Ferramenta eléctrica de corte de esferovique por filamento

As ferramentas que se usam, se compram e se inventam...
Responder
Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 24, 2006 10:55 pm

Ferramenta eléctrica de corte de esferovique por filamento

Mensagem por Manuel Sá » sexta abr 27, 2007 4:33 pm

Não consigo encontrar esta ferramenta. Já procurei no Leroy Merlyn, no Jumbo, no El Corte Inglês, no Continente, no Mundo das Ferramentas (aqui têm mas é das grandes de bancada). Há uns anos atráz era vulgar encontrar-se.
Alguém me sabe indicar aonde, na zona de Lisboa ou Almada, é que a poderei encontar?

João P
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: domingo mar 04, 2007 8:04 pm

Mensagem por João P » sexta abr 27, 2007 6:13 pm

Só conheço modelos grandes. Não sabia sequer que havia domésticas.
Um abraço,

João P
Micro Magic POR 78

Luís Tavares
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: terça out 11, 2005 11:19 am
Contacto:

Re: Ferramenta eléctrica de corte de esferovique por filamen

Mensagem por Luís Tavares » sexta abr 27, 2007 6:35 pm

Manuel Sá Escreveu:Não consigo encontrar esta ferramenta...
Pois não. Duvido que encontres, mas se quiseres meter as mãos à obra:
http://nsrca.org/technical/tip_tricks/f ... supply.htm
Há quem ligue uma bateria de 12V aos extremos de um pedaço de corda de guitarra... é fácil, mas é tosco. Não tem afinação de temperatura e tem os seus perigos.
Luís Tavares

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por Manuel Sá » sexta abr 27, 2007 6:49 pm

Obrigado pela informação Luís Tavares.
Se não conseguir encontrar o aparelho, vou tentar improvisar com a corda de guitarra e a bateria, talvez seja suficiente para aquilo que pretendo.
Tenho a vaga ideia que à uns bons anos atráz era uma ferramenta muito usada nos trabalhos manuais no secundário para modelar a esferovite, e também pelos decoradores de montras.

RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta ago 10, 2006 10:22 am

Mensagem por RogerPro » sexta abr 27, 2007 9:47 pm

Boas, nunca vi a venda em Portugal, tive que fazer a minha, fio cromo-niquel e fonte alimentaçao variavel para regular a temperatura, segunda-feira coloco dados de firma que vende cromo-niquel de muitas variedades a bom preço.
A primeira impressão é a que fica, mas só se o toner fôr bom!

LuisMauricio
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: sexta nov 03, 2006 12:38 am
Localidade: Lumiar Lisboa

Mensagem por LuisMauricio » sábado abr 28, 2007 9:56 pm

Tenta este endereço, e vai também ver a fonte de alimentação.

http://phoenix.deetc.isel.ipl.pt/~cajo/ ... sferovite/

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por Manuel Sá » sexta mai 04, 2007 11:33 am

Os meus agradecimentos ao Luís Tavares, Artur Marques, Rogério e Luís Marques pela sua colaboração. :neutral10:

O que eu pretendia efectivamente era um aparelho simples como o descrito pelo Artur Marques. Ainda não tive tempo para continuar a procurar - papelarias técnicas - mas ainda vou tentar.

Se não conseguir encontrar, terei de partir para a auto-construção, e para isso o site indicado pelo Maurício explica tudo. (só de pensar que ainda à dias mandei para a reciclagem um pc obsoleto mas que nunca tinha avariado, e que agora posso ter de ir à procura de uma fonte de alimentação... :mrgreen: )

Há ainda a hipótese da bateria, indicada pelo Luís Tavares, que posso experimentar primeiro, por ser mais simples.

Só me falta saber onde arranjar o fio de cromo-níquel, e para isso aguardo a informação do Rogério? (Pro).

Um abraço

Manuel Sá

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por Manuel Sá » quinta mai 24, 2007 10:35 am

Obrigado Artur Marques
É precisamente uma coisa deste género que eu pretendia pela simplicidade e facilidade de utilização (as que eu conhecia de ter visto já à muitos anos, tinham o arco ligeiramente mais aberto).

Bruno
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: terça out 11, 2005 9:51 pm

Mensagem por Bruno » quinta mai 24, 2007 1:41 pm

Isto e mto facil de fazer o complicado é mesmo arranjr o fio de cromo-niquel tenho algum em casa se o problema for esse posso arranjar-lhe 1m, depois basta usar uma fonte de 12 a 24v com pelo menos 2A, o melhor é mesmo usar uma fonte variavel porque a potencia da fonte esta dependente do tipo de fio e tamanho do arco, eu uso para cortar asas para os aviões, tenho uma com 60cm e outra com 80cm com um transformador de impressora de 18v de 3A corta impecavelmente bem, se usar mta potencia o filamento fica mto quente e vai derreter tudo a volta.

Qualquer coisa e so dizer

Miguel K. Ritto
Cabo
Cabo
Registado: quinta dez 22, 2005 12:02 pm

Fio de niquel para cortar esferovite

Mensagem por Miguel K. Ritto » quinta mai 24, 2007 5:01 pm

O fio de niquel arranja-se em empresas que constroem resistências eléctricas, mas como não estão vocacionadas para vender ao publico, é mais fácil ir a uma loja de instrumentos musicais e comprar uma corda de guitarra com cerca de 0,2mm de espessura (normalmente o diâmetro das cordas vem indicado em polegadas, pelo que se pretende a corda mais fina da guitarra, com .009 a .010 de polegada).
Há cordas de aço revestido a niquel, e há cordas que indicam ser de niquel. Prefiro as segundas por não oxidarem
Quanto à fonte de alimentação, sempre usei um carregador de baterias para 6 ou 12V. Normalmente ligo a 6V (para ajustar a temperatura, deixo o fio de niquel prolongar-se para lá da parte que está esticada, e ligo uma das pinças do carregador mais perto ou mais longe da zona do fio que está esticada, conseguindo assim obter a temperatura que achar melhor).

RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta ago 10, 2006 10:22 am

Vendedor fios resistivos varias ligas

Mensagem por RogerPro » quarta mai 30, 2007 7:30 pm

A tal empresa que vende fio de cromo-nikel e outras ligas è a Smiths Lusitania ,Lda Rua D.Joao de Castro 22-A Lisboa Tlf:213636008
Tambem teem muito material que faz malta no modelismo como vernizes e resinas polyester, micanite, baquelite, polyglasss, etccc
A primeira impressão é a que fica, mas só se o toner fôr bom!

Carlos Silva
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: sábado dez 23, 2006 10:07 pm

Mensagem por Carlos Silva » quarta mai 30, 2007 8:42 pm

Entre a rua dos Fanqueiros e a rua da Prata há uma rua mais estreita, da qual não me lembra o nome, nessa rua há uma casa chamada Casa das Resistências onde faziam todo o tipo de resistências e tinham todo o tipo de fio para as ditas cujas.
A única dúvida que tenho é se ainda estará aberta, pois há vários que não preciso de passar por lá.
Abraço.
Imagem
-- Courageux ll --Cumprs. -- Rita SS

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por Manuel Sá » quinta mai 31, 2007 11:34 am

Mais uma vez os meus agradecimentos pelas dicas fornecidas.

Segundo me informaram no local, a Papelaria Fernandes costuma ter, mas actualmente está esgotado o stock e não têm previsões. Eram vendidos a cerca de 17 Euros.

As cordas de guitarra normalmente são vendidas em carteiras completas (todas as cordas de uma guitarra). Informaram-me que na loja de instrumentos musicais existente no corredor subterrâneo que em Entrecampos liga a estação do metro à estação do comboio, costumam vender avulso, mas ainda não tive oportunidade de lá passar.
MM "POR 50" - "Zinha" (ch 61 - 35.010)

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagem por pjesus » quinta mai 31, 2007 11:56 am

Manuel Sá Escreveu:As cordas de guitarra normalmente são vendidas em carteiras completas (todas as cordas de uma guitarra).
Estranho... eu costumava comprá-las a vulso (até porque as 3 de baixo partem-se com muito mais facilidade que as outras), tanto na loja do terminal do Rossio como na do Jumbo da Amadora.
Talvez a loja de música do Colombo...

pedro carvalho
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: terça mar 13, 2007 4:49 pm

Dica..

Mensagem por pedro carvalho » quinta mai 31, 2007 1:09 pm

Loja de instrumentos musicais..

