Robbe Smaragd

Fórum Específico
Responder
João Gabriel
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quarta abr 12, 2006 3:02 pm

Mensagem por João Gabriel » terça mai 02, 2006 8:47 pm

Pedro Duarte,

Tenha em atenção que o Smaragd, na sua versão base, é composto por três artigos: o barco, o mastro e o lastro. A isto poderá ainda juntar um conjunto de acessórios (fittings) para dar mais aspecto de réplica de um veleiro real. Tudo somado, não fica atrás do preço do Rubin ... e isto sem contar a parte electrónica (radio e servos), que não está incluída. Opcionalmente, há ainda a possibilidade de acrescentar uma genoa ou um spi.
Pessoalmente vou optar pelo Smaragd por melhor permitir (na minha modesta opinião) realizar uma réplica em estilo +/- clássico. Entre os dois (Rubin e Smaragd) o investimento é semelhante e ambos parecem ser espectaculares.

João Gabriel
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Gabriel » domingo mai 07, 2006 1:32 am

Imagem

Este veleiro foi totalmente construido de raiz. Pelas fotos de construção, parece-me que casco e convés foram moldados em fibra a partir de um modelo já existente. E, embora isso não esteja explícito, ou muito me engano ou esse modelo era um Smaragd. Que vos parece?

Vejam as fotos de construção em: http://www.jsolana.com.mx/modelismo/velero/ Para um principiante como eu nestas andanças não deixa de ser um foto-guia interessante.

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda mai 08, 2006 12:14 am

Sim, pois claro ,foi tirado do Smaragd original,conheço esses trabalhos do ,(penso que ) Argentino , Joaquim Solana,tem modelos e ideias muito interesantes no site dele.
Atenção ..... :) não estejam com ideias que eu não disponiblizo o meu para tirar moldes.... :)

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quarta mai 10, 2006 3:21 pm

Sugestão para os três aficionados do smaragd:
Voçês os três juntam umas massas ,compram um Smaragad,nem precisam de mandar vir o resto dos apartes. tiram a partir desse casco dois smaragds em fibra e orientam-se no resto...
Será que se conseguem "aguentar á bronca"? eu penso que, se souberem dar a volta ao problema ,conseguem....porque o kit a única coisa que é mais dificil de arranjar ,será o mastro ,todo o resto é treta,pausinhos tubinhos etc,vejamos.
Tudo qto é abs dá para reproduzir duplicados.mastro se não for em al perfilado ,dá tubo al. redondo,a acastilhagem é tão básica que um tipo até faz melhor ,velas" no problemo" as que o kit trás nem se quer têm perfil de vela, é pano direito :) Há sim uma questão importante é um pouco de vagar para sujar mãos ,e espirito de aventura.
Vocês podem levantar questão? porque é que voçê não alinha também?
Eu tenho de responder,outro Smaragd..não tenho pachorra,posso ajudar,tudo bem, é que o meu tempo começa a estar em contagem decrescente,e as horas passam-se muito depressa.
Obs: eu tenho os planos do kit original posso até dar-lhes para saberem as medidas correctas da montagem :D fixe não? :lol:
Não me fazem falta pois está mais que visto.

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quarta mai 10, 2006 3:36 pm

Há uma coisa que eu noto é que falta um pouco espirito de trabalho em grupo,quando existe um clube uma associação ,não oficial claro ,conseguem-se fazer coisas que sózinho é dificil ,além disso puxamos uns pelos outros ,e conseguem-se resultados positivos ,faz bem ao espirito,e conseguimos esquecer os problemas que estão sempre á espreita ,infelizmente para quem trabalha, tem filhos ,etc aqui no nosso pais ,eu sei que resta pouco tempo para nós vivermos um pouco .
Talvez se consiga alguma coisa....quem sabe

Luís Tavares
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 11, 2005 11:19 am
Contacto:

Mariano poeta

Mensagem por Luís Tavares » quarta mai 10, 2006 5:38 pm

O nosso querido Mariano anda cheio de poesia.
Para quando o lançamento de um CD?

Imagem
Luís Tavares

João Gabriel
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Gabriel » quarta mai 10, 2006 6:06 pm

A ideia parece-me bastante interessante. Quem são os três entusiastas a que se refere? Eu, o Pedro Duarte e ... o Paulo Simões?

Isto faz-me pensar no entanto, que teria de investir primeiro em outro modelo. Embora a ideia não me assuste, julgo que demoraria bastante mais tempo a terminar esse projecto, e gostava de ainda ter barco para brincar este verão. Talvez a ideia de começar por um Fairwind ou algo do género faça de novo sentido.

