O reparo que faz em relação à dimensão dos lemes e quilhas barco real versus maquete navegante são pertinentes.
No entanto a resposta é simples.
Os modelos navegantes são 1/10, 1/15, 1/20 de escala embora os pesos sejam na ordem de 1/1000.
Logo temos massas e inercias diferentes.
Para utilizar uma quilha com a dimensão próxima ao real, teriamos de aumentar de uma forma brutal o lastro de modo a tornar o modelo estável e navegável, embora aumentando o seu arrasto e como consequência perda de velocidade e performance. Pois é o peso da quilha que mantém o barco navegável.
Através de estudos hidro-dinâmicos chegou-se à conclusão que para modelos navegantes com comprimentos de 100cm, deveriam ter mastros de +/- 170 cm, quilhas +/- 40 cm, bolbos na ordem dos 2 a 2,5 kg e lemes sobredimensionados.
Tudo isto para tirar o máximo de rendimento do casco.
Imagine esta relação:
1- modelo navegante 1m/4kg
2- barco real 10m/40 kg.
Estou a construir um Volvo Ocean Racer, mais presisamente o Sony-Erikson, e tenho algumas duvidas:
a) os estabilizadores que se apresentam, são fixos ou moveis,(já vi fotos com e sem eles)
b) os lemes são independentes ou trabalham em conjunto.
c) como poderia controlar o balão,(vela de proa)
Por agora é só, mas com serteza terei outras duvidas. Obrigado