Robbe Smaragd

Fórum Específico
Responder
João Gabriel
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quarta abr 12, 2006 3:02 pm

Robbe Smaragd

Mensagem por João Gabriel » sábado abr 22, 2006 1:36 am

Caros amigos, está decidido. Será o Smaragd :!:

Até me parece que vos estou ouvir: "este gajo é louco"; "nem sabes onde te vais meter"; "olha, deves pensar que és um grande artista"; "maçarico, deixa isso para quem sabe" ......................... ah não, desculpem, não são vocês .... sou eu mesmo, a falar com os meus botões :oops: :? :shock:

Bom, mas decidi-me mesmo pelo Smaragd. Pelo que tenho estudado e investigado, não parece ser uma construção extremamente difícil, pelo menos se se ficar pela versão standard. Também não encontrei quem dissesse mal do modelo, antes pelo contrário, sobretudo considerando que não me interessam as velocidades, antes preferindo admirar o modelo na água a velejar (se lá chegar ...). Mas acima de tudo, foi o seu tamanho o que mais me fascinou. É enorme, o que o torna mais próximo de um verdadeiro veleiro e mais afastado do "simples" modelo. Julgo que é isso que me atrai. Isso e o facto de que quanto maior mais detalhe conseguimos mostrar (se conseguirmos). E a navegação, penso que também será mais próxima da realidade ...

Enorme é também a aventura (alhada?) em que me vou meter. Serei capaz de dar conta do recado? Na sua construção e navegação? Quero acreditar que sim. Modéstia à parte, julgo que tenho jeito e paciência para este tipo de trabalhos, mas ...

Não estarei a ser demasiado ambicioso? Não seria melhor começar por algo mais simples, mais pequeno, mais ... fácil? A minha conclusão, já habitual em mim segundo dizem as más linguas, foi que não. Não vale a pena. Pois se eu quero um modelo grande, para quê gastar dinheiro num pequeno antes do grande? Tenho todo o tempo do mundo (eu disse tempo, não disse disponibilidade, infelizmente) para levar a construção (melhor dizendo, a montagem) com cuidado e aprendendo pelo caminho. E para mais, com a descoberta deste forum e do Vosso generalizado espírito de entreajuda e camaradagem, perdoem-me a ousadia mas, acho que terei o suporte técnico necessário ;-) .

Entre os barcos grandes em kit que fui descobrindo, outros há que constituiriam com certeza também um excelente desafio. Mas tenho que pensar na carteira. Quanto maiores, mais complexos, mais ... caros. O Smaragd parece-me ser uma opção razoável a esse nível. Espero que a qualidade do kit corresponda minimamente ao preço e não apenas o tamanho.

Enfim, resta-me agora tratar do onde e quando. Onde é que o vou comprar e quando é que a carteira vai ter o necessário recheio disponível. Talvez já não vá a tempo do aniversário, mas não importa, está decidido :neutral18:

Obrigado a todos quantos me deram sugestões e responderam no tópico do Fairwind. Paulo Simões, o comentário de que só trocaria o Fairwind eventualmente por um Smaragd, não passou despercebido ;-) . Carlos Mariano, as fotos do estaleiro (no.sapo) acerca do seu Smaragd ajudaram, e muito, na tomada de decisão. Quem me dera conseguir chegar aos calcanhares ...

Cumprimentos.
João Gabriel

PS: Desculpem a longa mensagem ... é do entusiasmo :oops:

Carlos Simões
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado out 08, 2005 8:19 am
Localidade: Setúbal

Mensagem por Carlos Simões » sábado abr 22, 2006 7:53 pm

Pronto, mais um que vai dormir pro Lago, :neutral1: pois sim é já com a prenda do proximo ano, :oops: :oops: mas explicaste mesmo que com extras vai pra xiuuuu :mrgreen: pá calate que o rapaz ainda agora esta a iniciar :roll: :roll: :roll:
Muito bem e sei quem vai ficar super satisfeito com a escolha :D :D :D
Abraço
Saudações Náuticas
Carlos Simões

carlossimoes@yahoo.com

"MM - SHARK - POR40"
"MicroMariano - ZURICH- ESP 5885"
"RCLaser - POR101"
"ROAZ - POR101"

Helderluiss
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » domingo abr 23, 2006 12:11 pm

Eu por mim acho que deves ir em frente, sem medos.

