transformação de servo

Responder
pedro barata
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta abr 10, 2008 8:42 am

transformação de servo

Mensagem por pedro barata »

boas, :neutral6:
como não consegui postar no tópico servos, resolvi colocar aqui :mrgreen:
depois de ter visto no modelismonaval.com um artigo que explica como transformar um servo normal em um servo de velas que roda continuamente para qualquer dos sentidos, resolvi tentar fazer o mesmo para ver se era capaz, porque não percebo quase nada de electónica e como estava a precisar de um servo de velas pequeno devido á falta de espaço e dinheiro esta foi a solução mais rápida e económica, mas consciente das limitações de força do servo 3/4 kg,
a alteração consiste em iliminar o potenciometro por duas resistencias 2k2 owms,com o código de cores, vermelho, vermelho,vermelho, ouro, deixa-se o fio do meio do potenciometro mais comprido para ir soldar ao topo das duas resistencias previamente soldadas á placa do circuito impresso no sitio onde estavam soldados os outros dois fios do potenciometro, depois de acondicionar as resistencias para caberem dentro do servo, envolvé-las num bocadinho de manga termo retrátil para evitar curtocircuito indesejado, por fim normalmente existe um pequeno troço que serve de limitador na roda dentada que sai do servo onde se fixa os braços de comando, esse pequeno troço tem que se retirar, senão o servo não rodava o pretendido, mais uma nota o ferro de soldar com poucos wotts e com ponta fina para evitar aquecimentos desnesessários.
fica aqui algumas fotos do trabalho,
Imagem

Imagem

Imagem

no meu caso está tudo a funcionar bem, só tive que afinar o trim do comando para uma posição de centro onde ele não roda para lado nenhum, que não é nesessáriamente o centro do trim.
devido ao meu pouco conhecimento de electrónica e da minha explicação muito resumida e para mais informações detalhadas aconselho a irem ao site modelismonaval.com, com o que lá está e ver os bonecos dá para preceber a coisa :mrgreen:

http://www.modelismonaval.com/foro/view ... 22&start=8

cumprimentos

pedro barata
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Re: transformação de servo

Mensagem por Miguel Parente »

Andava perdido na construção do Farol:
Luís Tavares Escreveu:
PAULO PEREIRA Escreveu:Como não percebo de servos expliquem-me lá em portugues como se modifica um servo para rodar 360º
A modificação mais fácil que conheço e que é a melhor para o caso do farol, é transformar o servo num simples motor lento.
Desaparece a electrónica interna, fica só o motor. Não há comando via rádio.
Arranja aí um servo velhote, e vamos a isto:
1. Abre o servo e dessolda o motor da placa;
2. Com uma chave fina levanta a placa e desmonta-a;
3. Solda os dois fios para a alimentação directamente ao motor;
4. No carreto final, corta o pino limitador;
5. É tudo. O motor será alimentado com um pack normal de 4.8V ( podes ir até 10V).
Imagem
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Mensagem por Miguel Parente »

Tenho que abrir o meu, para ver como fiz, pois pode ser comandado pelo rádio e não tem os "gingarelhos" que o pedro barata fez!!! :roll:
pedro barata
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra

Olá Miguel :neutral10:
é outra aplicação que se pode fazer e fica bem :D , com a transformação que eu fiz dá para motorizar barcos pequenos, tirando a caixa do servo ficando só com a electrónica e o motor o servo passa a ser o conjunto variador / motor, penso não estar enganado mas acho que o Artmar fez a mesma coisa na motorização do salva vidas, tenho que ir lá dar uma vista de olhos para confirmar.

cumprimentos

pedro barata
paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo »

Boas,

este tópico é relativamente recente por isso ainda não tinha visto. Está muito simples e bem explicado. :neutral10: :neutral10: :neutral10:
Se precisar de fazer esta modificação penso que sou capaz, apesar de não entender mesmo nada de nada de electrónica.

Abri um servo que tenho já avariado e encontrei a placa com componentes que não vejo nas fotos anteriores. Aquele rectângulo preto com as patinhas o que é ? Como é que sei o que é o potênciometro? Obrigado!
As fotos estão um bocadinho grandes demais, desculpem lá... :oops:
IMGP5690.JPG
IMGP5689.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
pedro barata
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra

Olá paulocapelo, de momento também não estou lembrado, eu estou como paulo, de elecrtónica não sei nada, o que sei é que o potenciometro é aquele botão redondo com trés fios que faz a inversão do sentido de rotação do servo e limita o curso é por isso que se ilimina e se subestitui por duas resistencias de sencivelmente metade dos owms do valor do potenciometro, se tirar a placa, do outro lado está o motor e também o potenciómetro, espero ter ajudado :D

cumprimentos

pedro barata
kamikaze
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda out 06, 2008 10:12 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por kamikaze »

Boas Paulo

esse quadrado preto com as "patinhas" é o integrado , o cérebro do servo . A função é comparar o sinal de entrada (que vem do receptor),
comparar com o ângulo (mecânico) do servo e equiparar os dois , se não fôr já esse o caso .
O potenciómetro , nessa foto , ainda está escondido . Tens de chegar aos carretos , lá encontras um componente com 3 patas , com um furo
ao centro.

:neutral6:
paulo capelo
Almirante
Almirante

Obrigado Pedro e João :neutral10: :neutral10:

É isto o potênciometro?
IMGP5691.JPG
IMGP5692.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
pedro barata
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra

sim é o potenciometro :neutral10:
pjmartinho
1º Tenente
1º Tenente
Registado: terça set 15, 2009 1:32 am
Localidade: Lisboa

Mensagem por pjmartinho »

Mais uma achega sobre este assunto...

http://www.youtube.com/user/jncaillet#p/u/5/AKlXg6qQcgw

A ideia deste video é fazer um guincho para um carro telecomandado, mas penso que o mm principio pode ser usado para varias outras aplicações.
Imagem
paulo capelo
Almirante
Almirante

Boas Paulo,
Muito esclarecedor o vídeo :neutral10:
Obrigado por partilhares. :obrigado:
Responder