NAU DE JOÃO DA NOVA

Apenas para as construções em POB (Planck-On-Bulkhead), ou seja, com falsas cavernas e a partir de PLANOS ou monografias.
AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente
Registado: quinta mai 06, 2010 7:33 pm
Localidade: Brasil

NAU DE JOÃO DA NOVA

Mensagem por AldoRamos » domingo mar 03, 2013 11:04 pm

Boas a todos,
Estou abrindo meu primeiro “post” de construção naval. ;-)
Não sei se não é muita pretensão da minha parte começar, em razão de ser um novato nesta arte de construção naval, um Projeto em SCRATCH-BUILT/ARSENAL, mas estou disposto a tentar com a ajuda dos amigos e mestres de plantão. :oops:
Confesso que já tive uma grande ajuda do Mestre Genésio, mas com toda certeza irei precisar, também, da ajuda de todos. :pesquisar:

Bem, dando início: - Porque João da Nova? Quem é esse personagem? O que ele fez? Qual sua fama?

Todas essas respostas estão contidas no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Nova

João da Nova foi um explorador galego, a serviço de Manuel I de Portugal. Deu o seu nome a uma pequena ilha no Canal de Moçambique, a ilha de João da Nova, hoje administrada pela França e dependente de Reunião. Wikipedia
Nascimento: 1460, Galiza
Falecimento: 1509, Cochim
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"De nada adianta o vento estar a favor se não se sabe pra onde virar o leme."(ditado popular)

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Re: NAU DE JOÃO DA NOVA

Mensagem por AldoRamos » domingo mar 03, 2013 11:08 pm

Em 1501, o Rei atribuiu-lhe o comando da terceira armada à Índia, composta por três naus e uma caravela.
Financiada pelo banqueiro florentino Bartolomeu Marchionni - que vivia em Lisboa e já havia financiado a viagem de Cabral - a armada zarpou no dia 10 de março de 1501, um ano e um dia após a partida de Cabral, que nesse momento já havia iniciado a viagem de volta - mas isso D. Manuel ainda não sabia. João da Nova havia recebido instruções explícitas do Rei para fazer pouso no Brasil, seguindo o conselho de Gaspar de Lemos, cuja caravela havia retornado à Lisboa em junho de 1500, trazendo notícias do Brasil.
Em abril de 1501, enquanto Cabral dobrava o Cabo da Boa Esperança, voltando do Oceano Índico, João da Nova avistava o cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco - provavelmente o quarto navegador europeu a chegar ao nordeste brasileiro em um período de pouco mais de um ano, depois de Vicente Pinzón, Diego de Lepe e Cabral. No entanto, nada se sabe sobre a sua permanência no Brasil, que deve ter sido muito breve - apenas o necessário para limpar os cascos e encontrar água fresca. Tanto que depois a escala brasileira não foi julgada "conveniente e necessária para a navegação da Índia".
Um dos navios, de um mercador de Florença, seguia na sequência da sugestão feita pelo Rei a mercadores para comerciarem com aquelas terras. Esta frota, a caminho da Índia, descobriu, a 13 de Maio de 1501, na latitude de 8º S, uma ilha que denominou como Ilha da Conceição, atual Ilha de Ascensão.
Na costa da Índia, este fidalgo arrasou a frota do samorim de Calecute, que pretendia barrar a sua passagem, nessa batalha foi utilizada pela primeira vez a formatura naval em coluna de um modo sistemático e consciente, táctica que duraria até à Segunda Guerra Mundial e fundou uma nova feitoria portuguesa, em Cananor. Voltou ao Reino e, em 1505, empreendeu uma nova viagem à Índia, na companhia de Francisco de Almeida. Retornou no entanto a Portugal, uma vez que o Vice-Rei não lhe reconheceu o posto de Capitão-mor.
"De nada adianta o vento estar a favor se não se sabe pra onde virar o leme."(ditado popular)

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » domingo mar 03, 2013 11:11 pm

Então, a nau de João da Nova não era nenhuma NSCMS, tampouco a Nau São Gabriel. :Anjinho:

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » segunda mar 04, 2013 12:06 am

