. :Anjinho:

Para mim como esta parte das pinturas é a mais negra, gostava de ver este tema mais desenvolvido dentro do Forúm.

Há alguém com alguns conhecimentos que queira dar umas dicas sobre o assunto, ou ajudar a desenvolver este tópico :?:

Cumprs.
Imagem
-- Courageux ll --Cumprs. -- Rita SS

Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por Flysafe » segunda out 06, 2008 12:40 am

Bem eu só posso falar pela minha experiência que tive com aerografos e que gostei muito, ainda gosto, falta-me é um pouco de tempo e espaço, quanto as perguntas feitas pelo Carlos Silva
Os aerografos não são uma boa ferramenta para os nossos modelos :?: Não se adapta devido ao tamanho dos nossos cascos :?: Ou é muito difícil trabalhar com esta ferramenta :?: Não compensa porque são muito caros :?: Etc,etc e...

Sim são ferramentas que dão para tudo desde quadros até a pinturas de carros, camisolas, etc, qualquer coisa que se queira pintar.

Adapta-se perfeitamente a qualquer coisa.

Tem que se conhecer algumas técnicas e ter algum treino para que a coisa sai bem não é difícil é preciso é treino.

Não propriamente peças baratas mas se for para facilitar o nosso trabalho e se se tiver gosto porque não.

Eu comecei com um de acção dupla baratinho que me troceram lá de fora o material era menos bom e deu para eu fazer os meus testes e começar a treinar entretanto avariou-se e tinha alguma dificuldade em arranjar cá peças e encostei-o depois comprei um de acção simples que dá para pintar tudo mas para determinadas coisas não serve.

Jlopes
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » segunda out 06, 2008 1:29 pm

Como ontem já era um pouco tarde e já não começava a ver desfocado, esqueci-me de dizer que os aerografos de acção simples são aqueles em que ao carregar na patilha para deixar sair o ar, o que sai na ponta do aerografo é ar e tinta ao mesmo tempo cada vez que se carrega na referida peça é ar e tinta em simultâneo, os de acção dupla quando se carrega no gatilho sai ar e ao puxar suavemente para trás começa a sair tinta, quanto mais se puxar para trás mais quantidade de tinta sai até ao limite da afinação.

Jlopes

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por Carlos Silva » terça out 07, 2008 12:18 am

Eu nunca trabalhei com aerografos mas nos últimos tempos tenho andado a pesquisar tudo o que encontro sobre essas máquinas.
Eu em teoria já sei qual é a diferença entre os de acção simples e dupla, conforme referiu na última msg.
Mas nesta citação, dá a entender qua na practica existem diferenças, no trabalho que um faz em relação ao outro, aí é que não percebi muito bem :!: O que é que se consegue fazer com o de acção dupla que não possa ser feito com o de acção simples :?:
Flysafe Escreveu:Eu comecei com um de acção dupla baratinho que me troceram lá de fora o material era menos bom e deu para eu fazer os meus testes e começar a treinar entretanto avariou-se e tinha alguma dificuldade em arranjar cá peças e encostei-o depois comprei um de acção simples que dá para pintar tudo mas para determinadas coisas não serve.
Outra dúvida que tenho tem a ver com os bicos (agulhas) de 0,15 , 0,2 ,0,4, 0,6 etc. Com este tipo de bicos consegue-se um leque com abertura suficiente para pintar por Ex. um casco dum dos nossos modelos :?:

Cumprs.
Imagem

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » terça out 07, 2008 1:41 pm

O meu aerografo é da Badger penso que são americanos e é de acção simples na altura que fui comprar uma agulha só havia três tipos de agulhas fina media e grossa não consigo dizer os valores delas mas quando comprava uma agulha nova tinha que trazer o cabeçote correspondente da agulha porque senão não funcionava, porque no bico da agulha onde encaixa no cabeçote fica uma abertura muito fina que é por onde o ar e a tinta passa, se essa abertura for muito grande ou não corresponder cria bolhas dentro do frasco e não pinta.

No de acção simples imagine uma linha por exemplo, em que tem que pintar uma parte da linha, tem que fazer uma mascara antes e começar de um dos lados de fora do limite e andar no sentido da linha e acabar fora outra vez do lado oposto, isto porque, porque nos de acção simples quando se dispara toda a carga de ar que está dentro da mangueira sai com muita força e vai sair tinta e ar isto vai criar patas de aranha e outras coisas como escorridos etc.

No de dupla acção o que acontece é que existe um maior controle do ar e da tinta que sai porque existe dois movimentos no gatilho um para baixo e para cima e outro ao comprimento do aerografo, ao invés do aerografo de acção simples que só tem um único movimento par fazer as duas coisas, no de dupla acção para pintar a tal linha terá que fazer a mascara mas não precisa de começar do fora pode começar ao pé da zona de pintura pois o caudal de ar e tinta que sai já vai ser controlada com o movimento do gatilho.

Quando está a pintar seja o que for um diorama ou fazer um camuflado tem que pintar poucas porções e o de dupla acção é o mais indicado para isso, qual quer um dá para pintar um casco para fazer linhas tem sempre que se fazer um mascara com a espessura da linha e formar, porque à mão livre a não ser que se tenha alguma experiência é difícil fazer linha certas em espessura e com bordos definidos, os melhores que conheço de vídeos e vejo a fazer linhas é tudo com mascaras ou "templates" são folhas de material resistente a tinta com formas desenhadas.

Espero ter ajudado

Jlopes

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » terça out 07, 2008 4:14 pm

Espero que este site ajude na explicação

http://aerografia.com/aerografo.html

Jlopes

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Mensagem por Carlos Silva » terça out 07, 2008 8:09 pm

O link está porreiro, não conhecia.

Os Badjer pelo que já vi é das marcas mais conceituadas, tb. o Paasche, não sei se está bem escrito, só que os preços começam a subir. É importante comprar uma marca que tenha representação cá pelo burgo e parece que por esse lado estamos mal, convém ter onde comprar spairs. :shock:

Acho que um de dupla acção com três agulhas e os tais cabeçotes, já dava para safar quase tudo, apesar de ser mais complicado aprender a trabalhar com o bicho.
Deve ser coisa aí para uns 150 a 200€ um conjunto destes, mais coisa menos coisa.

Flysafe, pela explicação deu para perceber as diferenças, obrigada.

Cumprs.
Imagem

Responder

Voltar para “Pintura”