Av. Berna em Lisboa (frente à Gulbenkien)

Av. João XXI, quase de esquina com Av. de Roma, em Lisboa também..

Cump

Pedro Fragoso Carvalho

LuisMauricio
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: sexta nov 03, 2006 12:38 am
Localidade: Lumiar Lisboa

Mensagem por LuisMauricio » quinta mai 31, 2007 2:38 pm

Vivam,

Tenho algumas Mi e Si "ultra fino" e "fino" usadas mas em "bom estado" (não enferrujadas) que poderei enviar a quem precisar (tenho umas 3 ou 4). :mrgreen:
Quando se parte alguma das novas coloco uma das usadas enquanto não compro encordoamento novo. :neutral4:

Tal como diz o Miguel K Rito, poderá deixar-se mais corda livre de modo a aumentar a resistência e, como corolário (em alguns casos), reduzir a passagem de corrente e o aquecimento.

A corda de guitarra (em aço) é relativamente fácil de dobrar ou enrolar embora requerendo algum cuidado (se estiver previsto um grande esforço, deverá ser previamente aquecida - até o bico do fogão serve). :Derretido:

As cordas de instrumentos musicais também são vendidas separadamente e com várias medidas (de cada nota).
Na Rua Rainha D. Amélia (perto de Sporting), mesmo ao lado da loja do Zé Carlos Cavadas (Aeromodelismo), está também uma casa de instrumentos musicais que vende cordas avulso.

Há uns anos, existia uma casa na zona do Conde Barão, a RESEL, que vendia diverso material de resistências ao público e a retalho ( com alguma "música" de permeio, claro ). :mrgreen:
Penso que terá mudado para a zona de Campo de Ourique ... vou averiguar a nova morada e informá-los-ei, caso estejam interessados.

P.S.- Para quem não está habituado convém utilizar óculos ... não vá a corda partir-se no manuseamento e saltar.

Boas construções (o esquema do Artur Marques é relativamente fácil de "clonar" - abraço, Artur). :D

Manuel Sá
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente

Mensagem por Manuel Sá » sexta jun 01, 2007 4:15 pm

Informação:

A Casa das resistências fechou já àcerca de 4 anos, segundo informação obtida no local (Rua dos Correeiros - 1. quarteirão a partir do Rossio).

A Smiths Lusitânia só vende fio de cromo-níquel em bobines :neutral16:

A informação de que actualmente só se vendem as cordas de guitarra em carteiras foi-me fornecida na UME-União Musical na Avª. António Augusto Aguiar. Às vezes têm sobras e dispensam (por azar meu agora não tinham :mrgreen: ). Foi lá que me indicaram a loja de Entrecampos. Quando puder dou lá um salto, e/ou à loja junto ao Cavadas.
MM "POR 50" - "Zinha" (ch 61 - 35.010)

Coastgun
Grumete
Grumete
Registado: segunda mai 11, 2009 5:28 pm
Localidade: Abrantes

Re: Ferramenta eléctrica de corte de esferovique por filamento

Mensagem por Coastgun » quinta mai 14, 2009 11:04 am

Também me vi "grego" para encontrar esse berimbelho...até constatar que se encontra com relativa facilidade nas lojas tipo "apoio pedagógico".
Óbviamente, como são destinadas para ser usadas por crianças, não são de muita qualidade, nem muito potentes (a pilhas), mas para pequenos trabalhos funcionam bem.
Deixo um link para quem more por essas bandas:

http://www.adelaideferreira.pt/index.ph ... ctID=37928

Bons "cortes" .

Flysafe
Comodoro
Comodoro
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa

Re: Ferramenta eléctrica de corte de esferovique por filamento

Mensagem por Flysafe » quinta mai 14, 2009 11:29 am

Eu fiz um em que o arco tem 90cm de corte útil, com um esquema de uma fonte que tirei da net, funciona às mil maravilhas, o problema é encontrar o fio certo porque nem todo o fio presta para cortar, porque não aquece o suficiente, testei com vários e tive que ir para o bom que nem foi muito caro, e tem que funcionar no mínimo porque se colocar no máximo é estilo faca quente em manteiga.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

Responder

Voltar para “Ferramentas”