360º

Responder
Helderluiss
Almirante
Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

360º

Mensagem por Helderluiss »

Necessito de uma ajuda para modificar (se possivel) um servo para fazer uma rotação de 360º . Penso que seja improvável faze-lo, se for esse o caso conhecem servos de tamanho "standart" que o façam(conheço alguns winch, nomeadamente o HS-785HB que até faz 3 voltas e meia mas é demasiado grande).

Os digitais para mim são completamente desconhecidos, sei que são possiveis de programar, não sei como, nem se um rádio com uns 6 anos os pode utilizar.

Alguem :|
RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta ago 10, 2006 10:22 am

Mensagem por RogerPro »

Boas, pelo que percebi quer fazer o servo rodar 360º mas comandado por um canal do radio?
Fazer isso a um servo normal penso que não da, porque os servos convencionais tem no interior um potenciometro mecanico que fisicamente esta impossibilitado de rodar isso tudo, deve ser possivel talvez ums 280º mas tera que cortar o batente mecanico e adicionar umas resistencias ao potenciometro para enganar os limites da rotaçao.
Se o tamanho da montagem nao for problema acho que ha uma solução para dar os 360º, è substituir o potenciometro por um multivoltas, a rs-amidata tem ums pequenos que dao 3 voltas.
A primeira impressão é a que fica, mas só se o toner fôr bom!
Helderluiss
Almirante
Almirante
Contacto:

Obrigado pela rápida resposta.

Bom, para um zero como eu na electronica isto vai ser um desafio. O multivoltas de que falas, podes precisar a referencia. Estive no site mas não dei com ele.

Entretanto tenho andado em pesquisas pela net e encontrei um cuja referência aponta 360 mas que me parece ser de movimento continuo.

HSR-1422CR
Helderluiss
Almirante
Almirante
Contacto:

No entanto a tua solução parece ser porreira e se permitir o ajuste da volta a dar melhor ainda, ou seja se ao invés dos 360 poder ajustar para 180 ou 260 isso era ouro sobre azul ;-)
RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra

Mensagem por RogerPro »

Aqui neste link http://mypage.yhti.net/~dmcdnld/s148retract.htm
pode ver o principio de aumentar os limites de rotaçao de um servo, usando varias resistencias de diferentes valores pode aumentar o angulo até ao limite fisico do potenciometro original do servo, pode fazer testes com 2 potenciometros tipo trim-pot de 10kohms para ver se da para o que quer, e depois no fim mede o valor dos trim-pot e substitui por resistencias de valor igual.
Em relação ao multi-voltas so amanha è que lhe posso dizer a referencia , tenho ums que mandei vir a pouco tempo no trabalho.
Helderluiss
Almirante
Almirante
Contacto:

Ok, fico a aguardar.

Bom link ;-)
Ainda acerca do multivoltas,(ficou a duvida) é possivel alterar com este tipo de potenciometro o curso do servo, ou seja, o objectivo é 360 mas se pretender 180 é possivel afinar.

Ps:Trata-me por tu que eu agradeço :mrgreen:
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Mensagem por Carlos Mariano »

Artur se poderes dar as referências todas desta " Enchoca"sem muito paleio eu arquivo e aproveito,já andei a ver se compreendia ,mas escapou uns promenores
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Então e o potenciometro em principio é um Linear,igual (ou o mesmo ) que trás o servo ?Alinha-se aquilo tudo cá fora e só tem um picolete para travar a volta do carreto grande ,espero que tenha -me feito compreender
RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra

Mensagem por RogerPro »

O potenciometro que aconselho è este http://www.rs-portugal.com/cgi-bin/bv/r ... cheID=ptie

Potenciómetro 3 vueltas 5K 22mm
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Rogério poderá ou não dar três voltas ,dá três se for preciso ,mas se o material entre mãos fôr apetitoso, a gente dá umas três não :lol: :lol: :lol:
Carlos Simões
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado out 08, 2005 8:19 am
Localidade: Setúbal

Mensagem por Carlos Simões »

Saudações Náuticas
Carlos Simões

carlossimoes@yahoo.com

"MM - SHARK - POR40"
"MicroMariano - ZURICH- ESP 5885"
"RCLaser - POR101"