Minha Nau Santa Maria

Apenas para as construções em POB (Planck-On-Bulkhead), ou seja, com falsas cavernas e a partir de PLANOS ou monografias.
Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Registado: terça jan 14, 2014 12:40 pm
Localidade: Canela RS Brasil
Contacto:

Minha Nau Santa Maria

Mensagem por Norberto Geraldi » segunda jan 20, 2014 1:08 pm

Caros amigos (se é que já posso chamá-los assim) iniciei a construção da minha segunda caravela, desta vez a Santa Maria, conforme planta baixada do site http://www.maquetesnavais.com.br - estou utilizando para a quilha madeiras de cedrinho e para as cavernas balça. veja as primeiras fotos:

Imagem
Imagem
Última edição por Norberto Geraldi em terça fev 25, 2014 2:38 pm, editado 3 vezes no total.
SDS-Norberto
Esta mensagem pode conter informações de uso restrito e/ou legalmente protegidas. Se você a recebeu por engano, por favor elimine-a imediatamente e avise-me.
Visite meu blog > http://www.ngcanela.com

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente
Registado: quinta mai 06, 2010 7:33 pm
Localidade: Brasil

Re: Caravela Santa Maria

Mensagem por AldoRamos » segunda jan 20, 2014 1:55 pm

Norberto,
Antes e mais nada, seja bem vindo! :neutral8:
Tomo assento na primeira fila para apreciar o trabalho e aprender técnicas com mais um companheiro deste Fórum. :neutral10:
Grande abraço, :amigos:
Aldo.
"De nada adianta o vento estar a favor se não se sabe pra onde virar o leme."(ditado popular)

Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Contacto:

Mensagem por Norberto Geraldi » segunda jan 20, 2014 2:17 pm

Bom dia Aldo !
Eu respondi a sua mensagem talvez pelo caminho errado - não estou ainda muito familiarizado com o Forum - bem vou mandar novamente a mensagem - não sei se recebestes a anterior.
Primeiramente obrigado pela força - como sabes sou ainda um Grumete e os Grumetes tem pouca experiência e dependem de seus superiores para executar bem o seu trabalho.
Este é o meu segundo projeto, já fiz anteriormente a Caravela Pinta - bastante artesanal - nas estou construindo agora a Santa Maria usando a experiência adquirida com o projeto anterior - se puderes de uma olhada no vídeo de minha Caravela Pinta - aguado os seus comentários - SDS
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... qdQVZqHup8
SDS-Norberto
Esta mensagem pode conter informações de uso restrito e/ou legalmente protegidas. Se você a recebeu por engano, por favor elimine-a imediatamente e avise-me.

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » segunda jan 20, 2014 3:49 pm

Já tive oportunidade de ver seu primeiro projeto a Caravela Pinta, e antes de mais nada posso dizer-lhe que gostei bastante. :neutral7:
Apesar das graduações de cada um neste Fórum, somos todos aprendizes e é assim que me considero. Claro está que há os que aqui estão para nos ensinar e não são poucos, mas há os que, como eu, estão aqui para aprender, por isso meus comentários serão somente naquilo que eu puder ajudar. :neutral10:
Tenha certeza de que os "Mestres" de plantão irão comentar sua obra e ajudá-lo no que for necessário. :D
Conte comigo naquilo que eu puder ajudar. ;-)
Uma vez mais, seja Bem Vindo! :neutral8:
Aldo.
"De nada adianta o vento estar a favor se não se sabe pra onde virar o leme."(ditado popular)

Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Contacto:

Mensagem por Norberto Geraldi » segunda jan 20, 2014 6:25 pm

Boa tarde !
Continuando a publicação das fotos da construção da Caravela Santa Maria aqui vão mais fotos.
Estou fazendo o revestimento com lâminas de Cedro Rosa com largura de 7mm x 0,7mm de espessura, adquiridas no http://www.nauticurso.com.br.
Note que estou fazendo o revestimento do casco de forma escamada - Quando ficar pronto será lixado e ficará com a aparência bem próxima da forma original de revestimento.
Imagem
Imagem
Última edição por Norberto Geraldi em segunda jan 20, 2014 6:27 pm, editado 1 vez no total.
SDS-Norberto

Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Contacto:

Mensagem por Norberto Geraldi » segunda jan 20, 2014 6:26 pm

Bom dia Marujos !
Ontem uma das fotos que postei deu erro - Justamente a que mostrava o casco escamado, bem aqui vai novamente !
Note também a curva das lâminas - amanhã eu posto uma foto de como consegui fazer sem quebrar as lâminas.
Na foto mostra uma depressão nas lâminas do lado direito - já corrigi, era uma caverna deslocada do centro.

