Servos de velas

Responder
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Registado: domingo out 09, 2005 11:41 pm
Localidade: Cascais
Contacto:

Servos de velas

Mensagem por Carlos Mariano »

Lembrei-me deste pormenor,porque ainda consegui comprar dois Wirlwinch ,os meus são standard, gostei imenso do seu funcionamento ,são umas maravilhas ,pena não se fabricarem mais,têm protecção de polaridade ,e quando as baterias estão quase no fim bloqueia parando as velas ,e deixando-me o leme para o governo ,porreiro,já não é a primeira vez que fico sem bateria e consigo voltar só com o leme.
Que servos é que agora usam ,são os Australianos? um tipo não esfola a carteira no transporte?
jorge Camilo
Sargento-Mor
Sargento-Mor
Registado: sábado jun 03, 2006 1:53 am

Servos de velas

Mensagem por jorge Camilo »

Ola´

Estamos a usar neste momento, pelo preço, os servos 5745 da Hitec, servos de braço, com movimento de 120 º mas , usamos em vez do braço, um prato excentrico, com 9 cm de diametro.

Procura-se que ao caçar, o movimento excentrico da roda, vai diminuindo o raio do prato, aumentando consequentemente a força, à medida que mais caçamos.
Estes servos tem 18/20 Kgs de força e são utilizados nos autos RC e custam 75 €

Apareceram agora os novos hitec 5995, com 30 kgs com 6v, podendo ir até aos 7,2

São servos muito bons, e relativamente em conta, (aprx 110/120€)e são usados em robótica

Vou mandar fotos para perceberem o funcionamento
Marblehead - IOM - MM - Footy e tudo o que seja bonito de navegar
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Sr J .Camilo essse prato já me chamou a atenção ,deduzi que em vez do mov. brusco do braço ,o prato colocado excentricamente ,puxaria progressivamente o cabo da escota ,bem visto .Qto aos servos é uma boa alternativa aos carissimos Australianos ,Os de tambor da Graupner têm um incoveniente é o necessitarem de 7.5volts para terem força máxima,mais um pack extra,isto na vossa F 1 é logo chumbado
jorge Camilo
Sargento-Mor
Sargento-Mor
Registado: sábado jun 03, 2006 1:53 am

Mensagem por jorge Camilo »

Ola Carlos Mariano

Temos que afinar essa coisa do " SR"............ :D

isto aqui entre nós é sem "S"

Quanto aos formulas , a que~stão da pilhas e numero de elemntos não se ´põe

A questão é de peso total que não pode ser inferior a quatro Kgs

Ora nós pretendemos sempre que o peso máximo vá abaixo da linha de água, e objectivamente, no chumbo, tendo em conta que o patilhão com chumbo não pode pesar mais de 2,5 Kgs

Logo sobra 1,5 Kgs para o casco, fittings, servos e pilha, pelo que o peso destas fica limitado ao nº de elementos minimos

Mas podemos usar os elementos e voltagem que quiser-mso
Marblehead - IOM - MM - Footy e tudo o que seja bonito de navegar
Carlos Mariano
Almirante
Almirante
Contacto:

Exactamente J.Camilo o vosso objectivo é concentrar o peso no bolbo ,que é o único meio dos barcos á vela de estabilização,e performance.
Em parte nas maquetes o que se passa é o mesmo ,embora os fitings ,as acastilhagens ,são um estorvo para o desempenho eficaz do veleiro ,por isso diferenciamos competição e escalas,cada um no seu melhor
Bruno Rebelo
Cabo
Cabo
Registado: domingo jun 25, 2006 10:07 am

servos de vela IOM

Mensagem por Bruno Rebelo »

olá

Actualmente existem dois servos de tambor (relação qualidade preço) de optima qualidade: o graupner regatta; e o futaba S5801. Eu comprei o graupner por ser mais barato (preço 120€) e por ser (pelas informações obtidas) mais fiavel. Estou contente com o servo mas ainda não tive a oportunidade de o usar com 7,2v, apenas o usei com 6v e comportou-se muito bem. Eu tinha um servo de tambor da hitec mas para iom é um bocado lento e perdia muito terreno na rondagem das boias e não só. :twisted:
Existem outro tipo de servos de tambor no mercado mas com preços mais elevados.
Actualmente as embarcações que permitem usar servos de braço, tem uma velocidade de manobra muito superior aos de tambor mas, no meu caso, a minha enbarcação (crossbow) não permite usar esse tipo de servos. :(
Parece que existe um servo de braço futaba muito pequeno, leve,com muita força e rapido para IOM?????????
No fim tudo dá certo. Se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.

Saudações Nauticas ~~~~~~~~~~_/)

Bruno Rebelo
IOM POR 50
Responder