Servos para veleiros

Responder
Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado dez 23, 2006 10:07 pm

Tabela

Mensagem por Carlos Silva »

PJesus, è verdade que os servos abrem normalmente mais que os 60º mas os fabricantes não apresentam o valor de abertura máxima.

Alguns fornecedores apresentam: (vc/abert) Velocidade: 0,16 segundos / 60º com 6V.
Este é o Futaba S3010
O mesmo servo no fabricante apresenta o seguinte valores: Transit speed: 0.15 Sec/45°. Em que é que ficamos :twisted:

Abertura máx nicles. :mrgreen:

Há um servo especial para veleiros com braço de 12cm e nesse caso dizem ter uma abertura de 140º. (carito por sinal) :shock:

Penso eu que a maioria destes servos Standart sem modificações abre á volta de 90º + ou - . ( penso eu ) :Anjinho:

Fiz uma tabela para mim com várias aberturas, falta fazer as contas para um servo com um determinado torque e na medida em que se fôr aumentando o braço, qual será o torque efectivo :?:

Considerei como normais tq. de 6Kg e 8Kg e deixei um em branco para preencher com outro tq. dos mais usuais.

Se alguém quiser ajudar nas contas, ou melhorar está á vontade, é preciso participação. :neutral13:

Imagem
Tabela com leituras para escota directa

Se acharem não te interesse por qualquer razão podem apagar a msg. :naomexer:
Última edição por Carlos Silva em sexta set 21, 2007 6:39 pm, editado 1 vez no total.
Imagem
-- Courageux ll --Cumprs. -- Rita SS
fernando coelho
Sargento-Mor
Sargento-Mor
Registado: quinta jun 15, 2006 11:53 am
Contacto:

Mensagem por fernando coelho »

Carlos Silva,

Se calhar este link possa vir a resolver algumas questões:

http://www.onemetre.net/Build/Armwinch/armwinch.htm

Nos IOMs, usamos um servo (19Kg/cm :neutral1: :neutral1: ) com um braço de 80mm a fazer 120º e puxamos + ou - 260mm de escota.

Obviamente que o ponto de ancoragem da escota altera muita coisa, mas este site ajudou-me muito na construção dos meus IOMs.

Espero que tenha ajudado
IOM - Victoria - SeaDolphin

POR 25
Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Fernando Coelho esse link é o máximo o sr. em questão é um crack na matéria o pior é conseguir acompanhar uma pessoa com aquele andamento.

Já conhecia o link acho que através duma referência sua a ele noutro tópico já á mais tempo.

No meu modelo o grande problema vai ser a mudança da escota directa para uma com ponto de ancoragem. Para conseguir essa mudança tenho que mudar a bancada do servo, posso utilizar um braço mais pequeno, pois só preciso de mover a escota 11cm.

O grande problema é o modelo ser pequeno e para mudar as coisas dá bastante mais trabalho.

Obrigada pelas dicas eu estou a ter em conta estas e as dadas anteriormente.

Ps: 19kg de servo chiça penico. :shock: Mas as 162g não é um bocadinho de peso a mais num IOM :?:
Imagem
fernando coelho
Sargento-Mor
Sargento-Mor
Registado: quinta jun 15, 2006 11:53 am
Contacto:

Mensagem por fernando coelho »

Carlos Silva,

Isto tem tudo a ver com os €€€.

Há servos com menos de metade do peso mas custam quase o dobro.

Quando for grande vou ver se arranjo um mais leve e mais caro. ;-)

No fim do dia, um pouquinho de peso a mais nunca parou ningem de andar rapido. :!: :!:

Ando á procura dum "kit de unhas" nas lojas de modelismo mas parece que estes kits estão, para agora, esgotados. :neutral19:
IOM - Victoria - SeaDolphin

POR 25
Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Fernando Coelho,

Se encontrar esse kit, veja se têm o completo com mãozinhas e bracinhos que eu estou a precisar tb ;-)

Eu já acho os servos normais caros, mas esses especiais, então os tipos esticam-se á grande :!: :!: :!:

Cumps.
Imagem
Rui Martins
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: terça nov 07, 2006 1:18 am

Mensagem por Rui Martins »

Gostei dos cálculos feitos par saber com precisão o curso do braço de um servo nas suas diferentes posições ao longo do comprimento do braço.

Fiz isso por tentativas e não cheguei a resultados sequer parecidos com esses. Mas ficou tudo a funcionar :mrgreen:

Quanto ao kit de mãozinhas ando à procura disso na Net. No motor de buscas já procurei em "kit of little hands in plastic bag", "kit of velvet little hands" e em "petit mains en kit pour travailles manuelles" e ... nada. Vou fazer mais buscas nos mercados orientais, pode ser que exista por lá alguma cópia de um kit destes (o mercado chinês está excluído porque não estou para depois ter de modificar aquilo tudo). Desculpa a piadinha Miguel, mas não resisti
Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Aqueles cálculos são da mais recente e ultra secreta análise matemática made in USA, que foi sujeita durante seis meses á assinatura do congresso do dito Pais para exportação.

Sem estes cálculos até se podem pôr os modelos a trabalhar, aliás esse nunca foi o problema, trabalhar trabalham mas bem, só com os ditos. :neutral1:

Kit mãozinhas está no mesmo sítio á espera de assinatura, já lá vão uns bons anos, daí a nossa dificuldade. :D É esperar. :!: :!: :!:
Imagem
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente »

Boas,

Muito interessante!!!
Os cálculos para veleiros rc.

Ver cálculos e depois calc tiro servo.zip