Imagem
Última edição por Norberto Geraldi em terça jan 21, 2014 12:56 pm, editado 4 vezes no total.
SDS-Norberto

Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Contacto:

Mensagem por Norberto Geraldi » segunda jan 20, 2014 6:26 pm

Ontem conclui o Casco.
Vão notar que ainda esta sem acabamento - não lixei - mas já da para ter uma boa ideia de como vai ficar.
Também iniciei o convés! - Mais um pouco já esta navegando (Nem que seja na imaginação).
Imagem
Imagem
Última edição por Norberto Geraldi em terça jan 21, 2014 7:32 pm, editado 1 vez no total.
SDS-Norberto

marcelo dias
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: sexta jun 29, 2012 9:48 pm
Localidade: Vitoria ES Brasil

Mensagem por marcelo dias » terça jan 21, 2014 1:39 am

Muito bem vindo Norberto :D :D junto-me ao mestre e amigo Aldo para acompanhar e ajudar com pouco que sei.
agora uma questão: espero que não entenda mal.
o amigo estar a forrar o casco já com a lâmina. não esta tendo dificuldade? devido a lamina ser muito fina
e maleável. outra questão e se apertar um pouco na lixa o casco ficará muito frágil.
Claro isso tudo depende da escala que o amigo estar trabalhando.
ando pensando em também fazer a santa maria, depois que terminar os que já comecei.
estou acompanhando com muito interesse.

Um abraço e força na continuação.

Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Contacto:

Mensagem por Norberto Geraldi » terça jan 21, 2014 1:44 pm

Bom dia Capitão Marcelo !
Da forma que estou fazendo - em forma de escamas - as laminas 7 x 0,7 em Cedro Rosa são suficientemente resistentes.
Estou trabalhando na escala de 1:75.
São coladas nas cavernas e uma sobre as outras, ultrapassando mais ou menos 1mm e desta forma ficam mais fortes - após o trabalho feito o casco é lixado (Ver linha vermelha) e fica praticamente liso - Veja desenho de detalhe em anexo.
Fico a disposição para maiores esclarecimento - espero ter podido ajudar.
Imagem
SDS-Norberto

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » terça jan 21, 2014 3:51 pm

Norberto Geraldi Escreveu:Bom dia Capitão Marcelo !
Da forma que estou fazendo - em forma de escamas - as laminas 7 x 0,7 em Cedro Rosa são suficientemente resistentes.
Estou trabalhando na escala de 1:75.
São coladas nas cavernas e uma sobre as outras, ultrapassando mais ou menos 1mm e desta forma ficam mais fortes - após o trabalho feito o casco é lixado (Ver linha vermelha) e fica praticamente liso - Veja desenho de detalhe em anexo.
Fico a disposição para maiores esclarecimento - espero ter podido ajudar.
Imagem
Amigo Norberto,
Dando uma olhada no teu trabalho, não querendo ser chato ou intrometido, acredito que devo colocar as dúvidas que tenho. :?: :oops:
As tábuas utilizadas para forração dos cascos dos navios desta época não eram mais largas do que uns 350 mm. Se levarmos em conta a escala que trabalhas uma tábua de forração com 7 mm, teria o tamanho real de 525 mm.
Como as estás colocando sobrepostas e pretendes lixar para emparelhá-las elas deverão ficar com 6, 2 mm, que na medida real seria igual a 465 mm.
Bem, acredito que no teu caso as lâminas deveriam ter 4 mm, no máximo 5 mm, pois ficariam com 300 mm ou 375 mm, respectivamente, nas dimensões reais , como podes ver nas fotos que posto. :fotos:
Minha intenção é apenas a de colaborar, pois se quiseres continuar do teu modo acredito que a beleza da construção permanecerá a mesma, apenas para ajustar a escala. :neutral7: :neutral7:
Abraço,
Aldo
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Contacto:

