"Vacuum Form Table"

As ferramentas que se usam, se compram e se inventam...
Responder
Helderluiss
Almirante
Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

"Vacuum Form Table"

Mensagem por Helderluiss » quarta nov 08, 2006 10:53 am

Link de uma mesa que qualquer um pode construir com materiais que se encontram facilmente.

http://www.halloweenfear.com/vacuumformplans.html

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta nov 08, 2006 12:34 pm

Isso dá jeito para fazer vidros de carros e ecrãs de motas e... errr...
oops... fórum errado :lol:

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Re: "Vacuum Form Table"

Mensagem por pjesus » sexta jan 09, 2009 4:39 pm

Não perguntes porque é que me lembrei disto.

Pelo que vi no teu blog foi assim que fizeste a capuchana/tolda/boné do Dufour...

Imagem

Imagem

Imagem

Podias elaborar um pouco mais sobre a técnica?

Obrigado,

Tiago

Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa

Mensagem por Flysafe » sexta jan 09, 2009 11:26 pm

Boas,

Se poder ser eu explico, tens que fazer um molde da peça que queres em gesso será o ideal, pode também ser feito de um bloco de madeira e esculpido, em esferovite não é ideal porque pode esmagar deformar devido ao calor e à secução, depois no bloco fazes uma quadricula com linhas e vais tirando material até chegar aos pontos pretendidos, afaga-se com qualquer coisa até o molde ficar até ficar muito polido esta é para o molde, depois para a mesa de vácuo para o aquecimento podes arranjar uma daquelas barras dos gralhadores eléctricos portáteis, a mesa pode ser construída em MDF e tem que haver uma bomba de vácuo, que neste caso poderá ser um aspirador, a mesa tem que ter uns buracos no tampo e um na lateral por onde o ar passa ao ser puxado, é conveniente que seja anti fuga levar uma género de selante por dentro.
A peça é aquecida pelas resistências até ficar macio, baixa-se para cima do molde liga-se o aspirador e se o plástico tiver na temperatura ideal ele molda e espera-se um pouco até quase arrefecer porque se se tirar antes, como este tipo de plástico tem memoria pode haver o risco de começar a voltar à forma inicial.
Entre a mesa e o aro que tem o plástico, tem de haver algo que seja uma junta de vedação para que quando se ligar o vácuo ele consiga puxar o plástico para a forma pretendida.

Eu já fiz uns quantos moldes para fazer uma canopys, como material para molde utilizei o gesso e depois fui esculpindo até onde queria depois foi só fazer a peça, um dos moldes tem 30 cm de comprimento e as linhas de demarcação das várias partes da frente da canopy foram feitas em alto relevo, todas as coisas que a gente quer que sai em relevo têm que ser feitas em alto relevo.
Como o gesso é um material muito poroso não houve a necessidade de se fazer buracos de respiração se o molde em questão fosse feito em madeira teria que se fazer vários buracos de um diâmetro reduzido para o vácuo chegar a todo o lado possível.

Espero ter ajudado ou não :D

Jlopes
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » domingo jan 11, 2009 1:31 pm

Pois, em teoria não parece muito complicado e há montes de aplicações em que isso daria jeito.
Um destes dias tenho que experimentar.
Obrigado!

MG
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado mar 15, 2008 11:49 pm
Localidade: Carcavelos

Mensagem por MG » domingo jan 11, 2009 8:08 pm

pjesus Escreveu:Pois, em teoria não parece muito complicado e há montes de aplicações em que isso daria jeito.
Um destes dias tenho que experimentar.
Obrigado!
Eu tamben (interesante para os runabout ) . :idea:

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » segunda jan 12, 2009 11:39 am

ArtMar Escreveu:A minha mesa, era uma caixa estanque com um tampo em aluminio de 2mm com 4 furos de 1mm por cm4, do tamanho A4.
Ó Artur, não tens fotos disso?
É que com"bonecos" um gajo tem sempre uma ideia melhor.
A mesa do link que o Helder postou no início parece-me demasiado high-tech...
ArtMar Escreveu:Fiz muitas carrocerias para Slots cars, e alguns cokpits de avião.
Pois, a primeira vez que pensei em experimentar era para fazer carroçarias para o 1:10...

Rui Martins
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: terça nov 07, 2006 1:18 am

Mensagem por Rui Martins » segunda jan 12, 2009 11:06 pm

Em também tive uma mas era para fazer copos em plástico :neutral18:

Mas agora a sério, já pensaram em cascos para barcos ou mesmo, o respectivo convés ? O princípio é o mesmo !

MG
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado mar 15, 2008 11:49 pm
Localidade: Carcavelos

Mensagem por MG » terça jan 13, 2009 12:11 am

Boas
SIM rui e muinto mais :idea: ;-) .

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » terça jan 13, 2009 12:00 pm

Rui Martins Escreveu:Mas agora a sério, já pensaram em cascos para barcos ou mesmo, o respectivo convés ? O princípio é o mesmo !
O princípio será o mesmo mas calculo que não seja tão fácil. Para moldar um plástico mais grosso um simples aspirador servirá? :roll:

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » terça jan 13, 2009 1:07 pm

Boas,
Rui Martins Escreveu:...já pensaram em cascos para barcos ou mesmo, o respectivo convés ? O princípio é o mesmo !
Uma grande parte dos barcos de compra, dos mais acessíveis, os cascos são feitos por este processo, as carroçarias dos carros também, tem um sem fim de aplicações, o plástico que usam é ABS mas pode ser outro, convém ser um pouco mais grosso porque vai ter que esticar bastante.

Todo o processo tem que ser mais ou menos automático, no caso da máquina apresentada, o plástico depois de aquecido tem que ir para cima do molde e o vácuo tem que funcionar logo e não pode haver fugas, caso contrário o plástico começa a arrefecer e quando se mete carga como está mais frio não vai correr muito bem.

É normal que um ou dois moldes não saiam bem e por vezes um pouco mais, até se conseguir acertar com todo o processo.

Um dos problemas, por assim dizer, será acertar com a temperatura do plástico não pode aquecer nem pouco nem demasiado, se aquecer pouco chega ao molde e faz as linhas gerais e os detalhes não os faz pode nem chegar a conseguir fazer nada, se for aquecido demais o que pode acontecer é que comece a sair pequenas bolhas do plástico, pode rasgar na altura de se fazer o vácuo, pode pingar, pode romper.

Depois outra coisa que os moldes não devem ter e ângulos negativos, porque isto impede que se consiga remover tanto o molde como a peça moldada, pode-se fazer uma placa com várias peças que serão coladas.

Os peças que vão servir para fazer a duplicação têm que estar completamente perfeitas, porque se não estiverem o que vai aparecer na peça moldada, vão aparecer como um espelho todas as imperfeições e vai-se notar muito.

O aspirador tem que ter uma certa força porque se for simples não vai fazer nada, tem que ter força para tirar o ar da caixa e puxar o plástico para baixo, quanto maior for o molde maior a quantidade de ar ele tem que puxar e este processo tem que ser rápido.

Eu tive a sorte de trabalhar com uma em que a peça ia ter com o plástico e não o plástico com a peça, o processo inverso do modelo apresentado, era uma caixa de metal, tinha uma alavanca, dois botões e uma bomba de vácuo de alto debito, colocava-se o molde dentro da máquina, por cima o plástico que ficava preso numa moldura, que depois era aquecido quando estava no ponto certo empurrava-se o molde contra o plástico, ligava-se a bomba de vácuo e esperava-se um pouco para o plástico não desmoldar, o arrefecimento é quase instantâneo.

Jlopes

Rui Martins
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: terça nov 07, 2006 1:18 am

Mensagem por Rui Martins » quarta jan 14, 2009 2:09 am

Boa explicação Flysafe.

Na realidade não será fácil. Já moldei canopys utilizando o forno para aquecer o plástico que estava preso numa moldura e não usava vácuo. Com as mãos (protegidas claro) segurava na moldura e pressionava (ou descia) o plástico contra o molde e a coisa resultava mais ou menos :Derretido: . Por vezes ajudava com uma pistola de ar quente.

É claro que o molde tem que estar perfeito, mas as pequenas imperfeições notam-se mais pelo lado de dentro do que pelo lado de fora e se o plástico tiver uma espessura adequada não ficará assim tão mal. Claro que como em todos os processos de moldagem do género temos que pensar na forma de depois retirarmos a peça do molde.

Como disse, não tenho experiência mas já vi fazer peças em plástico (ABS ?? - pareceu-me ser outro tipo de plástico). A peça em questão tinha um molde em madeira com vários furos para passar o ar do vácuo que era aspirado por um aspirador um pouco maior do que o normal (tipo pequeno aspirador industrial dos que se usam para se limpar os locais de trabalho - oficinas, ateliers, pequenos armazéns, etc. ) . Não me pareceu que tivesse um poder de aspiração, por aí além, mas era o suficiente para fazer o vácuo para moldar a peça em questão, tipo meio frasco de uma marca de um champô, que teria para aí uns 50 cm de comprimento por uns 30 de largura e uns 20 de altura ( estou a falar um pouco de cor, pois já foi há algum tempo )

Já agora vejam isto:

http://images.google.pt/imgres?imgurl=h ... T%26sa%3DN

Era um processo artesanal apesar de estar a ser utilizado numa firma que trabalha em acrílicos. Fizeram várias tentativas e após dois ou três insucessos as coisas começaram a correr bem e lá fizeram as peças necessárias.

Claro que talvez não se justifique este trabalho para meia dúzia de barcos.

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » quarta jan 14, 2009 12:57 pm

Boas,
KitPlasticPkg1.jpg
Rui Martins ontem a procurar umas coisas na net dei com isto, um barco termomoldado que modelo é isso agora não é importante, mas é para se ver as hipóteses possíveis, o plástico é relativamente barato quando comprado em quantidade e moldar um modelo depois de tudo afinado é relativamente barato, por trás disto tudo não nos podemos esquecer que temos que fazer moldes, temos que estudar o melhor solução, etc, etc.

Os aspiradores por assim dizer têm duas potencias a que a gente gosta, que é a que vem no equipamento do género 1600watts ou 1800watts e a que ele consegue fazer na realidade que são cerca de 400watts de aspiração, penso que o termo será este, antigamente o carrefor tinha isso descrito nos equipamentos que tinha agora ainda não me dei ao trabalho de ver se o Con.....te terá essa informação, é uma maneira de se vender mais.

Por acaso já conhecia a página deste tipo que fez as vestimentas para a Guerra das Estrelas.

As imperfeições vêm-se por dentro e por fora como se pode ver na imagem que o pjesus colocou por dentro também se vêm mas por fora vão-se notar muito mais é onde o sol bate e reflecte.
pjesus Escreveu:
Imagem
Jlopes
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » quarta jan 14, 2009 2:01 pm

Boas,

Fica aqui um exemplo de um molde que fiz para um avião meu a partir de um bloco de gesso com 4 kg e fui esculpindo até chegar onde eu queria.
DSC01487.JPG
DSC01488.JPG
DSC01490.JPG

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » quarta jan 14, 2009 2:16 pm

DSC01492.JPG
Isto foi um molde que fiz para um modelo meu com 4 Kg de gesso e fui esculpindo até chegar ao pretendido, o plástico de protecção ainda não foi removido por questões de segurança para não riscar o cristal.

Jlopes

pjesus
Almirante
Almirante
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta jan 14, 2009 3:36 pm

:shock: Tens fotos da mesa que usaste?

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » quarta jan 14, 2009 4:36 pm

A mesa que usei para fazer este canopy foi naquela que descrevi atrás que tinha bomba de vácuo acoplada :cry: tenho pena de não poder ter uma parecida.

Flysafe
Comodoro
Comodoro

Mensagem por Flysafe » quarta jan 14, 2009 5:16 pm

Boas,

Andei um pouco à procura para se perceber melhor do que estou a a falar e achei uma muito parecida esta é um pouco maior, deixo aqui o link

Fotos aqui
formech660.jpg
A peça de cima é o aquecedor o plástico fica preso entre a peça preta que é fixa com aqueles dois grampos rápidos e por baixo é onde se encontra o original que depois sobe para se fazer o vácuo, no link que está ai tem fotos e dois pequenos clips de vídeo que mostram o processo.

Jlopes

Helderluiss
Almirante
Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Mensagem por Helderluiss » segunda jun 10, 2013 10:39 am

Voltando a este assunto, alguem conhece empresas ou particulares que tenham este serviço? Tenho dois moldes negativos em gesso e preciso tirar uma peças.

Responder