Veleiro Skerry Cruiser K-60 com velas Junco Chinês

Apenas para as construções em POB (Planck-On-Bulkhead), ou seja, com falsas cavernas e a partir de PLANOS ou monografias.
paulorocha
Grumete
Grumete
Registado: terça jun 19, 2012 2:51 pm
Localidade: brasil

Veleiro Skerry Cruiser K-60 com velas Junco Chinês

Mensagem por paulorocha » quarta out 24, 2012 12:00 pm

Saudações

Me chamo Paulo Rocha e vivo em Brasília, capital do Brasil. Sempre tive diversos hobbies, sendo o que por mais tempo pratiquei foi o da cutelaria, fabricação artesanal de facas.

Porém, devido a ter sofrido 3 infartos do miocárdio e ter desenvolvido uma séria insuficiência cardíaca, fui proibido de continuar com este hobbie que tanto gostava.

Como sempre tive grande interesse por barcos, tanto que pretendo (dentro de alguns anos) comprar um veleiro, decidi me dedicar a este belo passatempo que é o modelismo naval.

Não tenho nenhuma experiência prévia nesta arte, mas posso me gabar de possuir boas mãos e muita paciência, de modo que espero não encontrar dificuldades, pelo menos não muitas...

Antes de realmente começar e até mesmo de me decidir por um projeto, passei vários meses estudando as diferentes técnicas e possibilidades.

Tudo absolutamente teórico. Mas chegou a hora de me por em prática.

Como primeiro projeto, pretendo fazer um modelo do veleiro Skerry Cruiser K60 (http://pkboatplans.com/K-60.html), porém com velas do tipo junco chinês.

O primeiro passo foi redesenhar o plano de linhas do projeto do casco usando o software Corel Draw. Utilizei a escala 1 : 66, portanto o barco que possui originalmente 18,2 metros terá em meu modelo 27,5 centímetros.

Imagem

Imagem

O próximo passo será encontrar uma empresa para cortar as peças em madeira (corte laser) para então começar a montagem.

Espero poder contar com a ajuda dos colegas para dirimir dúvidas, que com certeza irão aparecer no decorrer desta montagem.

E espero também que esta seja apenas a primeira de muitas outras que virão no futuro.

Um abraço a todos

Paulo

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente
Registado: quinta mai 06, 2010 7:33 pm
Localidade: Brasil

Re: Veleiro Skerry Cruiser K-60 com velas Junco Chinês

Mensagem por AldoRamos » quarta out 24, 2012 2:05 pm

paulorocha Escreveu:O próximo passo será encontrar uma empresa para cortar as peças em madeira (corte laser) para então começar a montagem.

Espero poder contar com a ajuda dos colegas para dirimir dúvidas, que com certeza irão aparecer no decorrer desta montagem.

E espero também que esta seja apenas a primeira de muitas outras que virão no futuro.

Um abraço a todos

Paulo

Olá Paulo,

Seja Bemvindo! :neutral6:
Sou brasileiro, também, moro em Santa Catarina e aqui estou desde 2010. :neutral8:
Se procuras uma empresa de corte a laser posso te indicar a Artimanha: http://www.artimanha.com.br, que fica em campinas e pode te fornecer o corte em diversas madeiras, entre em contato com o Eduardo, ele é muito sério, mas flexível, tenho certeza de que irás ficar satisfeito. :neutral10:
Grande abraço, e força nesta empreitada. :neutral3:
"De nada adianta o vento estar a favor se não se sabe pra onde virar o leme."(ditado popular)

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta out 24, 2012 2:21 pm

Antes de mais bem vindo.

Quanto ao barco... uma caverna por centímetro?? Mais vale fazer o casco maciço...

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quarta dez 13, 2006 12:43 am

Mensagem por alexmc » quarta out 24, 2012 3:34 pm

Bem-Vindo a bordo!

Porque não fazer um pouco maior? 1:30?
A esta escala o esforço não é muito maior e existem acessórios já feitos!

Como diz
pjesus Escreveu: Mais vale fazer o casco maciço...
também acho; com 27,5 cm é como quem faz um cabo de faca um pouco maior ;-)

Bom :madeira:
~~~~~ Bons Ventos ~~~~~

paulorocha
Grumete
Grumete

Mensagem por paulorocha » quarta out 24, 2012 4:16 pm

Olá Aldo! Meu pai também mora em Balneário Camboriu. Vou dar uma olhada no site que você indicou, mas para este modelo inicial eu já mandei efetuar o corte. Foi com a Nauticurso (nauticurso.com.br).

PJesus, obrigado pela acolhida. Decidi manter o número de cavernas igual ao original, mas concordo contigo que não seriam necessárias tantas. Para os próximos modelos creio que conseguirei equacionar melhor a quantidade realmente necessária. Aliás, talvez mesmo neste eu não use todas, uma vez que são componentes internos (e "escondidos").

Olá Alex, também agradeço a acolhida. A escala foi "quase aleatória"... Explico: minha intenção original era cortar as peças manualmente, colando uma folha de papel sobre uma placa de madeira e cortando com uma serra de joalheiro. Então dimensionei para caber numa página tamanho A4. Só depois me decidi pelo corte a laser e nem lembrei de alterar a escala. Como já está sendo cortado neste momento (devo receber as peças em poucos dias) irá ficar deste tamanho mesmo. Quanto aos acessórios, pretendo fazer todos manualmente.

Grande abraço a todos!

paulorocha
Grumete
Grumete

Mensagem por paulorocha » terça nov 06, 2012 12:05 pm

Ontem eu recebi as peças já cortadas de acordo com os meus desenhos. Pelo visto houve um problema no primeiro corte, danificando uma das cavernas, e devido a isto o corte foi refeito em outra chapa.
Mas a empresa (nauticurso) me mandou as duas chapas! Assim, terei material para fazer dois barcos.
Farei um como planejei, com a vela junco, e o outro seguirei o desenho original do projeto, com a vela latina.
Espero começar hoje a noite e tentarei fazer um bom número de fotografias. Mas como é apenas meu primeiro projeto de modelismo tenho consciência de que levarei um bom tempo nele.

Grande abraço a todos!

paulorocha
Grumete
Grumete

Mensagem por paulorocha » quarta nov 07, 2012 10:04 pm

Dei início a construção da primeira maquete.

Realmente as cavernas ficaram demasiadamente próximas, então resolvi utilizar a metade delas, intercaladas. Estou pensando em cortar pedacinhos de madeira e colar nos vão que ficaram.

Já colei as cavernas no lugar e comecei a desbastar as quinas para que o forro se assente corretamente sobre as cavernas.

Algumas fotos:

Placa de balsa cortada a laser. Esta foi a placa que apresentou problemas de corte, com superaquecimento e queima. Em primeiro plano a quilha com as cavernas que serão utilizadas já montadas. A proa está apontada para a esquerda.Imagem

Comparação de tamanho.
Imagem

Detalhe da área queimada.
Imagem

marcelo dias
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: sexta jun 29, 2012 9:48 pm
Localidade: Vitoria ES Brasil

Mensagem por marcelo dias » quinta nov 08, 2012 1:42 am

olá Paulorocha :neutral6:
estou acompanhado :D
trabalhar com escalas mais reduzidas que o costume
e sempre trabalhoso, mas tira-se muito aprendizado.
força com o projeto
abraço
marcelo

paulorocha
Grumete
Grumete

Mensagem por paulorocha » segunda nov 12, 2012 4:33 pm

Olá Marcelo, obrigado pela força!

E vamos a mais uma pequena atualização. Comecei a fazer o forro do barco, utilizando madeira balsa de 1 mm de espessura.

Fotos:

Primeira lâmina
Imagem

Imagem

Segunda lâmina

Imagem

Imagem

Imagem

Como podem notar na última foto, as lâminas são colocadas simultaneamente em ambos os lados, para manter a simetria do casco.

Minha "ferramenta aplicadora de cola", uma agulha de máquina e uma colher velha para servir de depósito temporário. Estou usando cianoacrilato.

Imagem

Grande abraço!

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » segunda nov 12, 2012 5:38 pm

paulorocha Escreveu:Realmente as cavernas ficaram demasiadamente próximas, então resolvi utilizar a metade delas, intercaladas.
Acho que fizeste bem!

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quarta dez 13, 2006 12:43 am

Mensagem por alexmc » segunda nov 12, 2012 5:53 pm

Vai levar uma quilha postiça?

Se não, a presente quilha deveria ser sutada (lixada com inclinação para receber o tabuado)

Continuação de bom :madeira:
~~~~~ Bons Ventos ~~~~~

paulorocha
Grumete
Grumete

Mensagem por paulorocha » terça nov 13, 2012 3:41 pm

Sim, amigo Alex, ainda receberá uma quilha postiça.
Após a conclusão do casco pretendo lixá-lo completamente e aplicar uma massa de serragem + cola. A ideia é simular um casco de fibra de vidro.

gilbarros
Grumete
Grumete
Registado: quinta abr 16, 2015 3:17 pm
Localidade: Ipatinga - Minas Gerais

Mensagem por gilbarros » sexta abr 17, 2015 2:50 pm

Amigo tem algum tutorial ensinando a passar as plantas pro corel draw ?

Responder