Concurso em Andaluzia

Responder
Helderluiss
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Concurso em Andaluzia

Mensagem por Helderluiss » quarta nov 28, 2007 12:06 pm

No país vizinho vai acontecer entre os dias 3 e 8 de Dezembro:

Imagem

Mais informações em:

http://www.modelismonaval.com/concursopesquero/

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: segunda out 16, 2006 10:29 pm

Mensagem por José Franco da Costa » quinta dez 06, 2007 11:16 pm

Como intróito e para situar os que não sabem, Barbate é uma terra piscatória e turística situada na costa atlântica sul de Espanha, mais ou menos a meio caminho entre Cádiz e Algeciras.

A sala museu, onde a exposição ainda decorre, está instalada numa antiga fábrica de conservas (principalmente de atum) hoje desactivada, mas onde hoje se pode adquirir e degustar algumas delas.

Curiosamente também têm à venda vários artigos ligados à faina maritima e modelos estáticos de barcos pesqueiros - com pouco mais de uma centena de euros já se compra um ... :D - e onde toda a decoração cheira a mar (vejam um pilar e um candeeiro):

Imagem
Imagem

Contactei um colega espanhol que recebia as visitas à exposição e, por que ele se mostrou interessado, vou-lhe mandar por e-mail o link para o nosso Fórum já que ele o desconhecia.

Estavam patentes várias dezenas de modelos com este aspecto geral:

Imagem
Imagem

Todos os modelos foram construídos de raiz e eram todos estáticos, menos este:

Imagem
Imagem

De resto, havia modelos muito pequenos ... (cerca de 15/20 cm)

Imagem

Outros maiores, mas ainda pequenos ...

Imagem
Imagem

outros cada vez maiores, ou talvez não ...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

outros ainda em estaleiro ...

Imagem

outros que me fizeram recordar o "nosso" bote baleeiro ...

Imagem
Imagem
Imagem

outros já engarrafados ...

Imagem
Imagem

outros mais clássicos ...

Imagem
Imagem

mas, sobretudo estes dois modelos, pelo seu ALTÍSSIMO VALOR

Imagem

Eu sei que não serão os modelos mais perfeitos da exposição, nem os mais detalhados, nem, certamente os mais exuberantes.

Será que os seus executantes são menos habilidosos que os outros colegas? Até acho que não! Admiro-os pelo seu talento! :oops: :oops:

Todavia, tenho a certeza, que foram, certamente, feitos com um imenso amor ao Mar e às coisas do Mar e da Pesca. E, garanto, que foram muitas e muitas horas de trabalho muito gratificante para os seus autores que devem estar orgulhosos, muito orgulhosos, de os terem feitos e de estarem ali expostos nesta exposição-concurso.

E porquê tanta referência elogiosa? Só porque junto aos modelos estava bem à vista este papel:

Imagem

Foram feitos só com a ajuda de uma lâmina de um apara-lápis e pintados com pequenas porções de tinta plástica exageradamente diluída para que a sua ingestão não pudesse causar dano à saúde.

Para os seus autores aqui fica o meu - e certamente o nosso - aplauso, pelo engenho e amor ao Mar que aqueles trabalhos representam!

:neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7:

E, obrigado Helder, se não desses a notícia do evento eu não teria lá ido. :mrgreen:
Cumprimentos,

José Franco da Costa

joão fernandes
Comodoro
Comodoro
Registado: quinta jul 06, 2006 9:42 pm
Contacto:

Mensagem por joão fernandes » sexta dez 07, 2007 12:27 am

Grande reportagem. :neutral7: Não foste comer um bife de atum no "Skipper", o restaurante da marina? :mrgreen:
The difference between men and boys is the price of their toys.

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: segunda out 16, 2006 10:29 pm

Mensagem por José Franco da Costa » sexta dez 07, 2007 12:34 am

Eu não gosto de peixe ... :roll: :roll: mas a minha mulher gosta e lá se atirou ao bifinho de atum, mas no passeio público em frente à praia. :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,

José Franco da Costa

Responder