serra que uso para cortar madeira

As ferramentas que se usam, se compram e se inventam...
Responder
flexfoot
Grumete
Grumete
Registado: sábado jan 05, 2008 4:38 pm

serra que uso para cortar madeira

Mensagem por flexfoot » terça fev 26, 2008 10:02 pm

Boas, construí esta serra à 8 anos, baseei -me numa que encontrei numa revista de ferramentas para modelistas “Micro-MarK”.

Assim nasceu a dita, é composta por um motor de 24Vdc 3500 rpm., aproveitado de uma fotocopiadora que estava no lixo bem como todo o tipo de engrenagem e veios que utilizei.

Disco serra 50 dentes “Minicraft” único tipo de disco que na altura consegui comprar em pt.

Restante material acrílico alumínio etc., coisas velhas que aproveitei.
Após alguns problemas com a parte eléctrica, em que passei de um simples transformador de 24v para uma fonte de alimentação com intensidade constante e variação na voltagem, permitindo assim algum controlo na rotação de lamina.

Todo este esquema de engrenagens está bastante desgastado e actualmente tenho a dita toda desmontada (fiz estas imagens para as colocar aqui no fórum).

Neste momento já disponho de um sistema novo de transmissão (irei abandonar as rodas dentadas), em vez das três rodas dentadas irei ter duas bielas e uma correia de transmissão que segundo o mestre que me fez as bielas, irei ter um razoável ganho no número de rotações do eixo da serra.

Disponho de um velho disco de 50 dentes que terá que ser substituído, pegando na minha primeira questão no fórum “http://www.ptnauticmodel.net/forum/viewtopic.php?t=2352” peço a quem tenha experiência ou possua uma serra como a proxxon me ajude na escolha de um disco

tks

Imagem

2

Imagem

3
Imagem[/img]

4
Imagem
5
Imagem

:D :D

flexfoot
Grumete
Grumete

Mensagem por flexfoot » quinta mar 06, 2008 2:39 pm

:shock: **** NINGUEM ??? **** :shock:

Nem sequer uma opinião sobre este tema? Estranho? :? :?

Inscreví-me neste forum porque senti que existia um bom clima de entreajuda nos seus elementos e troca de conhecimentos mas nem um "Bem Vindo ao Forum" recebi :cry:

tks

Skipper
Contra-Almirante
Contra-Almirante
Registado: sexta set 22, 2006 1:32 am
Localidade: Caxias

Mensagem por Skipper » quinta mar 06, 2008 3:07 pm

Tem toda a razão flexfoot. Realmente deve ter havido aqui alguma distracção ou, no momento em que foi posta a sua msg, por qualquer razão, não despertou interesse.

Antes de mais, em nome do Forum (penso que o posso dizer) seja muito benvindo!

Se o seu interesse é o modelismo estático, sugiro que ponha esta mensagem no seguinte tópico: Estáticos Técnicas Subtópico - Ferramentas

Quanto à serra, não possuo nenhuma serra desse tipo e, que eu conheça, há 4 ou cinco membros que têm serras circulares da Proxxon.

Desde já apelo a quem possa dar uma "mãozinha" ao flexfoot que poste aqui a sua opinião.
O pessimista queixa-se do vento.
O optimista espera que ele mude.
O realista ajusta as velas.
Bons ventos!

Filipe Seguro
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quarta jan 04, 2006 6:26 pm
Localidade: Japao

Mensagem por Filipe Seguro » quinta mar 06, 2008 4:31 pm

Leroy Merlin do Forum Almada tem uma grande quantidade de lâminas das serras proxxon.
Eu proprio tenho uma proxxon, se precisar de ajuda, sempre às ordens :D

Cpts
Filipe Seguro

flexfoot
Grumete
Grumete

Mensagem por flexfoot » sexta mar 07, 2008 12:51 am

Olá Filipe, e obrigado
Eu já estive no Leroy Marlin de Almada, falei com alguns funcionários pouco sabem sobre as serras proxxon e restantes artigos , e encomendas, só para produtos expostos.
A minha dúvida prende-se nestas 3 lâminas “ Tipo de corte que proporcionam “temos 12,24,36 dentes. O motor da minha serra não é tão potente (rotação) como os originais, mas as suas prestações sempre foram boas.

