Servos para veleiros

Responder
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Servos para veleiros

Mensagem por Carlos Mariano »

Aqui se apresentam tipos de servos para veleiros
wolfbane
Grumete
Grumete
Registado: sexta ago 18, 2006 4:36 pm

Mensagem por wolfbane »

oiii
k servo e k acham k seria adequado para um trimaram com +\- 1m2 de area vélica?????
parabens pelo optimo forum k me tem ajudado imenso

fikem :D
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente »

Boas,

Será que algum dos entendidos, poderia referir algo sobre este assunto, sff?

Por exemplo:

-Servo de braço.
-Servo enrolador.
-Quais as diferenças e aplicações.
-Como é a relação do servo com a área vélica.
-Etc...

Um muito obrigado
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

miguel Escreveu:Boas,

Será que algum dos entendidos, poderia referir algo sobre este assunto, sff?

Por exemplo:

-Servo de braço.
-Servo enrolador.
-Quais as diferenças e aplicações.
-Como é a relação do servo com a área vélica.
-Etc...

Um muito obrigado
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Uau!!! :shock: Isso o Topas "formiga" ficava um espectáculo, desaparecendo aquela retranca "idiota"!!! :shock:
E era muito mais real...

Temos que conversar. ;-)

No entanto, quando o cabo está folgado num dos lados (até o estai ou a genoa voltar a encher, enquanto está aproado ao vento) como de fará para não se "ensarilhar" tudo? Com elásticos?

Saudações
miguel
Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 24, 2006 10:55 pm

Mensagem por Manuel Sá »

:shock: :shock: :shock: :neutral10:
MM "POR 50" - "Zinha" (ch 61 - 35.010)
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Veio uma resposta, sai uma pergunta!
(para apagar)
Última edição por Miguel Parente em sexta jun 29, 2007 2:34 pm, editado 1 vez no total.
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Vieram vários desenvolvimentos...tiro outra pergunta!

(para apagar)
Última edição por Miguel Parente em terça jul 03, 2007 11:44 pm, editado 1 vez no total.
Filipe Seguro
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quarta jan 04, 2006 6:26 pm
Localidade: Japao

Mensagem por Filipe Seguro »

Miguel, e vai mais um repeat , pra ver se alguém vê :mrgreen: :neutral1:
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Está bem, pronto!!!
Ok, eu espero que vocês "estudem" mais qualquer coisa sobre servos... :neutral1:

Mas, POR FAVOR, não demorem muito, para o pessoal não comprar mais coisas dessas (é que eu já tenho um e as frequências são todas iguais!!!)... :mrgreen:

:idea: Mas, tenho uma ideia: :idea: como se trata de ..."Afinação de barcos à vela"..., ..."servos para veleiros"... , aqui não há-de haver esse problema!!! :Yahoo:
Fico a aguardar.

Um muito obrigado
miguel (e, acho, que mais uns quantos...)
José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: segunda out 16, 2006 10:29 pm

Mensagem por José Franco da Costa »

Meus caros amigos membros deste Fórum.

Continuo a acompanhar, com interesse e atenção, todos os desenvolvimentos que são tratados no Fórum. Tenho agora muito tempo disponível para o poder fazer com uma assiduidade enorme.

Já há tempo que "ando de olho" neste tópico em particular. Porquê? Porque, como sabem, ando a montar um veleiro - o meu primeiro veleiro - e um tema destes teria, naturalmente, o maior interesse.

Mas, face ao deserto que o tópico tem sido, começo a convencer-me que sou o único membro do Fórum ignorante nesta matéria e que, afinal de contas a avaliar pelo desinteresse que este tema causou na comunidade, a dita matéria deve ser inquestionável (ninguém tem dúvidas) e sem qualquer interesse (ninguém intervém), se calhar, pela sua vulgaridade.

Vejam só: o tópico foi criado em Set 2006. A primiera mensagem sobre o tema - é do Wolfbane - e só foi publicada quase 3 meses depois da criação do tópico. Hoje (quase 7 meses depois), não há registo nem de qualquer resposta que lhe tenha sido dada, nem de qualquer outra nova mensagem até ao presente.

