NAU DE JOÃO DA NOVA

Apenas para as construções em POB (Planck-On-Bulkhead), ou seja, com falsas cavernas e a partir de PLANOS ou monografias.
AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente
Registado: quinta mai 06, 2010 7:33 pm
Localidade: Brasil

Re: NAU DE JOÃO DA NOVA

Mensagem por AldoRamos » quinta jan 23, 2014 6:42 pm

Por enquanto, nenhuma! :roll:
Estou esperando um bom amigo meu recolocar seus comentários, que foram retirados, pois eles são muito importantes para mim, e para a continuação deste projeto, podes me ajudar a convencê-lo disto? :ajuda: :oops:
Aguardo Tua ajuda com ele. :neutral10:
Grande abraço,
Aldo.
"De nada adianta o vento estar a favor se não se sabe pra onde virar o leme."(ditado popular)

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda abr 02, 2007 1:58 am

Mensagem por Genésio Machado Jr » sábado jan 25, 2014 12:05 am

Ué, mas eu repostei!!! Não com exatamente as mesmas palavras, mas... :neutral16:
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

http://i11.photobucket.com/albums/a165/ ... -p-1-2.jpg

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » terça jan 28, 2014 2:32 pm

Genésio Machado Jr Escreveu:Ué, mas eu repostei!!! Não com exatamente as mesmas palavras, mas... :neutral16:
Ooops!
Desculpem minha falha! É um problema de umidade! :neutral16:
Umidadeavançada! Olhei mas não vi. :mrgreen:
Agora, devo dizer que, entendi o que o Genésio sugere em seu comentário anterior e admito que gostei da ideia, haja vista ter bases sólidas em documentos da época. :neutral8:
Se não for usurpar o projeto do Genésio, estou adotando-o e vou procurar um casco que seja próximo da Nau do "São João em Patmos", do Mestre Lourinhã, para dar sequência neste projeto. :pesquisar:
Mais uma vez (entre tantas outras) fui salvo por este Grande Amigo, obrigado Genésio, não fosse você estaria em apuros com certeza. :obrigado:
Então, mãos a obra! :neutral3:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"De nada adianta o vento estar a favor se não se sabe pra onde virar o leme."(ditado popular)

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » terça jan 28, 2014 7:27 pm

Força nisso!!! :neutral10:
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

pereiramodelista
Comodoro
Comodoro
Registado: quarta mar 11, 2009 11:19 am
Localidade: Resende256NZHB

Mensagem por pereiramodelista » domingo fev 02, 2014 8:53 pm

Olá meu amigo Aldo Ramos, parabéns pelo seu empenho. Tenho acompanhado a evolução da obra com muito gosto. :neutral10: :neutral10: :neutral10:
Vida longa e próspera.

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » segunda fev 03, 2014 2:23 pm

pereiramodelista Escreveu:Olá meu amigo Aldo Ramos, parabéns pelo seu empenho. Tenho acompanhado a evolução da obra com muito gosto. :neutral10: :neutral10: :neutral10:
Amigo Pereira,

Agora é que vai começar a Nau de João da Nova, graças a inestimável ajuda do meu outro grande Amigo deste Fórum, o Genésio. :neutral10:
Obrigado pela força.
Estou redesenhando a falsa quilha e as cavernas, conforme a decisão de fazer esta Nau conforme a Nau da pintura da Nau "São João em Patmos", do Mestre Lourinhã". :Derretido:
Assim que tiver feito posto as fotos. :fotos:
Grande abraço, :amigos:
Aldo.

pereiramodelista
Comodoro
Comodoro

Mensagem por pereiramodelista » domingo mar 30, 2014 9:32 pm

Querido amigo Aldo Ramos, boa tarde!