Estava mais para a Nau São Gabriel (20 metros de comp. por 6,5 metros de largura) do que a NSCMS (38 metros de comp. por 13 metros de boca), ou seja, 22 metros de comprimento e 7 metros de boca (vide acima), com isso determino as dimensões gerais desta Nau. Note-se que a proporção era sempre de 3:1.
Para tanto usarei os planos da Nau São Gabriel, tendo como parâmetros a NSCMS e as imagens que o Genésio tão gentilmente me cedeu. :neutral10: :neutral10:
Nau João da Nova : 22 metros de comprimento de roda de proa a cadaste, 7 metros de boca.
Mastreação – lança de proa com arrufamento de cerca de 40º, cruzando, sob a tilha, o mastro do traquete. A lança tem um verga – a da cevadeira.
Mastro do traquete, inteiriço, pequeno, muito chegado a vante, emergindo da tilha e emechando na coberta; tem gávea e nele cruzam a verga grande e a verga da gávea - a do traquete.
Mastro grande, inteiriço, emechado na quilha, a cerca do meio desta; tem uma gávea e nele cruzam a verga grande e a verga de gávea.
Mastro de mezena, pequeno, emerge da alcáçova e tem uma verga inclinada – a da mezena.
Massame, fixo: estais dos mastros, enxárcia magra no mastro do traquete, com pequena mesa ao nível da tilha, enxárcia grande no mastro grande e enxárcia de gávea; aparelhos volantes simples no mastro de mezena.
De laborar: os cabos indispensáveis à manobra, na sua expressão mais simples: adriças, ostagas, troças, amantes, braços, bolinas, escotas, amuras, brióis, sergideiras, aústes, etc..
Cabrestante horizontal sob o arco da proa. Mesas de papoilas por ante a vante dos mastros do traquete e grande, cunhos, malaguetas, etc..
Velame – redondo: vela da cevadeira, vela do traquete, vela grande e traquete da gávea.
Latino – vela de mezena.
Batel – cerca de 7 metros de comprimento e proa e popa com rodas similares. Lancha - semelhante na forma, mas com uns 4 metros de comprimento.
Tenho a tendência de usar a morfologia de Jaime Martins Barata, com a popa redonda e não em painél, mas nos últimos dias fiquei em dúvida com outras imagens que muito tem haver com este caso, até já havia cortado em "foam" a falsa quilha e as cavernas e iniciado um protótipo para analisar as proporções e medidas, quando esta dúvida me fez parar (vide imagens abaixo): :neutral16: :Desvairado: :Socorro:

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » segunda mar 04, 2013 12:10 am

Então, neste momento de impasse, resolvi iniciar este “Post” e colocar a questão para análise dos mestres e amigos aqui deste Fórum para tentar dirimir as dúvidas e decidir por onde ir. :perdido:
Estou, aberto a sugestões no aguardo das manifestações para seguir em frente! .......... :neutral3:
Grande abraço a todos.

Aldo.

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda abr 02, 2007 1:58 am

Mensagem por Genésio Machado Jr » segunda mar 04, 2013 4:06 am

Excelente escolha Aldo!!!
É uma pena não existir uma imagem desta primeira nau de João da Nova, mas se eu tivesse de apostar, apostaria em algo como a carraca que eu lhe enviei, e deveria ser bem armada, pois consta que ele venceu uma batalha naval. Outra opção é construir a "Flor de la Mar" também capitaneada por ele em 1506.
Para construir a primeira carraca você pode perfeitamente fazer uma adaptação nos planos da São Gabriel do Museu da Marinha, pois parecem ter a mesma tonelagem. Teria apenas de alterar os castelos. Mas creio que você já tenha um projeto, não tem?

