Plano JIF-65 ajuda??

Link's ou ficheiros, para ajudar aqueles que não sabem o que construir, ou não encontram o plano que querem.
JoaoLeitao
Cabo
Cabo
Registado: sexta abr 11, 2008 8:43 pm

Plano JIF-65 ajuda??

Mensagempor JoaoLeitao » domingo abr 20, 2008 11:43 pm

http://www.marinemodelmagazine.com/downloads/?cid=3686

Estes planos ja foram postados no forum, antes de mais...
O problema da-se com a leitura dos ditos cujos...a qual estava a achar muito facil ate chegar a parte de ver as cavernas? as chamadas frame's no plano...ou seja...nao encontro as dimensoes delas...
sou burro ou faço-me? é que estive a tentar descubrir e nao consigo mesmo ver no plano ...
e isso da escala 1:1 nao era suposto o barco ter 70 cm nessa escala?...ou este plano e de um JIF em tamanho real e escolhes-se uma escala para o desenhar? achu que vou é dormir e amanha volto a olhar para ele :?
Agradeço toda a ajuda.

JoaoLeitao
Cabo
Cabo

Mensagempor JoaoLeitao » segunda abr 21, 2008 1:40 pm

ok
voltei a olhar para o plano...diz-lhe má cara, cara de quem está a tentar compreender a situaçao...mas nao chego ao tamanho das cavernas....
Se faz favor alguem me de uma ajudita com isto?

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado dez 23, 2006 10:07 pm

Mensagempor Carlos Silva » segunda abr 21, 2008 2:32 pm

João Leitão, em não tenho nenhum jif-65, mas esse veleiro pertence a classe RJ-65, assim como Palo de Àgua e o Jif-2, todos estes veleiros têm o mesmo comprimento 65cm aproximadamente o mesmo peso, altura de mastro, etc.
O conhecimentos que tenho são poucos, pois apenas construí um Palo de água com bastantes alterações no convés ficando por isso bastanre mais pesado.
Na minha opinião os planos mais fáceis de utilizar são em PDF, pois só é preciso sacar os ficheiros para uma Pen e ir a Stapples ou a uma loja com impressoras de formato grande e mandar imprimir directamente.
Em principio sai tudo bem.
Os planos do Jif-65 estão na net em vários sites, só que eu já os tirei a bastante tempo e não me lembro bem aonde, mas tenhos esses ficheiros em PDF guardados. Se quiser posso envia-los e depois é só seguir o Latim sobre a maneira de imprimir os mesmos, do parágrafo anterior.

Cumpr.
Imagem
-- Courageux ll --Cumprs. -- Rita SS

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Parede
Contacto:

Mensagempor pjesus » segunda abr 21, 2008 2:48 pm

João,

Podes fazer de duas maneiras:
1) arranjas quem te imprima aquilo no tamanho certo (na folha o barco terá mesmo os 650mm de comprimento)
2) imprimes "à balda" e fazes uns cálculos.

A técnica 1 é mais simples mas além de mais dispendiosa poderá ser mais difícil de arranjar um sítio que te faça isso.

Explicando o ponto 2:
Imagina que imprimes o desenho em A4 e que o barco te fica com 16cm de comprimento (não sei, não experimentei, estou a ver a olho).
Aí sabes que tens uma relação de 65/16=4,06.
Ou seja, tudo o que medires nessa folha vais ter que multiplicar por 4,06 para teres a medida correcta (algo que na folha meça 5cm vai ter 20,3cm no modelo).

Dica: se optares pelo ponto 2, quanto maior a folha em que imprimires menor o erro de "olhómetro" ;-)

Espero que esteja suficientemente bem explicado. Senão apita à vontade.

Tiago

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

Mensagempor paulo agra » segunda abr 21, 2008 5:15 pm

boas JoaoLeitao
mais uma tábua para a fogueira :mrgreen:
os planos a primeira vista estão nas medidas exactas deve ter é um erro de impressão pois a medida total deles é 59,40 x 119 ,19 ,penso eu (mas não tenho bem a certeza que as impressões de grande formato vão apenas até 1metro) já tive um problema parecido e tive de cortar o plano a meio e imprimir em duas folhas pois a impressora para imprimir só numa folha como não tem a medida dos planos automaticamente reduz para dar. se o problema for esse solução cortar os dois planos e fazer quatro folhas

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagempor pjesus » segunda abr 21, 2008 5:25 pm

E não dará para imprimir em 'landscape'?
A limitação do 1m deve ser na largura, pois aquilo deve ser de rolo contínuo... :roll:

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

Mensagempor paulo agra » segunda abr 21, 2008 5:44 pm

pelo menos aqui em Aveiro a explicação que me deram tinha a ver com os formatos das folhas que não tinha nada a ver com o rolo a impressora é que não imprimia dimensões maiores mas noutros lados não sei se é a mesma coisa é uma questão de perguntar na loja que se for imprimir :mrgreen:

JoaoLeitao
Cabo
Cabo

Mensagempor JoaoLeitao » segunda abr 21, 2008 6:35 pm

compreendo a vossa explicaçao...
mas os planos que me dao no website sao em Tiff com uma resoluçao de 14000x7000,
na parte das cavernas dix scale 1:1
se imprimir com o tamanho real da imagem as cavernas vai ficar gigantes....decerteza que nao serao as certas para um barco de 65cm...

de qualquer maneira vou seguir a opiniao do Carlos Silva e tentar arranjar em PDF...talvez me seja mais facil, caso contrario tentarei ir como diz o pjesus

entretanto encontrei este site...com muitas versoes do rg65 que irei verificar mais tarde.
http://rg65.free.fr/
aproveito para guardar em topic que estou no trabalho.