(Para comprar na net hobbiesguinea pr. 33€)
Imagem

Eu estou inclinado para a PROX 28734 (24 dentes) julgo que não provocará um excesso de esforço no motor e que fará cortes limpos (ripas), mas seria sempre interessante ouvir as opiniões/experiência de alguém que use ou saibas as suas características.

tks :D

Manuel Barros
2º Tenente
2º Tenente
Registado: sábado nov 04, 2006 5:29 pm

Serra para cortar madeira

Mensagem por Manuel Barros » sexta mar 07, 2008 2:00 am

Boa noite, Flexfoot. Antes do mais, parabéns pela engenhosidade da sua serra. No tocante aos discos de corte, posso dar-lhe as seguintes dicas:
A serra circular da Proxxon, mod. FKS/E vem equipada de raiz com um disco de 80 mm de diâmetro, com 36 dentes tratados com tungsténio e carbureto. É um disco utilizado preferencialmente para cortar balsa, contraplacado, madeiras rijas e também macias, "polycarbonate" (desconheço a tradução técnica), plástico, alumínio e "PC cards" (desconheço a tradução técnica). Este disco tem o seguinte nr. de referência da Proxxon: 28 732.
É, digamos, o disco ideal para o corte de madeiras que usamos no nosso hobby e é certamente por isso que terá sido o disco escolhido para equipar esta serra. Já vi o vi a cortar e é francamente muito bom. Digamos que mete respeito. Relembro-lhe que este modelo da Proxxon FKS/E trabalha em velocidades que podem ser ajustadas entre as 4.400 e as 6.800 rotações. Custava há pouco tempo € 28,25 na Sell It, + os custos de envio.
Existe outro disco da mesma marca, com o nr. de referência 28 731, para cortes mais finos, de 80 dentes, utilizado para cortar madeiras rijas e macias, bem como plásticos. Custava € 14,25 + custos de envio.
Nota importante: Eu sou apenas um admirador dos produtos Proxxon, não vendo nem tenho comissão pelo aconselhamento, ok? (risos).
Um abraço.
Manuel Barros
À Vela é que isto é giro!
MM - POR 48

pafreitas
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante
Registado: terça mai 06, 2008 8:10 pm

Mensagem por pafreitas » quarta mai 07, 2008 3:13 pm

caro colega

quero desde já dar os parabens pelo engenho de fazer a sua propria serra. Eu andei uns tempos a tentar inventar algo semelhante mas frustrei-me com a minha própria incapacidade! POr isso Alguém q pega numa fotocopiadora e transforma numa serra de mesa tem a minha admiração profunda!

Dito isto no mundo das serras e de dentes de serra a esperiência dita q maior número de dentes = corte mais fino e necessariamente uma rotação superior para o corte em situações de materiais mais resistentes. Uma serra com 80 dentes deve permitir cortes milimétricos e com um bom motor cortar praticamente tudo q é madeira. Calculo q se vem de série na proxxon é pq é bastante polivalente. Os outros discos q falou presumo q serão mais indicados a cortes de madeiras mais rijas e inclusive metal.

Bem isto é a minha opinião e penso não estar enganado no q digo!!! :D

Se quiser colocar um diagrama de como montou esta máquina no link sugerido pelo moderador acho k seria uma contribuição magnifica para todos.

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quarta mai 07, 2008 3:32 pm

flexfoot Escreveu:Nem sequer uma opinião sobre este tema? Estranho?
Skipper Escreveu:Tem toda a razão flexfoot. Realmente deve ter havido aqui alguma distracção ou, no momento em que foi posta a sua msg, por qualquer razão, não despertou interesse.
Garantidamente!
A mim passou-me ao lado mas por vezes estou dias sem vir ao fórum e depois dou uma leitura "diagonal".

É de facto engenhosa esta serra.
O ano passado estive para comprar um berbequim dos baratuchos e adaptar para fazer uma serra deste género.
Depois comprei a da Proxxon (gama baixa) que, como já referi várias vezes, é fraquita para uma série de trabalhos, nomeadamente para cortar madeira mais rija.

Essa tua, Ricardo, parece dar conta de tudo o que é serviço!

Amador
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: quinta jul 03, 2008 8:31 pm
Localidade: Amarante

Serras para Madeira

Mensagem por Amador » sábado jul 12, 2008 11:35 pm

Boas

Em minha opinião, quanto aos discos de corte, eu acho que não sera necessaria a conpra de uma serra de topo de gama,
mas sim a construção da mesma da forma mais simples, como vimos nestas fotos.
Uma dica que queria deixar é o seguinte.
Quando estiverem a fazer um corte em madeira o disco deve estar o mais baixo possivel
Quanto mais desntes tiver o disco melhor funciona
Pelo menos assim me tem sucedido

Sem mais um Abraço

Amador

Responder

Voltar para “Ferramentas”