Já sei vão dizer que foi a célebre fúria do "apagão". Se foi isso, então apagaram mensagens com interesse informativo e mantiveram outras - como as actuais primeira e segunda mensagens deste tópico - que, na forma actual, não servem rigorosamente para nada.

Tanta "lenga-lenga" até agora serviu apenas para fundamentar um desabafo e lançar um alerta para o estado de um tópico potencialmente muito interessante para os amantes dessa modalidade. A intenção é construtiva e vou, por isso, arriscar-me a colocar algumas questões que muito gostaria ver abordadas pelos membros deste fórum que sobre o assunto tenham alguma informação.

Recuso-me a acreditar que ninguém saiba nada sobre esta matéria ou que ela não tem mais interesse do que muitas outras que continuam, no Fórum, a ser abundantemente apresentadas.

Li, numa interessante discussão sobre definições de construção dos MM, o nosso colega Carneiro dar a entender que um vento de 15 nós (~28 Km/h) é um vento "fortezinho" que já põe dificuldades à navegação dos MM com a área vélica base do modelo.

A minha ignorância não me deixa discernir se aquela velocidade põe também dificuldades noutros veleiros de dimensões diferentes das dos MM. Digam lá, se fazem o favor, põe? :D

De uma forma tosca (no sentido de pouco rigorosa) os meus conhecimentos profissionais levam-me a poder dizer que um vento excepcionalmente forte terá velocidades da ordem de 100 km/h ou superiores. Pelo que a tal ventania de 15 nós a que o Carneiro se refere, até me parece - meramente por comparação dos valores extremos das velocidades da brisa e do ciclone ... - um limite superior perfeitamente aceitável.

Se assim for, e mantendo uma razoável aproximação, diria que a pressão produzida numa superfície que se opõe frontalmente ao vento será da ordem dos 30 kg/m2 (0,003 kg/cm2).

Será que então posso afirmar que um servo para comandar as velas terá de ter, no máximo, uma "força" de 0,003 x área vélica (em cm2) (ex. 0,003x1600 = 4.8 Kg)? Manifestem-se lá, se faz favor. :D

Sabendo que essa força é um "torque" (e não uma força como habitualmente todos - e eu também - dizemos ... ) qual a influência do tamanho do braço do servo? Quero com isto ver discutido se num servo com um determinado "torque" é indiferente o tamanho do respectivo braço. Cada um faz o que mais lhe convier e o servo está lá sempre a responder bem? Que acham? :D

Vou acabar (não aplaudam esta decisão, se faz favor ... :oops: :oops: ) mas antes quero agradecer ao Miguel pela persistência e ao Artur pelos conhecimentos que partilhou neste tópico.

Aproveito também para lembrar que ontem também houve o apagão neste tópico ... :oops: e para afirmar publicamente ao Paulo Simões, que estou com ele e sempre disponível para "empurrarmos com a barriga" não só o Fórum como a divulgação desta modalidade. Ás tuas ordens Paulo! :D

E agora, venham os contributos! :mrgreen: :mrgreen:

PS. Para o Yamaha, ainda não comprei mas já decidi qual o "torque" a adoptar para o servo das velas ... fui-me baseando nos números que já avancei ... dava-me jeito saber se não vou fazer asneira ... :roll: :roll: :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,

José Franco da Costa
pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus »

Creio que a verdade é que no modelismo muitas das coisas são feitas na base da tentativa-e-erro, ou por ter ouvido dizer.

Raramente alguém faz uma abordagem científica como a tua, Franco. :)

Dou um exemplo... quando comprei o Northwind não sabia nada de modelismo náutico (o que é um pouco menos do que sei agora).
Quando o comprei não sabia que servos havia, p.ex.
Comprei um rádio de 4 canais porque queria controlar independentemente as 2 velas, e ainda bem que o fiz porque os Futaba 3003 são fracos para controlar quase meio metro quadrado de pano. (até só para a grande tinha problemas, antes de re-estruturar toda a estrutura interior)

Em relação ao ser "vento a mais" (normal nos MMs) não terá tanto a ver com a força dos servos mas mais com o barco em si.
Um barco que pesa 900g não pode aguentar muito vento. Mesmo que o servo consiga caçar as velas o barco vai adernar tanto que não navega (há por aí uma foto que tirei ao MM do Luis Maurício com leme fora de água).