Também não sou adepto de fazer um modelito fácil para o depois começar a olhar de lado e achar que se parece com um toro de madeira e arrepender-me que deveria ter feito aquele outro.

Venham os escalas, quanto mais complexos melhor (também não sou eu que os vou montar :mrgreen:)

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » domingo abr 23, 2006 11:47 pm

PARABENS JOAO GABRIEL !!! Fez uma óptima escolha ,no modelo,pois considero esse Smaragd e o Rubin ,os dois excelentes modelos comerciais no mercado ,em kit.
Certeza absoluta que se não vai arrepender ,pois neste fim de semana estive com o meu ,durante horas ,completamente passado deste mundo ,e entregue a fabulosas imagens que só esses modelos nos podem oferecer.

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » domingo abr 23, 2006 11:55 pm

Joao Gabriel ,você não está sózinho , abra o seu tópico , se tem capacidade de trabalhar com as mãos (muito importante) vá em frente que nós damos apoio. O modelo não é dificil, é sim um bocado chato na primeira fase ( cortar plástico ) mas depois é maravilha,então se optar por umas acastilhagens de certo requinte ,é só satisfação....

João Gabriel
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Gabriel » segunda abr 24, 2006 10:42 am

Caros amigos, muito obrigado pelas palavras de incentivo. Acreditem que dou grande importância às vossas opiniões.

Após a decisão tomada, posso agora dedicar-me de corpo e alma a este novo projecto. Estou a inventariar necessidades e a ver como posso fasear o investimento. Este modelo tem de facto vários opcionais (que verdadeiramente não são opcionais, antes necessidades não incluidas no kit), assim como me parece não ter qualquer componente do sistema R/C. Claro que a "Maria" nem sonha que há extras ... :) Tenho também que reaprender a electrónica um pouco esquecida e determinar escolhas de material. Procuro obter sempre que possível uma boa relação qualidade/preço.

Enfim, tudo faz parte do projecto, não apenas a montagem. E acreditem, já me está a dar grande satisfação. Naturalmente surgirão dúvidas e talvez aí os meus amigos me possam ajudar.

Cumprimentos.
João Gabriel

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda abr 24, 2006 11:39 am

Bom primeiro tem de o comprar...depois como sempre só lá está , um monte de plástico, papeis e madeirinhas,tráz a quilha e pouco mais ,o mastro não vem dentro da caixa nem a quilha .
Se escolher a versão base ,basta um emissor de 2 canais e um servo ,regata,ou robbe (despesa extra)
Depois de muito trabalho fica igual ás fotos ,mas se tiver imaginação transforma-o num belo clássico.

Helderluiss
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » segunda abr 24, 2006 11:42 am

Fala-lhe da Cap que os olhos dele até vão brilhar. E depois fala-lhe do Hospital de Sta. Maria que é para onde a mulher o manda quando souber da conta final. :mrgreen:

João Gabriel
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Gabriel » segunda abr 24, 2006 12:38 pm

... tráz a quilha e pouco mais ,o mastro não vem dentro da caixa nem a quilha ...
Pela descrição no site da Robbe, entendo que o mastro e a quilha têm de ser comprados à parte. É assim, ou estou a entender mal?
Depois de muito trabalho fica igual ás fotos ,mas se tiver imaginação transforma-o num belo clássico.
Vou tentar ... :oops:
Fala-lhe da Cap que os olhos dele até vão brilhar. E depois fala-lhe do Hospital de Sta. Maria que é para onde a mulher o manda quando souber da conta final.
Já fiz o download a partir do site deles :) , e quanto ao Hospital, de facto ela de vez em quando fala em internamento ... eu faço de conta que não é comigo :D .

João Gabriel
Última edição por João Gabriel em segunda abr 24, 2006 12:39 pm, editado 1 vez no total.

João Gabriel
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Gabriel » segunda abr 24, 2006 12:38 pm

Desculpem, outra questão: se eu começar pela versão standard (refiro-me ao aparelho vélico) é possível mais tarde fazer o upgrade para a opção da genoa, com mais um servo? Ou tenho que prever essa configuração desde o início?

