O Galeão São João Batista (Botafogo) visto por Vermeyen

Apenas para as construções em POB (Planck-On-Bulkhead), ou seja, com falsas cavernas e a partir de PLANOS ou monografias.
AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente
Registado: quinta mai 06, 2010 7:33 pm
Localidade: Brasil

Re: O Galeão Botafogo ( retratado por J.C. Vermeyen )

Mensagem por AldoRamos » terça nov 26, 2013 8:32 pm

Mestre Genésio
Não posso deixar de dizer que a cada novo projeto você me surpreende, acho até que nesta altura não deveria me surpreender mais, mas você tem me deixado extasiado diante do seu conhecimento, técnica e habilidade. :neutral7: :neutral7:
Invejo-o, no bom sentido, não tenho vergonha de dizer. :oops:
Este Galeão está ficando cada dia mais bonito e espetacular! Apesar de um pouco afastado da lida não deixo de dar uma passadinha aqui neste Fórum para ver os avanços. :pesquisar:
Aproveito a oportunidade para pedir-lhe, encarecidamente, que retorne seus comentários no meu post da Nau de João da Nova, pois nada fiz até agora, por minha completa ausência de tempo, mas principalmente pelos comentários que você apagou. Preciso deles são muito importantes para mim. :ajuda: :obrigado:
Grande abraço,
Aldo.
"De nada adianta o vento estar a favor se não se sabe pra onde virar o leme."(ditado popular)

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda abr 02, 2007 1:58 am

Mensagem por Genésio Machado Jr » quarta nov 27, 2013 12:52 am

Grande Aldo
Valeu pelos comentários. :neutral10:
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

http://i11.photobucket.com/albums/a165/ ... -p-1-2.jpg

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta nov 27, 2013 12:12 pm

Genésio Machado Jr Escreveu:eu tenho a convicção que eram meras estruturas de telhados que recebiam doceis quando o barco estava fundeado, alias uma prática que perdura até os dias atuais.
Confere! :D
20130825_JetLag_toldo_04 - Copy.jpg
Quanto ao trabalho, é sempre um gosto ver e rever.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » quarta nov 27, 2013 1:48 pm

Tiago
Mais uma para ilustrar.
Conselhos de Guerra em navios fundeados ao largo de Leixões em 1891.
Imagem
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

Jose Elias
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta mai 18, 2007 3:30 pm
Localidade: Casal de Cambra- Sintra

Mensagem por Jose Elias » segunda dez 30, 2013 12:50 am

:neutral5:

Genésio

Observa esta gravura de Peter Bruegel o Velho

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » segunda dez 30, 2013 3:21 am

Boas meu caro
E o friozinho aí, continua? Aqui no Rio fez uns 40 graus Celsius hoje. É de fritar ovo no asfalto!!! :Derretido: Ai que saudade de Portugal!!!! :roll:
Mas voltando ao assunto da gravura de Bruegel, eu já as tinha visto. Aquelas estruturas me pareceram mais com beques rebaixados do que esporões, como você poderá observar nas imagens abaixo. Mas a função mais óbvia seria mesmo a de esporões suportados pelos flancos do casco de proa ao invés da roda de proa, e especulo se não seriam especiais para atacar galeras, como podemos ver nas imagens de ação, mas...
Será que algumas poderiam ser portuguesas? Já tenho projeto de fazer uma. :mrgreen:
(Chico Xavier)

zefeliz
Aspirante
Aspirante
Registado: terça jan 04, 2011 4:23 pm
Localidade: esposende

Mensagem por zefeliz » quarta jan 01, 2014 1:18 pm

Olá ,Genésio, !Um bom ano, com muita saúde e concretização de projectos navais e pessoais.
Gostaria de dizer sobre a abordagem que têm feito á questão dos esporões, que me custa a entender a sua serventia, uma vez que me parece que o gurupés atrapalharia qualquer ataque de proa a outra nave, fosse ela galé (remos e vela) nau ou galeão.
Como sabe, o gurupés, é uma espécie de"chave" de toda a mastreação. Correr o risco de o partir ou avariar a sua estrutura, era caso grave!
Ás vezes as pinturas mostram-nos uma inclinação pouco acentuada (no sentido descendente) do gurupés, o que de facto poderia pressupor que em caso de navios de borda mais baixa, caso das galés e outras do género, um ataque frontal com esporão, seria possível sem o pôr em risco a integridade do gurupés.
Mas mesmo que o esporão fosse colocado junto à linha de água, só podia encontrar oposição de qualquer coisa que estivesse a esse nível, como no caso das correntes que o" Botafogo" rebentou. Esta manobra tinha que ser muito bem calculada, pois o navio tinha forçosamente que vir em forte movimento...Não podia parar e depois, arrancar, levando tudo na frente!
O facto é que as pinturas e desenhos da época os mostram, mas em meu entender eles não teriam a finalidade dos das birremes gregas ou romanas . O da pintura de Brueghel, parece mais uma "varanda" do que um esporão!!!
Fico por aqui, porque às vezes, nem tudo o que parece é .
Um abraço.
Zé Feliz

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » quarta jan 01, 2014 5:25 pm

Boas amigo zefeliz
Feliz 2014 para você e sua família!!!
Quanto ao esporão do Botafogo, especificamente, ele não era uma arma e sim uma ferramenta. Se fosse arma teria uma ponta romba como nos trirremes gregos, para potencializar os estragos no casco inimigo. Além do mais, existe um documento, já aqui postado pelo amigo José Elias, que confirma a sua existência. Dê uma lida lá na introdução do tópico que você entenderá melhor. Mas, por outro lado, bem que poderia ser usado como arma contra as gales desprovidas de mastros que eram muito usadas nas batalhas navais da época, mas...
(Chico Xavier)

zefeliz
Aspirante
Aspirante

Mensagem por zefeliz » quarta jan 01, 2014 8:42 pm

Caro Genésio, obrigado pelo esclarecimento.
Eu tenho seguido com muito interesse a discussão acerca do esporão do "Botafogo"!. Não há dúvidas sobre o documento apresentado pelo Sr. José Elias.
Todavia , o que me custa a entender, de facto, é a utilidade de tal " ferramenta". Como o meu amigo bem disse, ela poderia servir para ataque a galés e navios do mesmo género, de borda mais baixa;mas tal ferramenta nem sequer tinha a ponta romba, como nas birremes e trirremes gregas, que arrombavam o opositor.
Também tenho dúvidas se a roda e contra roda da proa, teriam a resistência necessária para aguentar um embate frontal com o tal esporão colocado onde as gravuras o mostram.
Não sei exactamente para que servia tal "ferramenta",mas, certamente, não seria para tentar afundar o inimigo com ela...
Resumindo: que existiam , existiam!... para que serviam ,é que é a minha dúvida... Aliás , o "esporão" de uma galé do séc. XVI, não é mais nem menos do que o prolongamento afunilado e alongado, que servia de base ás manobras da verga e vela de proa e aos ornamentos. Ao longo da Idade média, o esporão elevou-se acima da linha de água e assim as suas características ofensivas desapareceram , passando a designar-se como "béque". apresentando-se baixo e proeminente nos galeões até ao séc . XVII, depois de a sua forma se ter alterado progressivamente .
Será uma questão de "designação"?
O Dicionário da Linguagem de Marinha Antiga e Actual , diz o seguinte, quanto ao vocábulo "esporão".
«Era, em antigas construções de madeira, uma espécie de forte espigão que avançava da proa, acima da linha de água, destinado a produzir, pelo choque, grossas avarias nos costados dos navios inimigos.TERMO QUE APARECE EM ALGUNS LIVROS DE CONSTRUÇÃO NAVAL , ANTIGOS, A DESIGNAR O BEQUE».
Desculpem-me esta intromissão na discussão, mas fico, de facto, com muitas interrogações quanto á verdadeira utilidade de tal "esporão", mesmo perante o documento apresentado pelo amigo e sabedor José Elias.
Bom Ano e ventos de feição.
Zefeliz

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » quarta jan 01, 2014 9:07 pm

zefeliz
As crônicas da época nos dão conhecimento que a princípio o S. João Batista não tinha tal estrutura, que convenientemente chamou-se de esporão. Essa estrutura foi mandada adaptar pelo Rei à roda de proa com a finalidade de dilatar e estourar o elo da corrente que fechava o Porto de Goleta em Tunis, em 1536. De que maneira isso foi feito, é o que estamos a conjecturar. Portanto aquilo não era um esporão no sentido literal da palavra. Como não era uma arma de alto impacto, a sua fixação a roda de proa não seria problema.
(Chico Xavier)

zefeliz
Aspirante
Aspirante

Mensagem por zefeliz » quinta jan 02, 2014 4:35 pm

Caro Genésio. ainda sobre o "esporão" do Botafogo, gostaria de dizer o seguinte:
Aceito, perfeitamente o ponto de vista defendido. Porém, continuo a pensar que tal "esporão", terá lá sido encaixado, exactamente para estourar com os elos da corrente...mas servindo de ponto de suspensão da tal corrente, que seria trabalhada no sentido de lhe quebrar um dos elos. Ou seja, tal e qual - o principio é o mesmo - o que os navios do cabo submarino de transmissões (vulgo Navio do Fio) - fazem , ao colher, pela prôa, o cabo para o consertar, através de roldanas adaptadas à própria estrutura do navio, mais concretamente no beque.
No caso do "Botafogo", nada mais simples(!?) que dois ou três botes de bordo, com pessoal especializado e de noite, suspenderem a corrente e pendurá-la no tal "esporão", trabalhando rapidamente para desfazer um dos elos para cortar a corrente em duas...abrindo assim o caminho pretendido.
Bem sei que é uma conjectura, mas parece-me mais verosímil que qualquer outra que até agora tenha conhecimento. A não ser que haja documentos que provem o contrário ou digam definitivamente para que servia tal esporão.
É como nas caravelas: tenho para mim, que a manobra de cambar a vela se fazia por vante do mastro!Esta manobra, resolve tudo e até uma criança a executa,« num átomo de tempo», como escreveu D. Jerónimo Osório , Bispo de Silves em 1458(?).
Desculpe-me a insistência, mas a verdade é que tenho aprendido muito neste Forum, com pessoas como o Genésio, o Pereira, o José Elias e outros que não se ficam pela superficialidade de um qualquer problema e questionam, investigam e aprofundam os seus conhecimentos, levando à pratica aquilo que debateram.
Muito obrigado pela compreensão e pelo vosso sentido pedagógico.
Um abração.
Zé feliz

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » quinta jan 23, 2014 2:28 pm

Zefeliz
Se formos ver bem, pode até ser que ele nem tenha obtido exito algum, mas como foi uma ideia que partiu do El Rei, é "cantada em versos e prosas". :roll:
Aproveitando o post segue as primeiras fotos dos futuros mastros.
(Chico Xavier)

zefeliz
Aspirante
Aspirante

Mensagem por zefeliz » quinta jan 23, 2014 10:55 pm

Mara...vi....lha, Genésio!
É de facto espectacular o "Botafogo" , construído por si.
Sem palavras.... Só lhe digo que tenho visto modelos em Museus marítimos, que comparados com o seu, nem "ás solas" lhe chegam!
Dar-lhe os parabéns é já uma redundancia.... por isso, só lhe desejo força , saúde e tempo, para acabar este belo exemplar.
Zefeliz

pereiramodelista
Comodoro
Comodoro
Registado: quarta mar 11, 2009 11:19 am
Localidade: Resende256NZHB

Mensagem por pereiramodelista » segunda mar 03, 2014 1:26 am

Olá Mestre Genésio, boa noite!

Está ficando primorosa. Acompanhando com grande interesse. :neutral7: :neutral7: :neutral7:
Vida longa e próspera.

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » sexta mar 07, 2014 3:22 pm

Fala Pereira!!!
Nesse modelo eu estou indo bem mais devagar porque ando meio sem tempo. A Nau Pedro I também está lá parada. Para completar esses dias quentes fazem a minha oficina virar um forno, e daí a minha paciência para fabricar as pequenas peças vai para o espaço. Estou apanhando para acertar na confecção das peças de resina. Mas vamos seguindo!!!
(Chico Xavier)

AldoRamos
1º Tenente
1º Tenente
Registado: quinta mai 06, 2010 7:33 pm
Localidade: Brasil

Mensagem por AldoRamos » sábado mar 08, 2014 2:04 am

Genésio Machado Jr Escreveu:Fala Pereira!!!
Nesse modelo eu estou indo bem mais devagar porque ando meio sem tempo. A Nau Pedro I também está lá parada. Para completar esses dias quentes fazem a minha oficina virar um forno, e daí a minha paciência para fabricar as pequenas peças vai para o espaço. Estou apanhando para acertar na confecção das peças de resina. Mas vamos seguindo!!!
Meu Amigo,
Nem me fale no calor que tem feito.... :Derretido:
Também eu não tenho tido ânimo para trabalhar no "estaleiro".
E por falar em peças de resina, estou tentando fazer âncoras, mas até hoje não obtive êxito. Não sei se é por causa do tamanho ou se é por causa da falta de habilidade mesmo. Já estou me preocupando (talvez com antecedência demasiada...) com as armas da Nau de João da Nova, mas vamos ver no momento oportuno... :Socorro: :ajuda:
Continuo acompanhando seu Galeão Botafogo, com imenso prazer e interesse. :neutral7: :neutral10: :neutral7: :neutral10:
Força nisso!
"De nada adianta o vento estar a favor se não se sabe pra onde virar o leme."(ditado popular)

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » sábado mar 08, 2014 4:27 am

Aldo
Experimenta a resina Jet e gelatina modeladora, vendida em lojas de produtos odontológicos. As ancoras da NSCMS foram feitas assim. Veja aqui nessa pag do tópico NSCMS http://www.ptnauticmodel.net/forum/view ... &start=315
E aproveitando vai ai um post das primeiras peças de artilharia do SJB copiadas em resina Jet. Mas dessa vez fiz os moldes em silicone que são duráveis para futuras construções.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
(Chico Xavier)

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Re: O Galeão São João Batista (Botafogo) visto por Vermeyen

Mensagem por Genésio Machado Jr » terça mar 11, 2014 3:49 am

Boas meus amigos.
Nessa postagem demonstro o futuro cesto do velacho.
Imagem
Imagem
Este galeão também possuía cestos de mesena e contra-mesena
Em breve novas fotos do cesto da gávea.

Até lá!!!
(Chico Xavier)

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » sábado mar 15, 2014 1:24 pm

Boas meus amigos
Hoje, vasculhando pela internet, consegui encontrar uma boa fotografia , com boa definição, da tapeçaria de J. C. Vermeyen, exposta em Madrid, e base do meu trabalho.
Para minha surpresa, e a essa altura da minha construção, descobri que o São João Batista possuía um mastro de joanete sobre o mastro de gávea. Fiquei surpreso com essa descoberta, pois não sabia que se usava esse tipo de armação já em 1532. Nas minhas pesquisas a primeira evidência que encontrei desse tipo de armação foi no galeão retratado por D. João de Castro no Roteiro da Índia, de 1541. Sendo assim, provavelmente o São João Batista foi um dos primeiros, se não o primeiro, navio português a usar este tipo de armação. José Elias que me corrija se eu estiver enganado. :mrgreen:
Outra coisa que me vem a mente é se aquele galeão do Roteiro da Índia não seria o próprio São João Batista.
Lá fui reeditar os planos. Mas ainda bem que fiz a descoberta antes da colocação definitiva dos mastros.
Seguem aqui as imagens editadas. Fiz também um organograma da distribuição dos cordames, baseado na imagem da tapeçaria, em que os distingui por cores diferentes. Foi um verdadeiro trabalho de “quebra cabeça”.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
(Chico Xavier)

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante

Mensagem por Genésio Machado Jr » domingo mar 23, 2014 12:37 pm

Mais alguns cestos de vigília .
Imagem
(Chico Xavier)

Responder