Mensagem por Norberto Geraldi » terça jan 21, 2014 7:04 pm

Caro Aldo, boa tarde !
Vamos por parte:
Tudo se resume no que você se propor a fazer - no meu caso tento fazer o modelo da Caravela o mais próximo possível do real.
A primeira dificuldade esta nos materiais - no caso das tábuas que forram o casco a que encontrei e que é usada por uma boa parte dos modelistas - tem estas dimensões.- o que não impede que você as corte longitudinalmente para deixar na medida correta (Se conseguires me mande a receita).
A segunda dificuldade que senti - cheguei a experimentar e não deu o resultado que eu esperava - foi colocar as tábuas do tipo face com face - enquanto elas estavam paralelas muito bem, mas na hora que afinavam tanto na proa como na popa, não davam um acabamento satisfatório, evidentemente usando estas tiras de 7 x 07mm - foi guando optei por construir cascos escamados ( O que já uma diferença grande do modêlo original)
Em terceiro lugar vais notar que no desenvolvimento da fabricação de seu modelo em escala pequena 1:50 ou 1:75 - terás que cometer outras heresias - que em última análise resultarão em ter que se afastar um pouco do original (Só para constar - um amigo meu disse que quando passa de avião e olha para baixo nem se nota).
Para finalizar o que eu me proponho é fazer algo "semelhante" - o mais próximo possível por isso chamo os meus projetos de "A minha Caravela Santa Maria".
Espero ter ilustrado um pouco as suas dúvidas com o meu modo de agir, não necessariamente o mais correto, mas é o que aplico em meus projetos.
Um abraço
SDS
SDS-Norberto

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » terça jan 21, 2014 8:45 pm

Norberto,

Está tudo certo! :neutral10:
Já que você pediu aqui vai a receita. Essas "lâminas" de madeira eu compro no site http://www.vieiralaminas.com.br, não cortadas. Elas vem em folhas de diversos tamanhos, dependendo do tipo de madeira que você vai utilizar e são vendidas por metro quadrado.
Em um dos lados eu colo fita crepe (pra evitar que fiquem rachando, ou mesmo naquelas que já estão rachadas) e as corto com tesoura para que fiquem em um determinado tamanho padrão dependendo do trabalho que vou realizar (a fita crepe permite que sejam cortadas na dimensão e forma desejadas, sem o inconveniente de quebrarem e/ou racharem). Para cortar as tiras nas larguras que desejo eu o faço com cortador de papel tipo guilhotina e elas ficam na medida desejada, praticamente todas iguais.
Lembrando que elas estão com a fita crepe em um dos lados, então as colo nos lugares desejados, pelo lado sem a fita, e assim que estiverem coladas, retiro a fita crepe, deixando-as bem ajustadas. Pode que algumas vezes a cola utilizada deixe a fita crepe mais difícil de ser retirada, mas nada que uma lixadinha não resolva.
Grande abraço. :amigos:
Aldo.

marcelo dias
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: sexta jun 29, 2012 9:48 pm
Localidade: Vitoria ES Brasil

Mensagem por marcelo dias » quarta jan 22, 2014 2:49 am

Saudações Norberto...

já utilizei muito o método que o mestre Aldo disse mas com um estilete e um simples gabarito. É sem dúvida eficiente, limpo e rápido.
Como o amigo Aldo, também compro a folha de laminado, e as corto conforme o projeto, sai bem mais barato e traz uma maior liberdade no trabalhar.
Só acrescentando mais uma técnica. A que utilizei recentemente para forrar o casco do San Felipe.
notei que o amigo tem uma mini retifica, então não terá maiores problemas se quiser usar.
fiz de maneira bem rustica, um mini serra circular. só mesmo para cortar as laminas do S.P por isso não me preocupei
com pormenores, só fiz funcional.
agora estou fazendo uma direito. como se deve.
em breve vou colocar aqui no fórum o passo a passo.
deixo umas fotos abaixo.
espero não estar sendo chato
um abraço.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Contacto:

