Veleiro transoceânico

Fórum Específico
Responder
Paulo Simões

Veleiro transoceânico

Mensagem por Paulo Simões »

Este outro projecto do Carlos Mariano - Cantieri navali artesanali, é um veleiro transoceânico á escala 1/14, tirado de um protótipo desenhado pelo gabinete de arquitectos navais finot.
Com site a consultar.

O modelo é um protótipo, open 40 pés, barco desenhado para ventos de pôpa, extremamente rápido nessa situação.

Agora já percebo o porquê da designação "Cantieri navali" 8)

Imagem

Imagem

Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano »

Tenho o meu trans -oceânico quase pronto , já preparei as velas e o aparelho já funciona na totalidade, ficando só a faltar certos adereços que não influem na navegação.
queria testá-lo agora em setubal, vamos ver se o tempo ajuda.
Neste barco não tenho palpite nem certeza nenhuma acerca do seu desempenho ,vai ser uma incógnita! vamos ver o que vai dar.
Carlos Simões
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado out 08, 2005 8:19 am
Localidade: Setúbal

Mensagem por Carlos Simões »

O veleiro transoceânico do Carlos Mariano presente na INAUGURAÇÃO da Marina do Lago dos Arcos, um projecto turístico-imobiliário que envolve a construção de uma Marina, hotéis, apartamentos, moradias, :roll: :roll:
É um expectaculo! :D :D
Saudações Náuticas
Carlos Simões

carlossimoes@yahoo.com

"MM - SHARK - POR40"
"MicroMariano - ZURICH- ESP 5885"
"RCLaser - POR101"
"ROAZ - POR101"
Paulo Simões

Carlos Mariano Escreveu:Neste barco não tenho palpite nem certeza nenhuma acerca do seu desempenho, vai ser uma incógnita! vamos ver o que vai dar.
Vindo de quem vem, não tenho dúvidas nenhumas... :P
Paulo Simões

Como parece que vai estar bom tempo,
podemos contar com a presença da banda filarmonica dos caparrudos de alcoentre, para abrilhantar o lançamento á água (não entendam que o barco vai ser atirado) do veleiro Trans-Mariano-Oceânico.

Como podem ver pela foto da ultima inauguração vamos ter bastante público. :shock:

Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Não faltarão as Ginjinhas de Vale de Vilão , e o Cabo Molas (Terror da Barragem de Montargil) a recitar poesia. fosca........se ! eh! eh! eh!
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

E com os testes em Setúbal feitos,concluí que, continuo a não obter performançes da classe de 1 metro, mas tenho uma navegação tão realista com este modelo que por vezes até parece que estou a ver um real! (Está tolinho de todo) . :roll: :roll: :shock:
O passo seguinte , será construir um kit de velas especiais de " alto rendimento" que estes modelos costumam aparelhar,em ventos fracos,e para a super navegação de popa arrasada ,em que estes barcos atingem velocidades de os fazer planar, vamos ver o que acontece no modelo. :?:
Luís Tavares
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 11, 2005 11:19 am
Contacto:

Mensagem por Luís Tavares »

Paulo Simões Escreveu:Como podem ver pela foto da ultima inauguração vamos ter bastante público.
E olha só quem também lá estava:
Imagem
Última edição por Luís Tavares em segunda dez 12, 2005 6:01 pm, editado 1 vez no total.
Luís Tavares
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Boa Luis bem catado ,bué de piada!!!!
Paulo Simões

Luís Tavares Escreveu: E olha só quem também lá estava:
:lol: :lol: :lol:

Eu sempre disse que os ares do Poceirão animam a malta... :idea:
Vega

Mensagem por Vega »

Carlos Mariano, desculpe a minha ignorância no que respeita à miniaturas, mas gostava de saber porque é que os lemes são sobredimensionados na miniatura (área), em relação a um veleiro de regata em tamanho natural?
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Amigo, isso é uma exigência dos modelos que são para rádio controle (navegantes) , lemes avantajados e quilhas de grande tamanho são essenciais ao perfeito controlo do modelo rc . Também já fiz uma experiêcia de por os lemes mais pequenos , acontece que se perde a direcção do barco ( deixa de ter uma resposta precisa), e pior ainda se reduzir a quilha, vira desgraça total.
Vega

Mensagem por Vega »

Os barcos de regata têm lemes de pequena área porque como sabe toda a área submersa contribui para o atrito do barco na água. O mesmo barco com lemes mais pequenos será mais difícil de controlar, mas mais rápido. Provavelmente num veleiro em tamanho real o acerto das velas é mais preciso e "sente-se mais o barco", pelo que é mais fácil pilota-lo com um leme mais pequeno...mas se as velas estiverem fortemente desajustadas (vela a mais) não há leme que resista.
Espero não estar a chatea-lo. Gostei bastante do seu barco, mas achei os lemes desproporcionados, daí a pergunta.

O seu barco é bonito, mas diga-me lá o que pensa deste?
Imagem[/img]
Paulo Simões

Olá Vega,
é conveniente que as imagens não ultrapassem as medias 800x600 para poderem ter uma melhor leitura. Se puderes alterar as dimensões da imagem que colocaste (está com 2500x1875), eu agradeço.
JERD
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: segunda jan 30, 2006 6:48 pm

Mensagem por JERD »

:D
JOSUE
AM 40.695
v.f.xira
Vega

Mensagem por Vega »

Não tem nada que agradecer. Desculpe a ignorância.
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Mais uns pormenores em estaleiro do Open 40
pode-se ver o carro da vela grande móvel

Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Imagem
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Nestas fotos ,estão os detalhes da cablagem funcional,do aparelho de içar velas ,com a ajuda dos molinetes e cunhos de amarração.Os cabos seguem depois por dentro do mastro.
A acastilhagem é do Graham Bantock e dos franceses L´Octant. Peças como boom jack , afinadores de brandal e roldanas. Molinetes ,varandins e muito mais é feito em casa.O Perfil de mastro é cap maquettes,assim como o pano de velas.
Responder