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda abr 24, 2006 1:16 pm

Sim ,pode montar a versão estai e vela grande ,depois mais tarde monta o resto ,não tem problema.
O melhor mesmo é ir a uma loja nacional ,com as referências do que quer mandar vir ,e eles tratam do assunto.Em termos comparativos,tenho visto por aí gente pavoneando-se com telemóveis mais caros que esse modelo .

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda abr 24, 2006 1:47 pm

Aqui está uma imagem do meu novinho em folha

Imagem

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda abr 24, 2006 1:50 pm

Aqui se vê o módulo que faz trabalhar as velas é completamente removível,já foi várias vezes transformado para funcionar melhor com vento forte.
Em vez de ser construido em madeira ,usei perfil de aluminio,o servo é um Regatta auto - afinável

Imagem

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda abr 24, 2006 1:55 pm

Aqui estão os dois módulos :o das velas e o módulo fixo para fazer funcionar a genôa. já também levou várias alterações ,algumas delas da experiência do meu amigo e veterano modelista Vasco Perestrelo
Note-se que temos outro regatta para este funcionamento.
Atrás do tambor grande instalei uma bancada para 5 interruptores,que nesta fase não é visivel.

Imagem
Última edição por Carlos Mariano em segunda abr 24, 2006 2:08 pm, editado 2 vezes no total.

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda abr 24, 2006 1:57 pm

Esta foto foi tirada na primeira viagem inaugural,no mar de Montargil ,está claro
O modelo está navegando com os módulos todos ,para que a genôa trabalhe.Ainda temos um terçeiro módulo destacável que faz com que a genoa se eleve do barco e se transforme num balão assimétrico.
Enfim ,um certo número de maravilhas que têm o seu custo.
Este modelo está pronto há 6 anos ,e já levou várias modificações.
Da acastilhagem original Robbe ,pouco resta.
As fotos do nosso album, revelam a seu aspecto actual.

Imagem

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda abr 24, 2006 2:25 pm

Mais uma foto da entrada da "Barra do porto do Pintadinho"

Imagem

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda abr 24, 2006 2:28 pm

Faz-se ao mar...

Imagem

João Gabriel
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Gabriel » segunda abr 24, 2006 6:01 pm

Carlos Mariano,

Obrigado por se dar à maçada de responder às minhas questões e de aqui colocar tantas e belas imagens do seu veleiro. Algumas já conhecia, mas nunca são demais. São de facto espectaculares e uma verdadeira inspiração.

Quanto à compra, não será de imediato, mas de qualquer forma tenho sempre a tentação de encomendar directamente do fabricante. Muito por falta de disponibilidade para investigar o comércio local, mas também por desconhecimento. Ainda assim, não sei se compensará, em preço, a compra no nosso mercado (especialmente neste caso em que não se pagam direitos).

Desculpe insistir, mas poderia esclarecer-me quanto a se o mastro e a quilha são de facto comprados à parte?

Obrigado.
João Gabriel

Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano » segunda abr 24, 2006 6:21 pm

Olhe João Gabriel faça o que quiser; Mas quanto á importação directa da Robbe ou de qualquer loja no estrangeiro,pode o modelo ser mais barato ,mas os portes são de tal ordem caros , para uma caixa desse tamanho que se calhar é melhor pensar 2 vezes ,é consigo.
Qto. ao mastro , quilha , kit de varandins , molinetes , e roda de lemes ,etc.. no meu caso foi um extra.Velas já vinham dentro da caixa.
É um extra o mastro, pois é inteiro e mede 1,80m ,não cabe na caixa ,o peso por questões de segurança, vem de fora , pois pesa 6kg,de ferro fundido(a chocalhar dentro da caixa, faria moça).
Eu comprei o modelo cá,e na altura vieram 2 mesma remessa ,e não achei que o preço fosse muito além do que está marcado na fábrica

João Gabriel
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por João Gabriel » segunda abr 24, 2006 6:31 pm

Entendido. Vou ter os seus comentários em consideração e tentar não fazer asneira.

Obrigado.
João Gabriel

Responder