Como é fácil perceber, a área vélica reduz quadraticamente com a escala, o peso reduz cubicamente, mas o vento... mantém-se... :)
Ou seja, regra geral, quanto mais pequeno (e leve) o modelo menos vento aguenta.

PS:
Aqui fica a tal foto do MM do Luís:
Imagem
O limite não está no servo ou nas velas. Está mesmo no próprio barco.
José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Olá Tiago,

De facto, no modelismo (e não só ... ;-) ) segue-se muitas vezes o método tentativa-erro, como dizes e bem! ...

É um método de quase inevitável escolha - face aos nossos meios e saberes - sempre que se tem de desbravar novas soluções, já que a rigorosa reprodução de comportamentos reais em modelos tem muito que se lhe diga (e eu tenho alguma experiência profissional disso :oops: ).

Porém na minha opinião, um Fórum destes exigiria que as conclusões de toda essa experiência acumulada, fosse sistematicamente apresentada.

Sabes, é que não acredito que, os modelistas mais experientes, partam ainda hoje "às cegas" e a atirar palpites quanto à "força" do servo das velas ... :shock: :shock: ou que se conformem com os conselhos dos vendedores ... :shock: :shock: Mas, se assim for, então mais se justifica a discussão deste tema.

É para a partilha desses conhecimentos e experiências que apelo.

Mantenho-me esperançado e ... disciplinadamente à espera ... :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,

José Franco da Costa
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Carlos Simões Escreveu:Alguns dos servos utilizados nos veleiros, e suas caracteristicas
Servos HITEC

HS-311 - Leme
http://www.hitecrc.de/store/product.php ... 309&page=1

HS-475HB Velas modelos pequenos
http://www.hitecrc.de/store/product.php ... 309&page=1

HS-765HB Velas modelos grandes "servo de braço"
http://www.hitecrc.de/store/product.php ... 309&page=3

HS-785HB Velas modelos grandes "servo de tambor"
http://www.hitecrc.de/store/product.php ... 309&page=3
Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado dez 23, 2006 10:07 pm

Mensagem por Carlos Silva »

Pjesus escreveu:
Como é fácil perceber, a área vélica reduz quadraticamente com a escala, o peso reduz cubicamente, mas o vento... mantém-se...
Ou seja, regra geral, quanto mais pequeno (e leve) o modelo menos vento aguenta.
Salta á vista, Os comprimentos e larguras se reduzem proporcionalmente em relação à escala original. :D :D

O mastro e a retranca da maior num modelo de 1m devem ter aproximadamente 150 cm e 40 cm respect.

Se quisermos reduzir esse modelo para RG-65, acha-se o factor de escala: fe=Comprim. desej / comprim. do modelo
logo= 65/100 = 0.65

Mastro= 150*.65=97.5cm
Retranca=40*.65=26cm

Partindo do princípio que conseguimos meter as velas da altura do mastro nos dois casos para facilitar as contas, temos que com o mastro original 150*40/2=3000cm2 de área vélica. Com o mastro para RG-65 = 97.5*26/2=1267.5cm2 de área vélica.
Só considerei a vela grande....

Com a exposição do José Franco da Costa que eu acho estar impecável temos que os (0.003Kg /cm2)

Num caso 0.003*3000=9Kg no outro 0.003*1267.5=3.8025Kg

O vento mantém-se mas a força exercida nas velas é muito menor, parece haver qualquer coisa que não joga bem.
:oops:
Fica tb. demonstrado se as contas estiverem certas, a redução quadratica das superficies. :D

Este assunto dos servos é bastante mais complicado do que parece á primeira vista, havendo uma sèrie de factores a considerar. :mrgreen:

Abraço
Imagem
-- Courageux ll --Cumprs. -- Rita SS
José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Carlos Silva escreveu:

O vento mantém-se mas a força exercida nas velas é muito menor, parece haver qualquer coisa que não joga bem. :oops:
Como a acção do vento foi apresentada sob a forma de pressão (força por unidade de superfície) isso determina a variação que notou e faz com que a força seja directamente proporcional à área vélica.

Assim, quanto mais pequeno for o modelo (e, portanto, a sua área vélica) menor a força em jogo.

