FERRAMENTAS

As ferramentas que se usam, se compram e se inventam...
Responder
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

FERRAMENTAS

Mensagem por Miguel Parente »

silvinosousa Escreveu:
Caros amigos, agora a desculpa de falta de ferramentas para fazer um mau trabalho, já não posso ter. :mrgreen:
Agora jásó me falta sabedoria e madeiras em condições.
Aqui vão as máquinas que já chegaram da Alemanha.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Estou aberto a sugestões quanto ao melhor aproveitamento destas maquinetas.
Um grande abraço a todos.
Silvino Sousa
Última edição por Miguel Parente em quinta nov 08, 2007 3:19 pm, editado 1 vez no total.
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

manel Escreveu: Boas tardes

Amigo Silvino Sousa :neutral7: pela boa aquisição.
as máquinas não trabalham sozinhas
:shock:

As máquinas não só trabalham sozinhas, como ainda, as dessa qualidade até ensinam a trabalhar :neutral1:
Arranje um pauzito maneiro, e vá treinando a fazer umas ripitas; tipo 1,5mm que será a espessura das cavernas do BB, vai ver que é do melhor :Duvida: :neutral3: :Yahoo:

Saudações
Última edição por Miguel Parente em quinta nov 08, 2007 3:19 pm, editado 1 vez no total.
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

pjesus Escreveu:
Belas aquisições.
Eu tenho essaa serra circular e devo dizer que, apesar de satisfeito, tem limitações.

A cortar madeiras mais porosas/leves parece manteiga mas a cortar faia, p.ex., tem que se ir avançando aos poucos, sempre com atenção ao led indicador de sobrecarga.
Última edição por Miguel Parente em quinta nov 08, 2007 3:20 pm, editado 1 vez no total.
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Manuel Barros Escreveu: Boa noite, Silvino.
Só agora li as mensagens deste tópico desde que esteve cá por Lisboa e navegou no Melody. Também já naveguei nele, agarrado ao leme. Sensação maravilhosa.
Quanto a ferramentas Proxxon, sou um adepto delas. Tenho algumas e gostava de ter mais.
Aquilo que o Tiago diz sobre a serra circular, é verdade. Eu próprio falei várias vezes com ele a esse respeito antes de ele comprar a que comprou, mas ele estava tão entusiasmado para comprar depressa e com um orçamento curtinho, que não só a comprou cá, como comprou o modelo menos apetecido.
A BOA SERRA CIRCULAR da Proxxon é o modelo FKS/E. Posso assegurar-lhe que vale a pena. É claro que cada um de nós tem o seu orçamento para compras e esse aspecto eu não discuto, porém se puder comprar a outra e desfazer-se dessa para um amigo que faça outro tipo de trabalhos, verá que vale a pena.
A FKS/E liga-se a 220 v e custa na Alemanha €337,50 + € 24,50 para o transporte. Estou a falar de compras na Sell It, que é onde o Silvino muito provavelmente deve ter comprado.
Quanto à serra de recortes, julgo que comprou o modelo DSH/E e fez muito bem.
Sobre o torno que comprou especificamente para trabalhar madeira, não tenho opinião formada, embora julgue que para certos trabalhos ligados ao modelismo deva ser um auxiliar precioso. Eu tenho um outro, que por acaso não é Proxxom (mas também foi oferecido) que é para metais e que por consequência também serve para trabalhar pequenas peças de madeira.
Pela foto, parece-me que o Silvino comprou também uma máquina muito boa para trabalhar madeira com fresas. Não conheço a máquina, mas acho que não me importava nada de ter uma e dou-lhe os parabéns pela compra.
Já agora, quando puder, sugiro-lhe que compre uma outra da Proxxon, que é fabulosa nesta actividade, que é um disco de lixar - modelo Disc Sander TG 250/E.
Depois de a experimentar considerá-la-á provavelmente a sua melhor ferramenta, juntamente com a serra circular de que lhe falei.
Silvino, eu compro ferramentas por gostar de as ter. Já tenho o disco de lixar e brevemente comprarei a dita serra, que já conheço, de a ver trabalhar em casa de um amigo. Ou seja, não falo só por falar.
Mas é apenas uma opinião...
Um grande abraço.
Manuel Barros
Última edição por Miguel Parente em quinta nov 08, 2007 3:20 pm, editado 1 vez no total.
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

pjesus Escreveu:
No meu caso, confesso que nunca tinha usado aquela serra e não tinha noção do potencial/limitações.
Posto isto, resta dizer que apesar do tal cuidado com a sobrecarga, serve perfeitamente para o intuito desejado, e já lá tenho umas quantas ripinhas perfeitinhas que o provam :)

E não daria quase 400€ por uma ferramenta à qual darei um uso limitado. Embora felizmente não me fizesse particular mossa, sou um gajo bastante racional nestas coisas.
Não critico quem o faça, são opções. :)
Última edição por Miguel Parente em quinta nov 08, 2007 3:21 pm, editado 1 vez no total.
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

silvinosousa Escreveu: Olá . Queria aqui agradecer ao Manuel Barros, em nome de todos os membros do fórum, o facto de ... tanta informação atinente àquela marca de ferramentas, tem que ser partilhada por todos e ficam todos avisados das virtudes e limitações de determinada máquina. Por isso ainda bem que assim aconteceu.
Pjesus Escreveu:No meu caso, confesso que nunca tinha usado aquela serra e não tinha noção do potencial/limitações.
Posto isto, resta dizer que apesar do tal cuidado com a sobrecarga, serve perfeitamente para o intuito desejado, e já lá tenho umas quantas ripinhas perfeitinhas que o provam.
E não daria quase 400€ por uma ferramenta à qual darei um uso limitado. Embora felizmente não me fizesse particular mossa, sou um gajo bastante racional nestas coisas.
Subscrevo na íntegra. Acho que a máquina é de excelência, mas para cortes mais volumosos podemos socorrermos de outra serra circular de outra marca, mas que seja mais barata. A serra que comprei tem mesmo esse fim: cortar com perfeição madeiras pequenas. Nos próprios dados técnicos, já la estava mencionado que não se devia cortar madeira com espessura superior a 12 mm. Por isso, a máquina não é fraca. è mesmo assim para coisas pequeninas.
Já agora. Estou a resolver o problema com o Tico-Tico, que é muito forte e já me deu provas (nas minhas experiencias e treinos) de cortar tudo o que lhe aparece à frente. Assim, vou construir uma paralela em cima da mesa de corte e fico com uma serra de corte linear para cortar madeira maior. Assim fica o problema sanado.
Manuel Barros Escreveu:Já agora, quando puder, sugiro-lhe que compre uma outra da Proxxon, que é fabulosa nesta actividade, que é um disco de lixar - modelo Disc Sander TG 250/E.
Obrigado pela dica e só reforça o que já alguns amigos me tinham sugerido.
Queria agora pedir desculpa aos senhores moderadores, termo-nos desviado um pouco do tema, mas estas coisas, na devida hora e enquadramento, até dinamizam o tópico.
Abraço a todos. Silvino
Última edição por Miguel Parente em quinta nov 08, 2007 3:21 pm, editado 1 vez no total.
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

pjesus Escreveu:
silvinosousa Escreveu:Nos próprios dados técnicos, já la estava mencionado que não se devia cortar madeira com espessura superior a 12 mm.
Apenas um reparo. Creio que a limitação não é tanto (ou apenas) na espessura mas sim na densidade da madeira, pois isso é que esforça o motor.
A faia de que falei tinha apenas 7mm de espessura...

A cortar balsa, p.ex., aquilo parece faca quente em manteiga...
manel
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quarta nov 01, 2006 9:57 pm

Mensagem por manel »

Pois é :roll:
Iniciado ao Nautimodelismo
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado jul 21, 2007 12:09 am
Localidade: REcarei-Paredes

Mensagem por silvinosousa »

Boas noites amigos. Em primeiro lugar queria agradecer ao Miguel por ter colocado este tópico em separado, porque assim dedicamo-nos a tirar dúvidas quanto a aquisições. Depois queria dizer aqui em público que a primeira pessoa que me ajudou na compra destas máquinas, mais uma vez foi o Miguel.
Cada vez que as utilizo em experimentação fico agradavelmente surpreendido.
Hoje, estive a trabalhar a sério com o tico-tico (estou a fazer um placard para colocar ferramentas várias. Comprei uma palca de contraplacado marítimo. Tem dois metros e vinte de comprimento por um metro e vinte de altura. Cortei uma tira de 8 cm que depois há-de ficar na horizontal e servirá para colocar limas, formões, goivas etc. - foi aqui que eu utilizei o tico-tico para os recortes do encaixa das ferramentas) e digo-vos uma coisa. a serra corta tão bem que parecia manteiga. Eram 15 mm de espessura.
A topia já a experimentei com pinho. Fez o desenho da freza certinho e não mostrou sinal de fraqueza.
O torno é que é mais complicado: primeiro pus um varão de balsa e brinquei um bocado e fiz umas coisas engraçadas. É manteiga.
Depois é que foram elas: pus um varão de faia e quem partiu não foi a máquina foi o bico do formão. Apanhei um susto e da próxima vez uso óculos de protecção. o erro foi meu, porque temos que colocar o formão bastante inclinado para cima.
Amanhã ponho as fotos do placard para ouvir as opiniões e se possível melhorar o mesmo.
Abraço. Silvino
Um abraço
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Meus caros amigos, eu sei que isto não tem nada a haver, mas vendo bem, um suporte para ferramentas também interessa para o tópico. Como disse,utilizei o tico.tico da proxxon para fazer os recortes da placa que ficou situada inferiormente para colocar limas formões e outras. Cortou certinho e sem nenhuma dificuldade, contraplacado marítimo com 15 mm de espessura.Desculpem por ser chato e pôr fotos, mas estou orgulhoso do que fiz. Nada de especial, mas estou contente por agora poder ter as ferramentas que tenho e as que virei a ter :Yahoo: , bem organizadas.
Imagem
Imagem
Imagem
Abraço. Até àpróxima. Silvino
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Boas,

