Boas
alguém me sabe espelicar por favor as diferenças entre os tipos de helices.
Muito obrigado.
Helices
- Flysafe
- Comodoro
- Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
- Localidade: Lisboa
Olá,
Espero que ajude,
Tamanhos das hélices da Octura
• As hélices da Octura são fornecidas em 1/8 de polegada (1/8 de polegada, 3.18mm), em 3/16 de polegada (3/16 de polegada, 4.78mm) ou em 1/4 de polegada (0.25 polegadas, 6.35mm).
• Hélices de 1/4 de polegada são de um modo general demasiado grande para o uso em modelos eléctricos.
• Hélices de 3/16 de polegadas pode ser usado num eixo de 4mm se tiver um espaçador com uma parede fina de bronze ou do alumínio.
• Tamanhos de hélices - os primeiros dois dígitos representam o passo por exemplo em X4nn ou 14nn o passo do hélice é 1.4 vezes o diâmetro
• Todos os hélices são LH (visto da parte traseira rodam no sentido inverso dos ponteiros do relógio) a menos que houver uns R na designação do hélice (RH/visto no sentido horário da parte traseira)
• 12 baixo elevação ideal para a movimentação submersa
-X4 são hélices de elevação médios de uso geral
-M4 são como X4 mas com as orelhas removidas para não carregar o hélices
-Y é como a série de X mas tem o passo de 10% mais
-X5 são multifacetados uso geral hélices de elevação media
-X6 têm uma elevação superior do que a X4 e são apropriados para o uso em superfície/semi superfície
-14 são medianamente hélices com uma elevação elevada do para os hydros e V’s profundos
-16 são hélices com uma elevação elevada para riggers e hydro’s
-17 são os hélices com a mais elevada elevação para riggers e outboards
-P7 são similares a 17 séries mas com mais inclinação e menos elevação
-19 têm uma elevação elevada para riggers e hydro
-V9 têm uma elevação moderada e é apropriado para riggers, mono e gato
-20 são medianamente hélices com uma elevação elevada apropriado para os riggers
-21 têm uma elevação elevada usada nos riggers e hydro’s 22 somente em movimentação e em linha recta tem uma elevada e boa elevação a superfície e em velocidade
somente
• o passo de uma hélice representa a distância que o hélice viajaria para a frente quando girado uma vez - supondo que não há nenhum recuo - para cálculos é razoável supor um recuo de até 20%
P= Também disponível em plástico, A= Também disponível em alumínio

Estas hélices da Octura bem como as da Prather são as que se consideram para fazer "tunning" nos barcos, depois de ter o hélice, seja que marca for, tem que se equilibrar e eventualmente poder-se-á polir para o seu desempenho melhorar.
Abraços Jlopes
Espero que ajude,
Tamanhos das hélices da Octura
• As hélices da Octura são fornecidas em 1/8 de polegada (1/8 de polegada, 3.18mm), em 3/16 de polegada (3/16 de polegada, 4.78mm) ou em 1/4 de polegada (0.25 polegadas, 6.35mm).
• Hélices de 1/4 de polegada são de um modo general demasiado grande para o uso em modelos eléctricos.
• Hélices de 3/16 de polegadas pode ser usado num eixo de 4mm se tiver um espaçador com uma parede fina de bronze ou do alumínio.
• Tamanhos de hélices - os primeiros dois dígitos representam o passo por exemplo em X4nn ou 14nn o passo do hélice é 1.4 vezes o diâmetro
• Todos os hélices são LH (visto da parte traseira rodam no sentido inverso dos ponteiros do relógio) a menos que houver uns R na designação do hélice (RH/visto no sentido horário da parte traseira)
• 12 baixo elevação ideal para a movimentação submersa
-X4 são hélices de elevação médios de uso geral
-M4 são como X4 mas com as orelhas removidas para não carregar o hélices
-Y é como a série de X mas tem o passo de 10% mais
-X5 são multifacetados uso geral hélices de elevação media
-X6 têm uma elevação superior do que a X4 e são apropriados para o uso em superfície/semi superfície
-14 são medianamente hélices com uma elevação elevada do para os hydros e V’s profundos
-16 são hélices com uma elevação elevada para riggers e hydro’s
-17 são os hélices com a mais elevada elevação para riggers e outboards
-P7 são similares a 17 séries mas com mais inclinação e menos elevação
-19 têm uma elevação elevada para riggers e hydro
-V9 têm uma elevação moderada e é apropriado para riggers, mono e gato
-20 são medianamente hélices com uma elevação elevada apropriado para os riggers
-21 têm uma elevação elevada usada nos riggers e hydro’s 22 somente em movimentação e em linha recta tem uma elevada e boa elevação a superfície e em velocidade
somente
• o passo de uma hélice representa a distância que o hélice viajaria para a frente quando girado uma vez - supondo que não há nenhum recuo - para cálculos é razoável supor um recuo de até 20%
P= Também disponível em plástico, A= Também disponível em alumínio

Estas hélices da Octura bem como as da Prather são as que se consideram para fazer "tunning" nos barcos, depois de ter o hélice, seja que marca for, tem que se equilibrar e eventualmente poder-se-á polir para o seu desempenho melhorar.
Abraços Jlopes
- Flysafe
- Comodoro
- Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
- Localidade: Lisboa
Re: Helices
Boas,
Para complementar a minha informação deixo aqui um site, que para além de falar em hélices e apesar de não ser muito a nossa área, tem um programinha para fazer aqueles cálculos dificeis de hélices para quem se aventurar a fazer-los, bem pelo menos para mim são dificeis
, o programa também faz para marine, também se encontra em português que é uma mais valia pode ser descarregado e instalado nas nossas máquinas, é preciso o Java.
http://www.mh-aerotools.de/airfoils/javaprop.htm
Espero ter ajudado.
Para complementar a minha informação deixo aqui um site, que para além de falar em hélices e apesar de não ser muito a nossa área, tem um programinha para fazer aqueles cálculos dificeis de hélices para quem se aventurar a fazer-los, bem pelo menos para mim são dificeis

http://www.mh-aerotools.de/airfoils/javaprop.htm
Espero ter ajudado.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.