Julgo que a sua dúvida fica assim "arrumada". :D

Este é um assunto obviamente interessante e ... vasto. :oops: :oops:

Obrigado pelo seu contributo. Oxalá venham outros ... :neutral9: :neutral9:
Cumprimentos,

José Franco da Costa
pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus »

Carlos, não sei se percebi correctamente o que querias dizer pois estou a ler isto meio de fugida (cliente aqui ao lado....:oops:)...

Mas a força na vela dum barco pequeno é menor, claro.
A questão que eu levantei é que se a escala reduz 0.65 a área vélica reduz para o quadrado disso e o peso para o cubo.

Ou seja, temos 65% do comprimento, 42% da área vélica e 27% do peso.

Isto tudo teoricamente, claro, assumindo uma escala perfeita, que nunca (ou muito raramente) é o caso - o que atenua um bocado (muito!) o efeito.

Um exemplo... o Northwind tem 91cm e pesa cerca de 3kg. O Micro Magic tem 53cm e pesa 900g (pelas contas o MM deveria pesar umas 230g, era impossível nabegar com ele :D)

Divaguei um bocado, não foi? Desculpem lá... :roll:
Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

José Franco da Costa, eu tentei demonstrar a frase que o Pjesus escreveu, para ser mais fácil de entender por todos os membros do site. a frase explica como se muda uma escala.

Ele diz no final da mesma, que o vento mantém-se, essa é a parte que eu não concordo, o vento mantém-se mas exerce uma força na mesma razão quadratica, donde não deve ser por aí que o modelo fica mais instável, penso eu. :?

Pjesus cuidado com os MMMs. Com que então duzentas gramas. :TomaLa: :TomaLa: :TomaLa:

Fiquemos então á espera dos eruditos, já me sentei...

Cumpr.
Imagem
pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus »

Carlos Silva Escreveu:Ele diz no final da mesma, que o vento mantém-se, essa é a parte que eu não concordo, o vento mantém-se mas exerce uma força na mesma razão quadratica, donde não deve ser por aí que o modelo fica mais instável, penso eu. :?
Acho que já percebi a confusão... :)

Quando digo "o vento mantém-se" quero dizer que 10 nós de vento são 10 nós para qualquer barco, independentemente do tamanho.

Ao mudarmos a escala, a força/pressão total que o vento exerce nas velas reduz quadraticamente porque a área vélica também reduz quadraticamente (como demonstraste).

Mas o peso que temos disponível para equilibrar essa força do vento diminui cubicamente (na teoria, mais uma vez, na prática não se verifica).

Ou seja, o limite dos barcos pequenos é o peso disponível para equilibrar a acção de "pêndulo" que o vento faz nas velas.

Por estas razões, um escala 100% correcto muito dificilmente navegará decentemente, e pior quanto menor o barco.

Daí que se usem vários truques:
- não redução cúbica do peso - o tal MM de 200g :lol:
- aumento do tamanho do patilhão (uma vez que, sendo uma alavanca, a força que este exerce para equilibrar o barco é igual ao produto do comprimento do braço - patilhão - pelo peso do bolbo)
- ligeira redução da área vélica

Mexer no peso tem a vantagem de não ser visível na escala ;-)

É também esta a razão pela qual se riza ou se usam velas menores, porque quando o vento aumenta muito o barco já não tem patilhão para equilibrar.
(seja em modelos ou em vela 1:1)

É tudo uma questão de equilíbrio, um barco mais leve nem sempre é o mais rápido (esse tal MM-teórico de 200g só ia andar com pouquíssimo vento ;-) ).

Apesar de termos entretanto fugido ao tema do tópico, isto serve para dizer (e era essa a minha intenção original) que em muitos barcos não é a força do servo que limita o desempenho! Ou seja, não é por meterem um servo de 20kg num MM que ele vai aguentar 30 nós de vento. Porque não vai. :)
Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Chiça abriste algum compêndio sobre arte naval, cinco***** essa explicação, apesar de correr o risco de fugir um pouco ao tema. :neutral10:

Houvesse mais destas discussões sobre temas destes e a todos ficavam a ganhar....

Abraço.
Imagem
Responder