Amigo silvinosousa,

Bom começo, sim senhor!!!
Isso é que são condições!!!
:idea: :Duvida: :neutral3: :naomexer:

Saudações náuticas
miguel
manel
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quarta nov 01, 2006 9:57 pm

Mensagem por manel »

Olá Silvino Sousa
Estaleiro de luxo, com muito espaço :!: :toquenemposso:

Eu quero um estaleiro destes só para mim :neutral19: :neutral19: :neutral19:
Só falta mesmo o pó da serradura para dar um ar verdadeiro, o meu para além de pequeno, tem um ar antigo :mrgreen: :neutral18:

Muito bom o estaleiro do meu amigo, que brevemente vai ter outro aspecto :neutral3: :neutral3: :neutral3:

Um abraço
Iniciado ao Nautimodelismo
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Boa noite caros amigos, quero aqui mostrar-vos a minha nova aquisição.
Efectivamente, a serra circular pequena da Proxxon é muito boa; faz uns cortes muito limpinhos, mas, é limitada a espessuras de madeira até 10 mm no máximo " com esta espessura, já chia"
Por isso, não hesitei: comprei uma serra circular a sério.
Imagem
É muito boa. Custou 210 aérios, mais 40 ( serra com o máximo de dentes), no Leroy Merlin.
Faz os cortes certinhos. Até mete medo.
Agora venham as árvores inteiras que já não tenho medo. :Yahoo: :Yahoo: :Yahoo:
Abraço. Silvino
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Boas,

Grande estaleiro, silvinosousa!!!! :shock:

Também reorganizei o meu local de "trabalho" e já tenho algumas máquinas!!! ;-)

Imagem

Saudações naúticas
miguel
Última edição por Miguel Parente em quinta jun 05, 2008 2:08 am, editado 1 vez no total.
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Bom dia Miguel, essa tua bancada tem umas imagens de luxo para inspirar no trabalho.
Já vejo lá ao fundo uma serra de fita e um esmeril.
Qualquer dia abrimos um negócio :neutral1: :neutral1: :neutral1:
Abraço. Silvino
pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus »

Pois, de facto isso deve cortar "benzito".
Silvino, qual é a espessura da serra? Parece-me grossa...
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Olá Tiago. Se corta bem? corta que se farta. Quando disse que mete medo, estava a falar a sério. Tem 1500W de potência.
A serra é uma serra normal. Não sei se há serras de diferentes espessuras.
É óbvio que faz mais serrim do que madeira :neutral1: Deve ter 2 mm de espessura.
Agora estou servido. Preparo a madeira na serra grande com a espessura pretendida e depois desfio-a na pequenina.
Abraço. Silvino
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Helderluiss Escreveu: ...Acerca dos rebites resolvi mandar vir esta ferramenta. Fica a informação ;-)

http://www.ares-server.com/Ares/Ares.as ... t&ID=60643
Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado dez 23, 2006 10:07 pm

Mensagem por Carlos Silva »

Boas Silvino de Sousa,

Para esse tipo de serras circulares de mesa, existem dois tipos de disco.

Discos de 3mm em que os dentes são todos alinhados. Vantagem principal-estraga menos madeira. Desvantagem principal- Ao fazer cortes grandes a madeiras têm tendência a fecharem acaba por esforçar muito o motor e por isso utilizam-se o outro tipo de discos 5mm.

Discos de 5mm em que os dentes estão alternadamente descentrados um para um lado e o seguinte para o outro. Desvant. p.- estragam mais madeira. Vantagem p. o motor não se esforça tanto porque a madeira não aperta tanto o disco.

Quanto mais dentes mais certo fica o corte.

Os discos melhores são os com ponta de diamante, são mais caros mas têm a vantagem de poder ser afiados 4 ou 5 vezes nas casas da especialidade. Acho que o disco que comprou aparte, já deve ser desses e sendo assim tem disco para os netos. :D

Boa compra essa serra de mesa e atenção que essas máquinas merecem um certo respeito. ( não medo ) :D

Cumprs.
Imagem
-- Courageux ll --Cumprs. -- Rita SS
silvinosousa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata

Boa noite Carlos Silva
Carlos Silva Escreveu: Os discos melhores são os com ponta de diamante, são mais caros mas têm a vantagem de poder ser afiados 4 ou 5 vezes nas casas da especialidade. Acho que o disco que comprou aparte, já deve ser desses e sendo assim tem disco para os netos. :D
Boa compra essa serra de mesa e atenção que essas máquinas merecem um certo respeito. ( não medo ) :D
Cumprs.
Tem toda a razão. Deve ser esta a minha aquisição e estou a ter muito respeitinho a trabalhar com a mesma.
Obrigado pelas dicas. Abraço. Silvino
Responder