Materiais e ferramentas empregadas até esta etapa:
1 - Chapa de madeira Balsa 1,5mm - Usada para o convés;
2 - Chapa de madeira Balsa 3,0mm - Usada para as cavernas;
3 - Lâminas de Cedro rosa 7,0 x 0,7mm - Cortadas a laser - Usadas no revestimento do casco;
4 - alicate de corte;
5 - Adesivo instantâneo;
6 - Serra tico-tico manual - usada para o corte da quilha;
7 Estiletes - Usados para o corte das cavernas e convés;
8 - Caneta ponta fina - Usos diversos;
9 - Escala;
10 - Esquadro;
11 - Alicate para crimpar (Vou voltar ao uso desta ferramenta nas próximas duas fotos);
12 - Lixas para desbaste e acabamento.

Detalhe do uso do "Alicate para crimpar cabos de rede” (Ferramenta número 11 da foto anterior);
Este alicate é usado pelos instaladores de rede de computação (Peguei emprestado da oficina do meu filho);
Com ele eu consigo fazer vincos somente de um dos lados das lâminas o que vai possibilitas curvá-las sem quebrar.

Veja como ficam os vincos, o alicate não tem um batente, foi projetado para cortar, mas se não levar com muita força consegue-se fazer os vincos;
Note que ele tem uma lâmina somente de um dos lados e do outro tem uma mesa, isto faz com que o vinco fique somente de um dos lados da lâmina, que na montagem vai ficar para o lado de dentro;
Consegue-se comprar no Mercado livre e não custa muito.

Casco "pronto" - porem ainda sem o acabamento final - ainda pretendo lixar um pouco mais com uma lixa bem fina (220 talvez) e envernizar.
Agora é que vem a a parte mais delicada e trabalhosa - os acessórios, mastros, vergas e cordas - tem muito trabalho pela frente !
zefeliz Escreveu:Caro Norberto, antes de mais, parabéns pelo seu trabalho e pelo interesse que mostra em fazer as coisas como devem ser feitas.
É por isso que lhe peço permissão para ajudar a "rectificar" dois pormenores:
Não chame "caravela" a este tipo de embarcação!!!! A "caravela" é única... Velame latino (triangular) e não tem castelo à proa!
Se quiser ser mais preciso, poder-lhe-á chamar "caravela redonda", mas isso depende de como a irà aparelhar.... ou uma nau.
Por outro lado, as ferragens do leme, estão ao contrário! Como estão colocadas, o leme caía!...
As ferragens "macho" são as das portas do leme, que encaixam por cima das "fêmeas" colocadas no cadaste da pôpa.
Ainda está a tempo de corrigir este importante pormenor.
Espero que não fique desagradado com a minha intervenção, que procura, tão somente, ajudar.
Um abraço
Zéfeliz
,
Boa tarde Zefeliz (Acredito que a composição de seu nome seja: Zé - abreviatura de José e Feliz - o teu estado de espírito ) !
Vamos por parte:
Quanto a chamar de Caravela - realmente eu não sabia dos detalhes que me explicastes - daqui por diante vou chamar o meu novo projeto de "Minha Nau Santa Maria" - Certo?
Quanto a dobradiça - na realidade não é uma dobradiça - eu não consegui fazer uma nesta escala (1:75) - São chapinhas dobradas, alternadas - Poderia ser chamada de falsas dobradiças - Desculpe-me pela heresia - Sou novo no ramo, mas vou terminar aprendendo - Se olhares pelo outro lado, o leme não cai, o que já um consolo.
Atenção: Vejam que fui promovido a " 1o. Marinheiro" - Não sei quais são os critérios, mas isto me deixou feliz - Valeu !
SDS - Norberto (23/01/2013)
Ainda sobre o assunto "Caravela x Nau" eu fiz uma pesquisa na Internet e resultou em uma postagem sobre o assunto em meu Blog, confira !
http://www.ngcanela.com/caravelas-e-naus/
Vejam agora já com os mastros.

Tive bastante dificuldade no projeto dos mastros - não tenho torno de madeira nem lixadora rotativa ou de fita - então fiz uma busca no mercado e encontrei pinceis com cabo de madeira crua e cônicos (Marca Atlas) - então usei-os - tem de diversos tamanhos e diâmetros, já usei para os mastros e vou usar para as vergas - Que tal?

Detalhes do convés - ainda sem os canhões, por dois motivos, primeiro ainda não os fiz e segundo não sei quantos e aonde colocá-los.

Detalhes da cordoalha dos mastros (01/02/2014)