Como postei no tópico Cisne Branco, lamento imensamente não ter partido para o scratch-built como você fez, em vez de ficar refém da coleção Altaya. Graças a Deus tenho amigos como você e ao Alexandre que me deram uma força inestimável para tocar o trabalho. Não adianta lamentar, pois no início não tinha material algum. Somente com o avanço da obra é que comecei a conquistar alguma coisa, a maioria vinda das plantas do Alexandre e depois com a oferta das malaguetas por você. Valeu a pena. Vamos tocar a obra. Estou acompanhando com grande interesse o seu trabalho. Um grande e fraterno abraço. :sol:
Vida longa e próspera.

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » segunda mar 31, 2014 3:48 am

Grande Pereira,

Foi e é uma grande honra, pra mim, poder ajudar, mesmo que de forma tão singela, você neste grande empreendimento do "Cisne Branco".' :oops: :Anjinho:
É uma obra grandiosa, devido as modificações que vc fez no Kit da Planeta D'Agostini, para que o Navio Escola seja a reprodução fiel do original.
Parabéns pela coragem e pela técnica até agora demonstradas. :neutral7:
Quanto a Nau de João da Nova, está indo, devagar, mas indo. :Duvida:
Logo postarei o projeto que estou concluindo para recortar a falsa quilha e as cavernas. :fotos:
Tenho feito algumas experiências com "foam", "esferovite", "isopor" (são tantos os nome deste material que não sei mais o correto) para quando for cortar definitivamente não tenha surpresas.
Fico feliz com o retorno dos trabalhos no Cisne Branco. :neutral10:
Acompanho com muita satisfação cada novo avanço.
Grande abraço. :amigos:
Aldo.

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » segunda mar 31, 2014 2:57 pm

Aldo
El Rei D. Manoel já está ficando impaciente. :TomaLa:
Assim os espanhóis chegarão primeiro ao Japão e a Austrália. :neutral1:
(Chico Xavier)

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » segunda mar 31, 2014 3:32 pm

Genésio Machado Jr Escreveu:Aldo
El Rei D. Manoel já está ficando impaciente. :TomaLa:
Assim os espanhóis chegarão primeiro ao Japão e a Austrália. :neutral1:
Genésio,
Desculpe-me com El Rei D. Manoel. :ajuda: :oops:
Diga-lhe que vou apressar-me para que não ocorra dos espanhóis chegarem primeiro... :foge:
:neutral18: :neutral18: :neutral18: :neutral18:

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » quinta abr 17, 2014 10:59 pm

Então meus amigos e companheiros, depois de um longo período de ausência nesta paragem, após a chamada de atenção por El Rei D. Manoel, vou me agilizar e iniciar os trabalhos no estaleiro itinerante (Itinerante, porque aqui em casa cada dia trabalho num local diferente, quando recebo alvará da dona da casa para poder trabalhar...). :neutral3:
Com a ajuda do sempre presente e Grande Mestre Genésio, decidi pela construção da NJN observando o painél de Mestre Lourinhã que mostra a Nau "São João de Patmos", por ele sugerido e por adotada por mim, além de utilizar o desenho da "Carrack of João da Nova" postada na página 1 deste tópico. :neutral10: :neutral10:
Começo com a apresentação do projeto que foi tirado dos desenhos do Museu de Marinha da Nau São Gabriel, com a qual trabalhei para que, na escala escolhida, 1:48, ficasse com as medidas de 22 metros de comprimento e 7 metros de boca, mantendo a proporção de 3:1, tão conhecida de todos neste Fórum.

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » quinta abr 17, 2014 11:43 pm

Montei as cavernas na falsa quilha, reforcei as cavernas com tarugos de 25 mm x 25 mm, e preenchi a proa e a popa com madeira e dei a forma final para facilitar a colocação da forração.
Próximo passo iniciar a forração, mas isso vai ficar para depois da Páscoa. :ferramenta:
FELIZ PÁSCOA PARA TODOS! :neutral8:
Última edição por AldoRamos em sexta jun 13, 2014 2:34 pm, editado 1 vez no total.

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » sexta abr 18, 2014 3:49 am

Grande Aldo
Finalmente temos o início dos trabalhos. :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7:
1/48 vai ficar grandinha hein!!! Aqui em casa, a minha já com a redoma, ocupou o espaço de uma cristaleira. Mas é com certeza uma escala gostosa de se trabalhar, pois dá para detalharmos bastante.
Quando você chegar na fase do aparelhamento, você poderá se beneficiar dos estudos que eu já fiz na NSCMS. Foi um verdadeiro quebra cabeça até eu decifrar tudo.

Vou acompanhando. :neutral10:

Saudações do amigo
(Chico Xavier)

zefeliz
Aspirante
Aspirante
Registado: terça jan 04, 2011 4:23 pm
Localidade: esposende

Mensagem por zefeliz » sexta abr 18, 2014 6:34 pm

Bom trabalho, Aldo!
Vou acompanhar a construção com muito interesse.
Força nessa maravilha, que a "dona" (como a minha....) por muito desarrumo que se faça, acaba sempre por gostar!!!
Abraço.

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » segunda abr 21, 2014 7:34 pm

Genésio Machado Jr Escreveu:Grande Aldo
Finalmente temos o início dos trabalhos. :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7:
1/48 vai ficar grandinha hein!!! Aqui em casa, a minha já com a redoma, ocupou o espaço de uma cristaleira. Mas é com certeza uma escala gostosa de se trabalhar, pois dá para detalharmos bastante.
Quando você chegar na fase do aparelhamento, você poderá se beneficiar dos estudos que eu já fiz na NSCMS. Foi um verdadeiro quebra cabeça até eu decifrar tudo.

Vou acompanhando. :neutral10:

Saudações do amigo
Amigo Genésio,
Como esta Nau tinha 22 metros por 7 metros de boca, o modelo irá ficar com 46 cm por 15 cm (aproximadamente), não é grande como a NSCMS e acho que não ficará muito grande depois de pronta (achismo...), se for morto foi por esposicídio rsrsrsrs. :neutral16:
Quanto ao aparelhamento já estou contando com os estudos do amigo para não quebrar a cabeça, uma vez que já decifrado por você, e, mais uma vez, obrigado por toda ajuda até agora! :neutral10:
zefeliz Escreveu:Bom trabalho, Aldo!
Vou acompanhar a construção com muito interesse.
Força nessa maravilha, que a "dona" (como a minha....) por muito desarrumo que se faça, acaba sempre por gostar!!!
Abraço.
Oi, ZéFeliz,
A minha "Dona Maria" não gosta nada, levo muitos puxões de orelha dela, principalmente pela poeira :neutral13: , mas continuo insistindo (dizem que: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.") quem sabe um dia eu faça ela gostar também? :que amor:
Obrigado pela força!

pereiramodelista
Comodoro
Comodoro

Mensagem por pereiramodelista » quarta jun 25, 2014 9:55 pm

Boa noite!

Estou gostando muito dos avanços da obra. A nau vai ficar uma belezura. :neutral10: :neutral10: :neutral10:
Vida longa e próspera.

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » quarta out 17, 2018 2:18 am

PREZADOS AMIGOS DESTE FÓRUM,
Após um longo período em estive tratando um câncer de medula (mieloma múltiplo), o qual ainda não está curado, mas controlado, estou retornando, mostrando aquilo que fiz até agora.
Perdi as fotos da colocação da cobertura dos costados, pois estavam em um celular que estragou e não tive como recuperá-las.
Mas aí vão as fotos dos avanços que fiz.
Tive que fazer uma pequena cirurgia na popa, pois cometi um erro, que vou demonstra nas fotos.
Após a postagem destas fotos, devo ficar um período afastado, pois tenho que recomeçar meu tratamento e não terei muito tempo para a construção, mas como estou muito otimista, não deve ser muito longo, ou seja no início do ano de 2019.
Sem mais delongas ai vão as fotos.
Grande abraço a todos.

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » quarta out 17, 2018 2:35 am

MAIS FOTOS.

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » quarta out 17, 2018 2:37 am

MAIS FOTOS

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » quarta out 17, 2018 2:38 am

.

Responder