Navegar á vela em perfeição

Responder
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Navegar á vela em perfeição

Mensagem por Carlos Mariano » sexta out 21, 2005 1:31 pm

A afinação de um barco á vela para mim é independente do modelo em causa.
Se falarmos de barcos de competição ,ao afiná-los eles serão rápidos e altamente competitivos,pois seu objectivo é vencer regatas ,num ambito puramente desportivo.
No caso dos nossos veleiros quer de compra ,quer de auto-construção,podemos e devemos (para nos dar um certo prazer na nossa obra) instalar-lhes condições para que naveguem em perfeito equilibrio ,independente da velocidade que poderam ou não atingir.
Para isso devemos ter acesso ás seguintes afinações:
vela grande.
Possibilidade de afinar a "valuma "da vela,com um boom jack regulável.
" de afinar a esteira da vela ,tendo na retranca sua afinação.
Estai
No estai a afinação é idêntica.
Um promenor que os kits nunca trazem ,é um cabo ligando a retranca e o topo da vela de estai ,esse cabo por sua vez deverá ser afinável.Isto é muito importante,porque regula a corrente de ar entre as duas velas.
Também o mastro e a sua cablagem fixa podem e devem ser ajustados,controlando as tendências do barco virar ao vento (orçar) ou fugir do vento (arribar)
Em resumo ,todo o barco é um sistema de equilibrio dinâmico sujeito a multiplas afinações ,que dependendo das performances do casco e do aparelho vélico permitirão o bom nivel de navegação ,repito que está ao alcançe de qualquer modelo-
Se tiverem problemas tentarei ajudar.

mcelo

Mensagem por mcelo » quinta jul 13, 2006 9:51 pm

Olá Carlos,

Recentemente adiquiri o veleiro Fortune 612 e ingressei no nautimodelismo. Sou velejador e pretendo começar a construir barcos a vela RC. Mas como ainda estou no começo, ainda pretendo entender os modelos e como funcionam.
Entendo das regulagens do barcos, mas ainda não visualizei o funcionamento no modelo RC. Você falou sobre a esteira da mestra. No Fortune eu vi que ela é fixa, e havia pensado em como colocar uma esteira regulável, onde a gente possa caça-la no contravento e folga-la num vento apopado ou um través.
Pensei em atribuir um canal exclusivamente para a esteira e fazer um sistema com cabo e servo dentro do modelo. Mas continuo só no pensamento.

"Possibilidade de afinar a "valuma "da vela,com um boom jack regulável.
" de afinar a esteira da vela ,tendo na retranca sua afinação. " "

O que seria exatamente este boom jack regulável que você citou? E como ele funcionaria?

Abraços,

MCelo.
Fortune 612
Bahia - Brasil

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quinta jul 13, 2006 11:30 pm

Viva como vai ,ainda bem que pôs o seu problema:
Então eu parece-me que entendi quase tudo ,nesses barquitos as afinações vêm bastante limitadas ou nulas,e então com um pouco de paciência poderemos "puchar" um pouco pelo nosso modelozinho.
Primeiro pomos afináveis as esteiras das velinhas ,em vez da ponta da vela ser amarrada á retranca ,fixe-a de maneira a que a possa controlar.
O boom jack tem de ser também afinável com um pequeno afinador roscado e rigido,além disso a valuma do estai , requer também um cabo com um tensor para ajuste da curvatura .Se conseguir afinar estes pontos melhora o seu modelo ,e de que maneira.
Para se orientar procure aquilo que foi dito ,no tópico Fairwind ,também no tópico Zurich você com paciência descobre estes pontos de que falei.Procure nas imagens e vê os engenhos que afinam as velas.
Quanto mais afinações tiver nas suas velas ,mais poderá adaptar o seu modelos aos diversos tipos de vento
Se tiver dúvidas ,refira-se por favor, a uma de cada vez para eu ser mais objectivo

Afonso
Cabo
Cabo
Registado: segunda jun 12, 2006 12:27 pm

Mensagem por Afonso » quinta out 05, 2006 3:32 pm

Viva Carlos,

Apos uns tempos a brincar com o meu seawind decidi-me comecar a ter mais atencao com a afinacao das velas e maneiras de melhorar as prestacoes do barco, especialmente em ventos fracos/moderados.
A minha questao prende-se com a tensao que os brandais devem ter, como garantir q nao estao muito esticados ou soltos de mais? normalmente apenas os aperto qb, de maneira a que o mastro fique a 90 do conves.
A minha outra questao prende-se com o comentario que fez relativamente a adicao de um cabo extra que liga a retranca e o topo da vela do estai, se nao me engano o "focal point" tem esse cabo adicionado nao tem? (vi a foto do estai e pareceu-me ser esse o cabo. Incluindo esse cabo no meu modelo que tipo de tensao lhe deveria colocar? mais folgada para o estai encher totalmente ?
por ultimo gostaria de perceber melhor como conseguiria incluir no seawind um boom jack regulavel ... o que vem com o modelo é ajustavel qb ... mas nao percebo como torna-lo mais pqeuno ou maior pode influenciar a prestacao do barco...

Abracos

Afonso
SeaWind "Bezuidenhout"
@ http://bezuidenhoutafd.blogspot.com

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quinta out 05, 2006 8:28 pm

Olá amigo Afonso já tomei nota das afinações que me pede; Devido ao kit Seawind não se prestar muito aos vários tipos de afinações que um veleiro exige ,para navegar afinado,temos que o adaptar de qualquer maneira,com um bocado de paciência pode ser que se lá chegue;
Começamos pelo princípio :
Brandais devem estar firmes ,o back estai igualmente firme.
Velas;
Estai; Dentro da testa do estai deve ser aplicado um cabinho de aço que fixa na retranca e no ponto do mastro,atrás dele corre um outro cabo ,que será o que estica a ponta da vela .Nota um é para firmar a vela no mastro o outro estica-a.
O ponto da escota na retranca deve ser regulável( arranjar processo de regular)
Vela Grande ; A que o modelo tem é a que fica,apenas deve ser regulado o ponto da escota também.
Quanto ao boom jack ,o de origem não serve para nada...deve ser substituido por um da sailsetc, que tem um completo que se aparafusa ao mastro,custa cerca de 20 euros.
depois destes melhoramentos finalmente consegue uma possivel e válida afinação do seu barco
alguma dúvida pergunte,e refira-se ao problema em específico,pois agora dei-lhe uma noção geral

Afonso
Cabo
Cabo
Registado: segunda jun 12, 2006 12:27 pm

Mensagem por Afonso » sexta out 13, 2006 8:52 pm

Viva Carlos,

Obrigado pelas dicas , vou comecar por tornar as escotas regulaveis e vou comecar a procurar o boomjack.
Vou dando noticias com a evolucao

Afons
SeaWind "Bezuidenhout"
@ http://bezuidenhoutafd.blogspot.com

Responder

Voltar para “Afinação de barcos à vela”