Hélices feitas em casa

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Hélices feitas em casa

Mensagempor Carlos Mariano » terça jan 09, 2007 12:10 am

Tenho um petisco para fazer uma hélice,então qto á construção não me assusta ,pois há por aí muita informação e com ferramenta necessária consegue-se fazê-las com êxito.
O mais dificil é calibrá-las,já vi uns aramenhos ,com os quais se conseguem calibrar uma hélice .Claro que não são hélices de alta rotação, são hélices para os rebocadores, por vezes as de compra não são muito fieis ao real ,e, como foi no meu caso , torna-se necessário construi-la.
Artur Marques Pensador tens algum palpite para começar aqui o esclarecimento ? :)

joaomgdias
Grumete
Grumete
Registado: quinta nov 23, 2006 7:55 pm

Mensagempor joaomgdias » terça jan 09, 2007 11:45 pm

Caro Carlos Mariano,

Penso que quando se refere a "calibrar", quer dizer equilibrar.

Não sei a dimensão da hélice que pretende construir mas, o material deve ser bronze ou latão.

O método que lhe vou descrever não sei se será aplicável no seu caso mas era o utilizado para equilibrar as hélices dos antigos barcos da CP que faziam a ligação fluvial Barreiro - Lisboa.

As hélices eram feitas em bronze, através de vazamento e tinham 4 pás. Depois de desmoldada, era torneado o alojamento do veio. A hélice era depois montada num veio auxiliar, sobre dois apoios com rolamentos e eram rebarbadas as imperfeições do vazamento. Quando dimensionalmente as pás já estavam aproximadamente simétricas, a hélice era rodada manualmente sobre o eixo e verificado o seu comportamento dinâmico. Numa primeira fase, quando a hélice estava quase a parar, havia a tendênia para que uma das pás ficasse sempre para baixo. A operação seguinte era desbastar mais essa pá. Estas operações iam sendo repetidas até que a hélice ficasse equilibrada.

Estas hélices pesavam cerca de 600/700Kg e tinham apoximadamente 1,2 metros de diâmetro.

Penso que, para o seu caso, se conseguir apoios com um mínimo de atrito ao rolamento, poderá utilizar este método.

Cumprimentos,
Joâo Dias

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagempor Carlos Mariano » quarta jan 10, 2007 1:02 am

É isso amigo joão Dias , o processo é idêntico,calibramos o peso das pás e se possivel o empeno das mesmas.O zingarelho a fazer é desse tipo,a minha hélice terá 14 cm de diâmetro,e é em latão,é para o meu Cabo Branco.
O amigo devia-se evidênciar mais , pois penso que deve ter coisas interessantes para nos contar,temos aqui uns tagarelas que falam ,falam ,mas não gostam de se sujar :lol: :lol: :lol: espere pela volta que eles caiem-me em cima :?

Carlos Simões
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado out 08, 2005 8:19 am
Localidade: Setúbal

Mensagempor Carlos Simões » quarta jan 10, 2007 11:20 am

Olá Carlos,
Provavelmente já conheces o link, mas aqui fica para o caso
O site têm outras dicas
http://www.towboatjoe.com/shafts.htm
Saudações Náuticas
Carlos Simões

carlossimoes@yahoo.com

"MM - SHARK - POR40"
"MicroMariano - ZURICH- ESP 5885"
"RCLaser - POR101"
"ROAZ - POR101"

joaomgdias
Grumete
Grumete

Mensagempor joaomgdias » quarta jan 10, 2007 2:21 pm

Olá Carlos,

Sou apenas mais um maçarico no modelismo náutico, que tem aprendido muito com este forum. Fico satisfeito por poder contribuir, construtivamente, para este forum.

Sobre este assunto, equilibragem, foi a analogia entre o modelismo e o que era feito na realidade.

Quanto a "evidenciar mais", quando poder contribuir, assim o farei. Sou apologista de que "o desconhecido comenta-se com o silêncio".

Cumprimentos,
João Dias

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagempor Carlos Mariano » quarta jan 10, 2007 3:18 pm

Resposta inteligente e muito apreciada ,primeiro aprende-se e depois fala-se :D :D :D :D
Qto á sua experiência do real pois tem muito interesse para mim pois deste modelismo trivial já não me seduz muito ,de momento procuro mesmo inspiração no real

joaomgdias
Grumete
Grumete

Mensagempor joaomgdias » segunda jan 15, 2007 10:48 pm

Olá Carlos,

Descobri este site por acaso e, apesar de ter dado a obra como suspensa, resolvi dá-lo a conhecer... para o caso de ainda não o conhecer!

http://www.britnett.net/propshop/listings.html

Cumprimentos,
João Dias

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagempor Carlos Mariano » terça jan 16, 2007 2:16 am

Conheço sim este fornecedor de hélices ,muito antigo mesmo

Miguel Parente