Até me parece que vos estou ouvir: "este gajo é louco"; "nem sabes onde te vais meter"; "olha, deves pensar que és um grande artista"; "maçarico, deixa isso para quem sabe" ......................... ah não, desculpem, não são vocês .... sou eu mesmo, a falar com os meus botões

Bom, mas decidi-me mesmo pelo Smaragd. Pelo que tenho estudado e investigado, não parece ser uma construção extremamente difícil, pelo menos se se ficar pela versão standard. Também não encontrei quem dissesse mal do modelo, antes pelo contrário, sobretudo considerando que não me interessam as velocidades, antes preferindo admirar o modelo na água a velejar (se lá chegar ...). Mas acima de tudo, foi o seu tamanho o que mais me fascinou. É enorme, o que o torna mais próximo de um verdadeiro veleiro e mais afastado do "simples" modelo. Julgo que é isso que me atrai. Isso e o facto de que quanto maior mais detalhe conseguimos mostrar (se conseguirmos). E a navegação, penso que também será mais próxima da realidade ...
Enorme é também a aventura (alhada?) em que me vou meter. Serei capaz de dar conta do recado? Na sua construção e navegação? Quero acreditar que sim. Modéstia à parte, julgo que tenho jeito e paciência para este tipo de trabalhos, mas ...
Não estarei a ser demasiado ambicioso? Não seria melhor começar por algo mais simples, mais pequeno, mais ... fácil? A minha conclusão, já habitual em mim segundo dizem as más linguas, foi que não. Não vale a pena. Pois se eu quero um modelo grande, para quê gastar dinheiro num pequeno antes do grande? Tenho todo o tempo do mundo (eu disse tempo, não disse disponibilidade, infelizmente) para levar a construção (melhor dizendo, a montagem) com cuidado e aprendendo pelo caminho. E para mais, com a descoberta deste forum e do Vosso generalizado espírito de entreajuda e camaradagem, perdoem-me a ousadia mas, acho que terei o suporte técnico necessário

Entre os barcos grandes em kit que fui descobrindo, outros há que constituiriam com certeza também um excelente desafio. Mas tenho que pensar na carteira. Quanto maiores, mais complexos, mais ... caros. O Smaragd parece-me ser uma opção razoável a esse nível. Espero que a qualidade do kit corresponda minimamente ao preço e não apenas o tamanho.
Enfim, resta-me agora tratar do onde e quando. Onde é que o vou comprar e quando é que a carteira vai ter o necessário recheio disponível. Talvez já não vá a tempo do aniversário, mas não importa, está decidido

Obrigado a todos quantos me deram sugestões e responderam no tópico do Fairwind. Paulo Simões, o comentário de que só trocaria o Fairwind eventualmente por um Smaragd, não passou despercebido

Cumprimentos.
João Gabriel
PS: Desculpem a longa mensagem ... é do entusiasmo