Helices

Mik
1º Marinheiro
1º Marinheiro
Registado: terça set 05, 2006 4:21 pm

Helices

Mensagempor Mik » segunda ago 25, 2008 4:09 pm

Boas
alguém me sabe espelicar por favor as diferenças entre os tipos de helices.
Muito obrigado.

Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa

Mensagempor Flysafe » sexta ago 29, 2008 6:52 pm

Olá,

Espero que ajude,

Tamanhos das hélices da Octura

• As hélices da Octura são fornecidas em 1/8 de polegada (1/8 de polegada, 3.18mm), em 3/16 de polegada (3/16 de polegada, 4.78mm) ou em 1/4 de polegada (0.25 polegadas, 6.35mm).

• Hélices de 1/4 de polegada são de um modo general demasiado grande para o uso em modelos eléctricos.

• Hélices de 3/16 de polegadas pode ser usado num eixo de 4mm se tiver um espaçador com uma parede fina de bronze ou do alumínio.

• Tamanhos de hélices - os primeiros dois dígitos representam o passo por exemplo em X4nn ou 14nn o passo do hélice é 1.4 vezes o diâmetro

• Todos os hélices são LH (visto da parte traseira rodam no sentido inverso dos ponteiros do relógio) a menos que houver uns R na designação do hélice (RH/visto no sentido horário da parte traseira)

• 12 baixo elevação ideal para a movimentação submersa
-X4 são hélices de elevação médios de uso geral
-M4 são como X4 mas com as orelhas removidas para não carregar o hélices
-Y é como a série de X mas tem o passo de 10% mais
-X5 são multifacetados uso geral hélices de elevação media
-X6 têm uma elevação superior do que a X4 e são apropriados para o uso em superfície/semi superfície
-14 são medianamente hélices com uma elevação elevada do para os hydros e V’s profundos
-16 são hélices com uma elevação elevada para riggers e hydro’s
-17 são os hélices com a mais elevada elevação para riggers e outboards
-P7 são similares a 17 séries mas com mais inclinação e menos elevação
-19 têm uma elevação elevada para riggers e hydro
-V9 têm uma elevação moderada e é apropriado para riggers, mono e gato
-20 são medianamente hélices com uma elevação elevada apropriado para os riggers
-21 têm uma elevação elevada usada nos riggers e hydro’s 22 somente em movimentação e em linha recta tem uma elevada e boa elevação a superfície e em velocidade
somente

• o passo de uma hélice representa a distância que o hélice viajaria para a frente quando girado uma vez - supondo que não há nenhum recuo - para cálculos é razoável supor um recuo de até 20%

P= Também disponível em plástico, A= Também disponível em alumínio

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Estas hélices da Octura bem como as da Prather são as que se consideram para fazer "tunning" nos barcos, depois de ter o hélice, seja que marca for, tem que se equilibrar e eventualmente poder-se-á polir para o seu desempenho melhorar.

Abraços Jlopes

Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa

Re: Helices

Mensagempor Flysafe » sexta mar 12, 2010 5:59 pm

Boas,

Para complementar a minha informação deixo aqui um site, que para além de falar em hélices e apesar de não ser muito a nossa área, tem um programinha para fazer aqueles cálculos dificeis de hélices para quem se aventurar a fazer-los, bem pelo menos para mim são dificeis :lol:, o programa também faz para marine, também se encontra em português que é uma mais valia pode ser descarregado e instalado nas nossas máquinas, é preciso o Java.

http://www.mh-aerotools.de/airfoils/javaprop.htm

Espero ter ajudado.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

Voltar para “Hélices”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante