Tunel de Vento

As ferramentas que se usam, se compram e se inventam...
Responder
Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: domingo nov 05, 2006 8:04 pm
Localidade: Elvas
Contacto:

Tunel de Vento

Mensagem por Carlos-Camoesas » domingo jun 26, 2011 12:19 am

:ferramenta: :neutral3:
Imagem
:Desvairado:
...Já dá para testar maquetas (ou secções) com 18x18x35 cm...
:Festejar:
Agora falta complementar com os acessórios e instrumentos de medida...
:Anjinho:
"In the End, we will remember not the words of our enemies, but the silence of our friends."
- Martin Luther King Jr. (1929-1968)
http://ovarcraft.com
Imagem

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quarta dez 13, 2006 12:43 am

Re: Tunel de Vento

Mensagem por alexmc » domingo jun 26, 2011 1:12 pm

:neutral10: :neutral7: :neutral10: :neutral7: :neutral10:

Carlos, tünel de vento jà hà; falta, agora, um tanque de àgua ;-)
~~~~~ Bons Ventos ~~~~~

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

Mensagem por paulo agra » segunda jun 27, 2011 10:05 pm

:shock: :shock: :shock: Carlos Não paras :madeira: :neutral3: :madeira: :neutral3: :madeira: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7:

Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Contacto:

Mensagem por Carlos-Camoesas » terça jun 28, 2011 12:07 am

Obrigado pelos comentários.

Comecei este projecto no início de Março e tenho-o desenvolvido até agora, grande parte do mérito devo-o à NASA (fiz alguns upgrades) e serve apenas de incentivo a uma obra de maior escala que pretendo concretizar...
Oficialmente, vou apresentar o projecto amanhã (não só o trabalho "académico" mas também este...protótipo material), depois de meses de estudo e desenvolvimento, é uma espécie de ..."tese").
Comecei por investigar o que existe em Portugal e para espanto meu, mesmo nas Universidades com pólos dedicados a esta área da investigação, os meios didácticos são escassos e pobres, existirão alguns 4, 3 deles fui visitar em trabalho e um é coisa séria mesmo e único no país!
Dos 3 que visitei e conheci, dois ficam, um aquém e outro em paralelo com o meu projecto.

Se bem que, aparentemente aqui num fórum náutico, este túnel de vento pareça descabido, não o é:

- Todos os veículos que se desloquem à superfície, são afectados pelo vento relativo e influenciados pelo atrito provocado pela massa de ar; antes, durante e depois da sua passagem. De outro modo não se compreenderia o estudo aerodinâmico em redor dos automóveis, não são apenas os aviões que sofrem dessa influência...

- Os navios, pelo facto de se deslocarem em água, devem também e naturalmente ser sujeitos a estudos hidrodinâmicos mas, grande parte dos navios (estou a falar da sua estrutura), desloca-se...no ar!

- Poderiam daqui e destes estudos (aerodinâmicos) ser excluídos os subarinos de verdade pois, são concebidos para se deslocarem debaixo e dentro de água mas, aqui deveremos separar o que são submarinos de facto e o que são submersíveis ( estes últimos, aparelhos desenhados para navegar à superfície, com capacidade e potencialidade para submergir temporáriamente) geralmente confundem-dse os dois conceitos mas, só depois da Segunda Grande Guerra, foram concebidos verdadeiros submarinos que, ocasional e temporáriamente se deslocam à superfície.

- Os primeiros protótipos de Hovercraft, foram testados em ambos; túneis de vento e o equivalente hidrodinâmico, tenho documentação escrita, fotográfica e filmes históricos dessas experiências, no final da década de cinquenta, do século passado.

Um abraço,

Carlos
"In the End, we will remember not the words of our enemies, but the silence of our friends."
Imagem

Genésio Machado Jr
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: segunda abr 02, 2007 1:58 am

Mensagem por Genésio Machado Jr » terça jun 28, 2011 3:33 am

Amigo Carlos
Confesso que não entendo nada de tuneis de ventos, mas que ele ficou bonito, ah isso ficou! :mrgreen:
Parabéns pelo pioneirismo?

Saudações
Genésio
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim."
(Chico Xavier)

http://i11.photobucket.com/albums/a165/ ... -p-1-2.jpg

MG
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado mar 15, 2008 11:49 pm
Localidade: Carcavelos

Mensagem por MG » terça jun 28, 2011 8:49 am

boas carlos
:neutral10: :neutral7: :neutral6: .

Rogério Paulo Basilio
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta abr 26, 2007 3:57 pm
Localidade: Queluz

Mensagem por Rogério Paulo Basilio » terça jun 28, 2011 10:25 pm

Boas

Parabéns pelo projecto e felicidades para o projecto...

Um abraço
Imagem
Rogério Paulo Basilio

Carlos-Camoesas
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Contacto:

Mensagem por Carlos-Camoesas » quinta jun 30, 2011 10:57 pm

Novamente agradeço os comentários.

A apresentação do projecto ("académico") correu bem e a nota foi boa. Só fui avaliado e essa era a única intenção e objectivo, pela parte académica em si; forma, formatação (mariquices do Word; espaços, tamanho e tipo de letra, capítulos, parágrafos, equidade,etc...) exequibilidade, orçamento, recursos, calendarização, etc...

Obviamente, pelo que já conheceis da minha personalidade, só sou e permito ser "formatado" até um certo ponto, a partir daí... sou Eu! Fiz das minhas...

Claro que tendo a certeza que o projecto seria o suficiente para uma nota positiva (desculpem a imodéstia mas, também já deveis saber que me assumo naquilo que sou...), no que respeita a regras, de propósito, quebrei as que achei suficientes, de modo a manter uma margem de dignidade pessoal e claro, segurança "legal".

Quebrei regras propositadamente mas, não as suficientes para colocar em risco a avaliação, medi as consequências! À margem dessa avaliação bem positiva (mas não o necessáriamente "formatado" para além da dignidade que me permito ter) fui elogiado pelo projecto em si , pela sua antecipada e efectiva concretização à escala e demonstração prática e convincente.

Devo salientar que esta apresentação foi apenas "académica", não fui avaliado pelo projecto em si mas, pela "metodologia de projecto", essa era a área/matéria em causa e em avaliação!

O projecto em si (Túnel de vento didáctico) será testado em ambiente lectivo e estou seguro que a uma escala maior, será brevemente concretizado a partir deste meu modelo que cederei gratuitamente para esse efeito...
...Convenci.
Imagem

paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

Mensagem por paulo agra » quinta jun 30, 2011 11:27 pm

:neutral10: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral7: :neutral4: :neutral4: :neutral4: :neutral4: :neutral4:

pedroportugal
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: domingo set 14, 2008 1:07 am
Localidade: vila nova de gaia

Mensagem por pedroportugal » sexta ago 26, 2011 2:12 pm

bom trabalho

ainda vai parar a nasa. :Yahoo: :Yahoo:

Responder