Falemos do projecto: embora já tenha trabalhado com fibra e resina, em reparações de kayaks, não tenho qualquer experiência na execução de moldes. A sua ajuda aí seria preciosa. Pensando no website do Javier Solana, de facto tendo o casco e o convés, o resto parece-me mais ou menos acessível.

Por outro lado, será que a partir dos planos originais que o Carlos tem, não se conseguiria construir o casco em madeira? Sei que parece uma loucura maior ainda, mas poderá ser outra hipótese a considerar.

É caso para pensar.

João Gabriel
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Gabriel » quarta mai 10, 2006 9:38 pm

Agradar-me-ia ainda mais fazer a contrução em madeira, apesar de saber que será muito mais difícil.
A questão mais difícil é ter a informação necessária para desenhar as cavernas. A partir daí o processo, embora moroso, é mais ou menos intuitivo.

Não me parece que os planos oferecidos pela Robbe tenham esses dados.

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quarta mai 10, 2006 9:54 pm

Voçês complicam as coisas de tal maneira que já me sinto arrependido de os picar ... O molde seria o próprio barco que seria comprado á robbe....daí sairiam novos barcos ,2 ou 3 mm mais largos.
Qto á forra a madeira ,vocês entendam por favor , como fiz o galeão do Sado ,aquilo é fibra de vidro forrada com tiras de folha de madeira ,está ou não está o problema resolvido ?!para quem o quer ver em madeira.
Pronto ,eu tenho que dar o braço a torçer que lidero a mecânica de varios tipos de fabrico de peças e de técnicas,voçês têm é de definir o que querem ,e não mudem de ideias,porque senão não vale a pena o latinório.
Ó Luis Tvrs já te vejo prá aí a rir como um perdido... :D

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quarta mai 10, 2006 10:09 pm

Ó Luis olha só pra mim... :neutral18: :neutral18: :maisuma: :neutral6: :Duvida:

João Gabriel
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Gabriel » quarta mai 10, 2006 10:39 pm

:D :D :D

Bom ..... vamos lá então pôr os pés bem acentes no chão, e começar de novo.

Definitivamente, no que a mim diz respeito, pretendo um veleiro R/C que possa constituir fonte de prazer no seu uso, mas também na sua montagem ou construção. À partida tenho mais apetência por modelos grandes, daí a escolha do Smaragd.

Em paralelo, e conforme referi antes, gosto de estudar estas coisas em que me meto, e isso faz parte do que eu considero um projecto. Como consequência, tenho passado alguns serões na descoberta deste hobby e, sobretudo, pesquisado o que se faz lá por fora. Econtrei várias fontes de informação, algumas em alemão, e verifico que a escolha de construir o barco de raíz, a partir de planos, é muito frequente. Tenho encontrado verdadeiras obras de arte.

Perdoem-me a prepotência, mas acho que também eu seria capaz de fazer algo dessa forma. Não tão perfeita e em muito mais tempo, claro, mas seria para mim uma actividade muito interessante. A relativamente pouca experiência que tenho com modelos estáticos, leva-me a tirar esta conclusão.

A provocação (no bom sentido) do Carlos Mariano, não é de todo descabida. Só que ele matou o coelho e eu quis logo esfolá-lo :D

Gosto muito mais de ver um modelo em madeira do que em "plástico", mas isso são gostos. No entanto, foi este gosto que me levou de imediato a pensar que se seria para fazer tudo, porque não em madeira...

Não me vou alargar mais por agora, mas vou reflectir sbre as diferenes opções e gostaria de continuar a saber um pouco mais das Vossas opiniões.

Nota: Já tenho a solução para a compra do Smaragd. Escreverei uma mensagem sobre isso no tema "Fornecedores".

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » quarta mai 10, 2006 11:53 pm

Você tem toda a liberdade de pensar e fazer o que quiser,eu quis só lhes dar ideias ,mas continue a pesquisar pelo estranjeiro, que eu também vejo esses sites e imagino-me ao pé deles, a compartilhar estes pequenos e belos prazeres.

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » terça mai 16, 2006 7:51 pm

Este assunto não teve continuidade nos Projectos em curso (ainda não está em construção).

Se a sua construção for iniciada, será de novo colocado nesse tópico.

TomKert
Grumete
Grumete
Registado: sexta out 14, 2011 12:21 am
Localidade: Sao Paulo Brasil

Re: Robbe Smaragd

Mensagem por TomKert » sábado out 15, 2011 5:09 pm

Lindo veleiro!!!

Responder