Mensagem por Norberto Geraldi » quarta jan 22, 2014 4:42 pm

Boa tarde Senhores !
Obrigado pelas dicas - vou experimentar no meu próximo projeto - visto que neste não dá mais - valeu.
SDS
SDS-Norberto

Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Contacto:

Mensagem por Norberto Geraldi » quarta jan 22, 2014 4:49 pm

Materiais e ferramentas empregadas até esta etapa:
1 - Chapa de madeira Balsa 1,5mm - Usada para o convés;
2 - Chapa de madeira Balsa 3,0mm - Usada para as cavernas;
3 - Lâminas de Cedro rosa 7,0 x 0,7mm - Cortadas a laser - Usadas no revestimento do casco;
4 - alicate de corte;
5 - Adesivo instantâneo;
6 - Serra tico-tico manual - usada para o corte da quilha;
7 Estiletes - Usados para o corte das cavernas e convés;
8 - Caneta ponta fina - Usos diversos;
9 - Escala;
10 - Esquadro;
11 - Alicate para crimpar (Vou voltar ao uso desta ferramenta nas próximas duas fotos);
12 - Lixas para desbaste e acabamento.
Imagem
Detalhe do uso do "Alicate para crimpar cabos de rede” (Ferramenta número 11 da foto anterior);
Este alicate é usado pelos instaladores de rede de computação (Peguei emprestado da oficina do meu filho);
Com ele eu consigo fazer vincos somente de um dos lados das lâminas o que vai possibilitas curvá-las sem quebrar.
Imagem
Veja como ficam os vincos, o alicate não tem um batente, foi projetado para cortar, mas se não levar com muita força consegue-se fazer os vincos;
Note que ele tem uma lâmina somente de um dos lados e do outro tem uma mesa, isto faz com que o vinco fique somente de um dos lados da lâmina, que na montagem vai ficar para o lado de dentro;
Consegue-se comprar no Mercado livre e não custa muito.
Imagem
Casco "pronto" - porem ainda sem o acabamento final - ainda pretendo lixar um pouco mais com uma lixa bem fina (220 talvez) e envernizar.
Agora é que vem a a parte mais delicada e trabalhosa - os acessórios, mastros, vergas e cordas - tem muito trabalho pela frente !
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem :ferramenta:
zefeliz Escreveu:Caro Norberto, antes de mais, parabéns pelo seu trabalho e pelo interesse que mostra em fazer as coisas como devem ser feitas.
É por isso que lhe peço permissão para ajudar a "rectificar" dois pormenores:
Não chame "caravela" a este tipo de embarcação!!!! A "caravela" é única... Velame latino (triangular) e não tem castelo à proa!
Se quiser ser mais preciso, poder-lhe-á chamar "caravela redonda", mas isso depende de como a irà aparelhar.... ou uma nau.
Por outro lado, as ferragens do leme, estão ao contrário! Como estão colocadas, o leme caía!...
As ferragens "macho" são as das portas do leme, que encaixam por cima das "fêmeas" colocadas no cadaste da pôpa.
Ainda está a tempo de corrigir este importante pormenor.
Espero que não fique desagradado com a minha intervenção, que procura, tão somente, ajudar.
Um abraço
Zéfeliz
,
Boa tarde Zefeliz (Acredito que a composição de seu nome seja: Zé - abreviatura de José e Feliz - o teu estado de espírito ) !
Vamos por parte:
Quanto a chamar de Caravela - realmente eu não sabia dos detalhes que me explicastes - daqui por diante vou chamar o meu novo projeto de "Minha Nau Santa Maria" - Certo?
Quanto a dobradiça - na realidade não é uma dobradiça - eu não consegui fazer uma nesta escala (1:75) - São chapinhas dobradas, alternadas - Poderia ser chamada de falsas dobradiças - Desculpe-me pela heresia - Sou novo no ramo, mas vou terminar aprendendo - Se olhares pelo outro lado, o leme não cai, o que já um consolo.

Imagem
Atenção: Vejam que fui promovido a " 1o. Marinheiro" - Não sei quais são os critérios, mas isto me deixou feliz - Valeu ! :neutral18:
SDS - Norberto (23/01/2013)
Ainda sobre o assunto "Caravela x Nau" eu fiz uma pesquisa na Internet e resultou em uma postagem sobre o assunto em meu Blog, confira !
http://www.ngcanela.com/caravelas-e-naus/
Vejam agora já com os mastros.
Imagem
Tive bastante dificuldade no projeto dos mastros - não tenho torno de madeira nem lixadora rotativa ou de fita - então fiz uma busca no mercado e encontrei pinceis com cabo de madeira crua e cônicos (Marca Atlas) - então usei-os - tem de diversos tamanhos e diâmetros, já usei para os mastros e vou usar para as vergas - Que tal?
Imagem
Detalhes do convés - ainda sem os canhões, por dois motivos, primeiro ainda não os fiz e segundo não sei quantos e aonde colocá-los.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Detalhes da cordoalha dos mastros (01/02/2014)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
:ferramenta:
Última edição por Norberto Geraldi em terça fev 25, 2014 2:38 pm, editado 18 vezes no total.
SDS-Norberto

Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Contacto:

Re: Minha Nau Santa Maria

Mensagem por Norberto Geraldi » quarta jan 22, 2014 4:58 pm

Estou já nos finalmentes.
Imagem
Imagem
Imagem
:ferramenta: :madeira:
Última edição por Norberto Geraldi em terça fev 25, 2014 3:04 pm, editado 11 vezes no total.
SDS-Norberto

Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Contacto:

Mensagem por Norberto Geraldi » quarta jan 22, 2014 5:09 pm

Caros amigos e colegas de Forum - hoje tenho o prazer de comunicar que o Projeto da Minha Nau Santa Maria finalmente ficou pronto - quero dividir a grande satisfação de ter compartilhado com vocês este espaço. :neutral7:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem :ferramenta:
Última edição por Norberto Geraldi em terça fev 25, 2014 6:13 pm, editado 8 vezes no total.
SDS-Norberto

Norberto Geraldi
Cabo
Cabo
Contacto:

Mensagem por Norberto Geraldi » quinta jan 23, 2014 10:44 am

Caros amigos e colegas de Forum - Aqui vão alguns detalhes da obra - se eventualmente os colegas quiserem mais detalhes é só me informar qual e eu publico.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aqui estão também as características gerais da Nau Santa Maria.

Imagem
Saudações a todos - Norberto - :ferramenta:
Última edição por Norberto Geraldi em terça fev 25, 2014 6:19 pm, editado 4 vezes no total.
SDS-Norberto

zefeliz
Aspirante
Aspirante
Registado: terça jan 04, 2011 4:23 pm
Localidade: esposende

Mensagem por zefeliz » quinta jan 23, 2014 11:46 am

Caro Norberto, antes de mais, parabéns pelo seu trabalho e pelo interesse que mostra em fazer as coisas como devem ser feitas.
É por isso que lhe peço permissão para ajudar a "rectificar" dois pormenores:
Não chame "caravela" a este tipo de embarcação!!!! A "caravela" é única... Velame latino (triangular) e não tem castelo à proa!
Se quiser ser mais preciso, poder-lhe-á chamar "caravela redonda", mas isso depende de como a irà aparelhar.... ou uma nau.
Por outro lado, as ferragens do leme, estão ao contrário! Como estão colocadas, o leme caía!...
As ferragens "macho" são as das portas do leme, que encaixam por cima das "fêmeas" colocadas no cadaste da pôpa.
Ainda está a tempo de corrigir este importante pormenor.
Espero que não fique desagradado com a minha intervenção, que procura, tão somente, ajudar.
Um abraço
Zéfeliz
,

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda abr 02, 2007 1:58 am

Mensagem por Genésio Machado Jr » quinta jan 23, 2014 2:38 pm

Até aqui eu só tenho observado sem nada comentar, pois penso que tudo já foi dito pelo Aldo e Zefeliz.
Mas fica meu parabéns pela escolha da embarcação e pela construção que se segue. Força nisso!!! :neutral10:
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

http://i11.photobucket.com/albums/a165/ ... -p-1-2.jpg

Responder