Dobrar ripas de madeira

A imaginação não tem limites.
Responder
Avatar do Utilizador
Flysafe
Comodoro
Comodoro
Mensagens: 1366
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa
Localização: Lisboa

Dobrar ripas de madeira

Mensagem por Flysafe » quarta jan 21, 2009 5:45 pm

Boas,

Como sabem existem vários processos para amolecer a madeira para ser mais fácil de trabalhar um dos mais conhecidos é o vapor como mostra a imagem, é um processo que é usado em tudo o que é de madeira, não está em causa qual o tipo, e a outra que testei à pouco tempo para fazer umas curvas difíceis no meu Round Nose foi a utilização do micro ondas, é verdade, o modo de fazer é o seguinte, uma toalha ou um pano que não deixe marcar ou tenha gordura, dobra-se molha-se o interior do pano de modo a ficar bem molhado, sem pingar, coloca-se a madeira que se quer amolecer o meio da dobra, põe-se o preparado dentro do micro ondas :lol: regula-se para a máxima temperatura e deixa-se rodar mal faça plim :lol: está pronto a ir para o lugar. a peça que dobrei tinha cerca de 30cm 2 mm de espessura e tinha que ter duas curvas que se não fosse feito por este modo não iria conseguir partiria.

steambox3.JPG
DSC01443.JPG
Jlopes
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

Avatar do Utilizador
paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Mensagens: 2903
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Localização: gafanha da nazare
Contacto:

Re: Dobrar ripas de madeira

Mensagem por paulo agra » quarta jan 21, 2009 11:12 pm

:neutral10: :neutral10: :neutral10:
eu normalmente uso uma panela com agua e "cozinho " por uns minutos a madeira mas vou experimentar o micro ondas :mrgreen: :mrgreen: é só pena de não dar para ripas grandes :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Flysafe
Comodoro
Comodoro
Mensagens: 1366
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa
Localização: Lisboa

Re: Dobrar ripas de madeira

Mensagem por Flysafe » quinta jan 22, 2009 12:47 am

Boas,

No caso das ripas como de um modo geral têm um maior comprimento terá que ser com o tubo um pouco mais demorado e não pode haver fugas ou seja, não de de se ver vapor de água a sair mas sim só água.

No meu caso deixei-as no micro ondas 5 minutos porque as queria muito macias, se houver necessidade de se fazer curvas complicadas utiliza-se amoníaco à água em partes iguais.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

Avatar do Utilizador
Flysafe
Comodoro
Comodoro
Mensagens: 1366
Registado: sábado jul 12, 2008 11:09 pm
Localidade: Lisboa
Localização: Lisboa

Re: Dobrar ripas de madeira

Mensagem por Flysafe » quinta fev 05, 2009 7:31 pm

Uma imagem que tirei de um pdf de um livro que saquei da net sobre construção de barcos, a segunda imagem poderá ser um opção, em cima do bico do fogão, desde que a água não acabe. :lol:
2.png
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Eu não estou perdido, eu estou incerto da minha posição.
Eu continuo confuso, mas a um alto nível.

Responder