Estarei acompanhando passo a passo. ;-)

Saudações do amigo Genésio
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

http://i11.photobucket.com/albums/a165/ ... -p-1-2.jpg

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » segunda mar 04, 2013 4:27 pm

Amigo e Mestre Genésio,

Obrigado pela força agora e todas as que já me deu para iniciar este projeto. :amigos: :obrigado:
Eu considerei a construção da "Flor de La Mar", mas não foi com este Navio que João da Nova teve sua glória, ou seja, ele naufragou com a "Flor de la Mar", por isso a Nau cuja batalha ele venceu contra Samorin me parece mais interessante, até porque da "Flor de la Mar" há bastante informação, já a outra .... ;-)
Por isso busco ajuda para, qual configuração usar? vc já me deu sua opinião, aguardo as dos demais e então inicio. :neutral3:
Quanto a ter um projeto fiz já um protótipo, como podes ver acima, em foam para testar as medidas e a adaptação da São Gabriel que eu estiquei 2 metros (de 20 para 22 metros) no comprimento e 0,5 metro na boca (de 6,5 para 7 metros), bem como a altura dos castelos de proa e popa. A escala será 1:48 (sua preferida). :ajuda:
Pra mim, está claro que a estrutura é a da CARRACK OF JOAO DA NOVA que vc me mandou mas o aspecto externo é que estou colocando na pauta para discussão. :pesquisar:
Abaixo coloco minhas preferências, apesar de gostar de uma mistura entre o 1º e o 3º, vejam:

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » sábado mai 04, 2013 4:38 am

Boas Aldo
De fato esta é uma embarcação de grande valor histórico, inclusive os restos do seu naufrágio é motivo de disputa entre a Indonésia e Malásia até hoje.
Mas como na maioria das embarcações deste período, não existem fontes históricas sobre a sua aparência. É relatado que ela seria uma nau de 400 toneis, muito pequena, praticamente a metade da NSCMS.
Das imagens que você postou só a última é de época (1565). As outras são idealizações de autores modernos.
Ao meu ver , pela época em que ela foi construída (1502), Portugal ainda estava no início da sua revolução tecnológica naval que marcou a primeira década do séc. XVI . Portanto eu vejo a Flor del Mar como uma embarcação mais primitiva que a NSCMS, com aproximadamente metade de seu tamanho, porém mais que uma simples carraca. Alguns a definem como galeão, mas nesta época ainda não existia este conceito. As caravelas redondas , que deram origem mais tarde aos galeões propriamente ditos, estavam ainda na sua aurora em 1502, e sendo assim a Flor del Mar não passaria de uma nau armada. Se eu tivesse de eleger uma imagem para representá-la, escolheria justamente aquela da carraca de João da Nova. ;-)

Saudações do amigo Genésio
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » terça mai 07, 2013 6:43 pm

Amigo Genésio,

Até a presente data somente suas considerações foram postadas neste tópico. :neutral16:
E como não poderia deixar de ser, concordo em genêro, número e grau com você. ;-)
Começo a fazer um desenho em tamanho real para ver como vai ficar esta Nau acabada. :neutral3:
Assim que terminar posto este desenho para apreciação e início da construção (caso a fiscalização (D.Maria) me forneça o alvará de soltura). :ui ui ui: :outra vez não:
Comecei a compra dos materiais que irei utilizar na construção, tais como as madeiras necessárias. :neutral10:
Obrigado mais uma vez pela ajuda e consideração. :neutral7:
Grande abraço,
Aldo

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » quarta mai 08, 2013 12:20 am

Aldo
Vou acompanhando com muito interesse.
Vale apena ressaltar que a NSCMS, que foi construída em 1512, ainda possuia popa redonda. Portanto tenho quase certeza que a Flor del Mar de 1502 também a tinha e sendo assim nada de popa em painel. ;-)
Tá aí, para te acompanhar também vou fazer alguns desenhos. Estou pensando em adaptar aquele plano da Nau São Gabriel do Museu da Marinha (+/- 500 toneis) aos perfis das iconografias pesquisadas. Vamos ver no que dá. ;-)
(Chico Xavier)

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » quarta mai 08, 2013 2:11 am

Lembrei que eu já tinha esse projeto em 3D pronto.
Veja aí se serve:
Ele pode ser melhorado.
(Chico Xavier)

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » quarta mai 08, 2013 4:51 pm

Genésio Machado Jr Escreveu:Lembrei que eu já tinha esse projeto em 3D pronto.
Veja aí se serve:
Ele pode ser melhorado.
Genésio,

Me corrija se eu estiver errado: aquele projeto não é o da NSCMS? :neutral16:
Se for há algumas diferenças, tais como comprimento dos navios (38m para 22m) e largura máxima (13m para 7m); a proa não tem aquela entrada como na NSCMS, pois a da NJN é reta, por onde passa o mastro do traquete, o castelo de popa só tem dois convéses e não três como a NSCMS ... :?: :oops: :Anjinho:
Mas me diga se eu estiver errado! :idea:
Qualquer ajuda é e será sempre bem vinda, haja vista eu além de estar pesquisando e construindo, o que faço mais é aprender com todos aqui, principalmente com você. :pesquisar:
Mais uma vez meu muito obrigado! :obrigado:
Aldo.