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado dez 23, 2006 10:07 pm

Mensagempor Carlos Silva » segunda abr 21, 2008 11:46 pm

João Leitão, eu já tive ocasião de comparar os planos que indicou ao inicio com os meus em PDF e prefiro os que tenho pois são muito mais completos, tendo inclusiva ajudas na montagem do modelo. :neutral10:
Neste site que botou em último lugar, ainda não tive tempo de confirmar, mas parecem ser idênticos aos meus. :shock:

Aqui em Alverca cobram a volta de 2 euros por cada metro linear de papel em rolo para impressão, o problema não é o comprimento, é a largura do papel, acho que está entre 80cm e 90cm, maior se calhar só na Stapples ( não sei se se escreve assim), mas não tenhoa certeza. :neutral16:

Estive agora a comparar os meus com o último site que botou e são os mesmos mas tenho mais um ficheiro que me parece bastante importante para a montagem do modelo, tem muitas fotos e varias demonstrações de como fazer, entre outras coisas, já sabe se precisar é só dizer :neutral13:

Cumprs.
Imagem
-- Courageux ll --Cumprs. -- Rita SS

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagempor pjesus » terça abr 22, 2008 10:13 am

JoaoLeitao Escreveu:compreendo a vossa explicaçao...
mas os planos que me dao no website sao em Tiff com uma resoluçao de 14000x7000,
na parte das cavernas dix scale 1:1
se imprimir com o tamanho real da imagem as cavernas vai ficar gigantes....decerteza que nao serao as certas para um barco de 65cm...

Boas novamente João.

A resolução da imagem só por si não te dá o tamanho da impressão. Tens que saber a quantos dpi (dots-per-inch / pontos-por-polegada) trabalha a impressora.

Vejamos...

Essa imagem com 14000 pixels de largura, se for impressa a 300dpi (creio que é o normal em impressoras para estes trabalhos), terá 14000/300 = 46,67 in (polegadas) = 46,67*2,54 = 118cm.

Não medi, mas olhando para o plano eu diria que se a folha tiver 118cm o barco irá ter perto dos 65cm, de facto.

Mais uma vez, espero que a explicação seja compreensível.

Eu, pessoalmente não me chatearia muito com a coisa e escalava isso manualmente ou então usava a regra 2) do meu post lá de cima para afinar a impressão numa fotocopiadora normal (que tenha zoom).

De onde és? Se fores da zona de Lisboa e quiseres aparecer no lago dos Jardins da Parede na sexta, eu vou tentar estar por lá e vemos isso.

Tiago

JoaoLeitao
Cabo
Cabo

Mensagempor JoaoLeitao » terça abr 22, 2008 3:15 pm

estou bastante longe..Peniche, mas ontem no tal site que encontrei, encontram-se planos bastante compreensiveis, e consegui encontrar um que me pareceu estar a escala certa. Hoje vou imprimir as cavernas e verificar apartir dai se estao com o tamanho certo depois aviso.
Obrigado

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagempor pjesus » terça abr 22, 2008 3:50 pm

JoaoLeitao Escreveu:estou bastante longe..Peniche

Peniche não é assim tão longe ;-)
Por acaso vou a Caldas hoje mas já tarde e com pouco tempo... :(

JoaoLeitao Escreveu:consegui encontrar um que me pareceu estar a escala certa. Hoje vou imprimir as cavernas e verificar apartir dai se estao com o tamanho certo depois aviso.

Dá então notícias depois... bom trabalho.

manel
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quarta nov 01, 2006 9:57 pm

Mensagempor manel » terça abr 22, 2008 6:52 pm

Boas

Sempre que se tenha um plano em PDF, A4, com as medidas que achamos serem correctas, importante será imprimir com a função do Adobe acrobat em visualização 100%, pois mesmo no Office Center já me tocou esse erro. PDF com tamanho correcto para A4, visualização 100%, imprimi todas as folhas, e estão correctas.
Tenho o casco feito e fibrado, uma segunda feira qualquer vou retomar o projecto :mrgreen:

Saudações
Imagem
Iniciado ao Nautimodelismo

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagempor pjesus » quarta abr 23, 2008 9:40 am

manel Escreveu:Sempre que se tenha um plano em PDF, A4, com as medidas que achamos serem correctas

Ó Manel, se reparares nos planos a folha tem o barco inteiro (65cm) e mais tralha ainda.
Sendo que uma folha A4 tem 29,7x21...

O que tu dizes não deixa de ser verdade, mas lá está... esse é o problema original: arranjar quem lhe imprima aquilo no tamanho original do PDF, que nem sequer é um formato Ax...

JoaoLeitao
Cabo
Cabo

Mensagempor JoaoLeitao » quarta abr 23, 2008 11:54 am

nao e assim tao longe é verdade...mas arrancar o meu pai daqui de Peniche e uma guerra e ainda tou a acabar a carta de conduçao...depois disso provavelmente poderei dar alguna saltitos ai a lisboa 8)

Voltar para “Planos variados”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes