Ajuda Com 1º projeto Caravela Portuguesa esc. 1/50

Apenas para as construções em POB (Planck-On-Bulkhead), ou seja, com falsas cavernas e a partir de PLANOS ou monografias.
pauloguides
Grumete
Grumete
Registado: quinta jul 16, 2009 11:47 pm
Localidade: Brasil

Ajuda Com 1º projeto Caravela Portuguesa esc. 1/50

Mensagem por pauloguides » quinta jul 23, 2009 3:29 pm

Ola eu sou novo no forum e novo em nautimodelismo e estou a construir o meu 1º modelo, por falta de grana eu mesmo estou a fazer as pessas, procurando pela web encontrei um modelo que não me pareceu muito dificil de se fazer, é uma caravela portuguesa do sec XV, que encontrei neste site http://www.maquetesnavais.com.br/PLANTAS.htm e estou a começas fazer as partes que estarei colocando imagens conforme forem sende terminadas, esta um pouco demorado por ter que configuraras para impressão pois cada cavername é utilizado 4 folhas sulfite de tamanho A4, eu estou utilizando mdf de 15mm (sei que não é recomendado) mas é que eu ja o tinha aqui em mãos e é mais para aprender a trabalhar com construção, tenho tambem o intuito de ultilizar apenas o modelo do casco (até a parte do conves) e vazer em cima uma cabine bem simpre e adaptalo para um RC e gostaria de saber se sera possivel, estive pensando: como ele tem a quilha no sentro e os rc pelo poco que percebi não a ultilizam estive a pensar em por 2 motore 1 de cada lado da quilha com sentidos opostos. ficarei grato por qualquer ajuda que vier.

OBS: pelo que percebi vocêis são na maioria de Portugal é isso, eu sol de São Paulo - Brasil.
Última edição por pauloguides em quinta jul 23, 2009 5:17 pm, editado 1 vez no total.

pauloguides
Grumete
Grumete

Re: 1º projeto Caravela Portuguesa esc. 1/50

Mensagem por pauloguides » quinta jul 23, 2009 3:36 pm

algumas fotos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda abr 02, 2007 1:58 am

Re: Ajuda Com 1º projeto Caravela Portuguesa esc. 1/50

Mensagem por Genésio Machado Jr » quinta jul 23, 2009 8:59 pm

Paulo
Antes de mais nada seja bem vindo a bordo. :neutral6:
Pelo que vejo vai ser uma big caravela hein!!! Acho que você se enganou com a escala. Só olhando a foto da falsa quilha + roda de proa nota-se que a escala deva ser por volta de 1/10 ou mais.
Lembre-se que quanto maior a escala mais atenção demanda os detalhes.
Não entendo bem de RC, mas no tocante aos detalhes talvez possa te ajudar. Professores é o que não faltam aqui!!! :neutral10:
Força nisso!!!
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

http://i11.photobucket.com/albums/a165/ ... -p-1-2.jpg

pauloguides
Grumete
Grumete

Mensagem por pauloguides » quinta jul 23, 2009 11:39 pm

obrigado genésio, é que este plano que peguei não tem nenhuma informação só as imagens para impressão e não tem como saber o tamanho, deste modo a madeira tem que ter 15mm de espessura, se eu utilizar as outras impressões configuradas para caber em 1 folha A4 a madeira tera que ser de 4mm , gostaria se possivel algum plano detalhado mas facil para iniciar ou pelomenos com as especificações de medidas, sempre fui fã de navios piratas e espero conseguir chegar ao ponto de fazer um modelo bem detalhado, como um que vi num site O PEROLA NEGRA do filme piratas do caribe. mas preciso começar por um mais simples e se possivel ajudaria saber os tipos de madeiras mais recomendadas para se fazer a falsa quilha e para casco.

OBRIGADO novamente.

Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente » sexta jul 24, 2009 1:19 am

Boas,

Bem vindo!!!
Quanto ao modelo escolhido, não há dúvida que a escala andará perto de 1/10.
Se até agora foi assim, há que continuar assim!!!
É uma boa escala para a transformares em rc!

E, não precisas de motores!!! Se fizeres a caravela tal como ela é, podes comandar as velas por rc, como num veleiro normal. Comanda-se o leme e o caçar ou folgar das velas.
Basta apenas ter cuidado com o "patilhão" ou bolbo que terás que colocar, agregado à quilha (vai ser preciso muito peso, para a caravela não se voltar quando as velas estiverem "cheias"). Este poderá ser amovível, retirando-o quando está no armário e colocando-o quando vai navegar!!!
será muito mais bonito ver uma caravela a navegar, do que uma adaptação de casco de caravela cabinado!!! (para casco com cabina, existem formas e modelos muito mais eficazes, reais e adaptáveis).

Cá estamos para ir vendo e ajudando!!!

Entretanto, se a ideia fôr mesmo a de ficar rc, irei mudar o post para o local correcto.

Saudações náuticas
Miguel Parente

pauloguides
Grumete
Grumete

Mensagem por pauloguides » sexta jul 24, 2009 3:59 pm

Miguel obrigado pelos concelhos, estive evndo e vai ficar meio enfiavel continualo nesta escala, gostaria muito de uma ajuda para conseguir um plano já para RC que conte com pelomenos as medidas da espessura de madeira, e do comprimento e altura das pessa para que possa ser iniciado corretamente. Sinto se o tópico ficou em lugar errado é que como o projeto original é estatico o coloquei nesta seção.

Alico
Grumete
Grumete
Registado: terça ago 24, 2010 3:16 am
Localidade: sao_paulo

Mensagem por Alico » terça ago 24, 2010 7:47 pm

pauloguides Escreveu:Miguel obrigado pelos concelhos, estive evndo e vai ficar meio enfiavel continualo nesta escala, gostaria muito de uma ajuda para conseguir um plano já para RC que conte com pelomenos as medidas da espessura de madeira, e do comprimento e altura das pessa para que possa ser iniciado corretamente. Sinto se o tópico ficou em lugar errado é que como o projeto original é estatico o coloquei nesta seção.

olá amigo sou novo aqui, mas vi o seu comentário sobre a planta da caravela, digo que também tive esse problema, mas no mesmo site achei a planta da "CARAVELA PINTA"
sõ tres arquivos NINA SANTA MARIA E PINTA, a planta da nina esta com erro, algumas partes escaniadas não estão com o mesmo tamanho das outras, mas a PINTA apesar de não ter as medidas está certinha, é só imprimir ajustando para o papel A4 que vai ficar no tamanho do projeto original.

sergio perez

Mensagem por sergio perez » quinta mai 23, 2013 4:44 am

gostaria de uma planta da caravela pinta para ajudar a montar a minha 1 caravela email pere.sergio@uol.com.br

sergio perez

Mensagem por sergio perez » quinta mai 23, 2013 4:49 am

gostaria de uma planta da caravela pinta para ajudar na minha 1 caravela peguei uma na internet mas gostaria de mais dica a que eu peguei e do saite maquetes navais gostaria de outra para comparar email perez.sergio@uol.com.br

pereiramodelista
Comodoro
Comodoro
Registado: quarta mar 11, 2009 11:19 am
Localidade: Resende256NZHB

Mensagem por pereiramodelista » quarta jul 24, 2013 4:31 am

Olá Paulo. Boa noite!
No Museu Naval do Rio de Janeiro, na Rua Dom Manuel, na praça XV, possui uma excelente maquete de uma caravela portuguesa vinda de Portugal. Vale a pena consultar. Lá você poderá adquirir planta e demais referências. Além disso existe o Serviço de Documentação Geral da Marinha que você também poderá consultar. :neutral6:
Vida longa e próspera.

Responder