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » quarta mai 08, 2013 11:54 pm

Aldo
De fato aquela é uma adaptação do projeto 3D da NSCMS onde eu reduzi o número de decks do castelo de popa e mantive a mesma configuração do castelo de proa. Pelo que eu pesquisei os castelos de proa tinham uma configuração muito parecidas em todas as naus desse tipo e o mastro do traque emergia a frente da sobre-guarita e não por dentro dela, diferindo um pouco daquele desenho da CJN. Eu quero fazer uma adaptação naquele desenho da CJN. ;-) Deixe-me trabalhar mais um pouco aquele desenho. ;-)
(Chico Xavier)

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » quinta mai 09, 2013 12:33 am

Atribui-se esta pintura abaixo, São João em Patmos, ao Mestre Lourinhã que esteve profissionalmente ativo de 1500 a 1540, sendo considerada uma legítima pintura portuguesa do séc. XVI . A nau representada no desenho parece promissora para copiarmos.
Imagem
A sensação que passa é que o deck superior tanto do castelo de popa ( em parte) como o de proa tinham paredes com janelas, mas sem teto. No lugar se via armações tipo xaretas que, provavelmente, sustentariam uma cobertura de lona como nas barracas.
(Chico Xavier)

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente

Mensagem por AldoRamos » quinta mai 09, 2013 1:03 am

[quote="Genésio Machado Jr"]Atribui-se esta pintura abaixo, São João em Patmos, ao Mestre Lourinhã que esteve profissionalmente ativo de 1500 a 1540, sendo considerada uma legítima pintura portuguesa do séc. XVI . A nau representada no desenho parece promissora para copiarmos.

Gostei, :Yahoo:

Principalmente do " ... para copiarmos.", parece que ganhei um parceiro de pesquisas, que ótimo! :D
Abaixo o desenho que comecei a fazer para tuas críticas. :naomexer:
Fico aguardando!
Grande abraço,
Aldo

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » sexta mai 10, 2013 2:12 am

.
(Chico Xavier)

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » sábado mai 11, 2013 2:13 am

.
(Chico Xavier)

pereiramodelista
Comodoro
Comodoro
Registado: quarta mar 11, 2009 11:19 am
Localidade: Resende256NZHB

Mensagem por pereiramodelista » terça jun 04, 2013 7:02 pm

Prezado Amigo e companheiro Aldo Ramos, saudações náuticas!
Espero aprender muito com sua obra, pois o tema é emocionante. Sempre que tinha oportunidade de passar na Praça XV dava um pulinho no Museu Naval do Rio de Janeiro, para dar uma olhadinha nas naus do descobrimento. Elas foram doadas ao Brasil pelo governo português. De repente você poderia ir vê-las para fortalecer as ideias. O que precisar conte comigo. Parabéns! :neutral10: :neutral10:
Vida longa e próspera.

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » quarta nov 27, 2013 1:54 am

Aldo
Segue aqui um plano que fiz de uma carraca, ao meu ver, condizente com 1502 para a sua apreciação. Mas é apenas o meu ponto de vista. Te aconselho a sempre pesquisar. ;-)
Um detalhe, é que pelo menos até 1512, elas eram feitas ainda com popa redonda, e o quadro de Greenwich com a NSCMS está aí, que não me deixa mentir. Portanto apostaria todas as minhas fixas que ela era tradicional, com popa redonda.
(Chico Xavier)

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » quinta jan 23, 2014 3:16 pm

E aí Aldo, alguma novidade? :neutral5:
(Chico Xavier)

Responder