As madeiras que utilizo para fazer os meus modelos.

Carlos Montalvão
Grumete
Grumete
Registado: quarta nov 09, 2005 11:36 pm
Contacto:

As madeiras que utilizo para fazer os meus modelos.

Mensagempor Carlos Montalvão » terça nov 07, 2006 8:05 pm

As madeiras são um mundo e explorar diversas espécies na construção de modelos deve ser um instinto básico de todo o modelista.

BÉTULA

A madeira que mais satisfação me tem dado na construção é a madeira de bétula.

Imagem

Compro a bétula em pranchas com 4 metros e depois aparelho-a na oficina antes de a cortar em lamelas com as dimensões pretendidas.

Uso a bétula para quase tudo, nomeadamente, o 2º forro dos modelos mas, tambem, para produzir pequenas peças tais como degraus de escadas ou moitões.

A bétula é muito estável e depois de envernizada reproduz a coloração do carvalho.

Imagem

Este modelo de arsenal está a ser construido totalmente em bétula.
Imagem

Esta grade de xadrez foi construida em bétula.
Imagem

MARUPA

Eis uma madeira que veio substituir o rami, ameaçado de extinção por causa da industria das molduras. A marupa é tão estável quanto a bétula e dá um acabamento agradável.

Uso marupa principalmente para a realização do 1º forro dos modelos e já a utilizei no convés. Esta madeira complementa ou substitui aa tília, do rami ou do samba.

Segue foto de marupa.

Imagem

Destaque para a marupa aplicada no 1º forro do chaveco marroquino.

Imagem

No caso do chaveco marroquino, procurei utilizar uma madeira para contrastar com a bétula e depois de muitas experiências optei pela panga-panga.

Imagem

A panga-panga é, como o nome indica uma madeira africana. É muito dura, tem veio e trabalha-se mal, mas estou satisfeito com o trabalho final

Imagem

Continuo este artigo numa próxima ocasião, pois o mundo das madeiras é vasto.

Gostaria de vos apresentar as várias espécies de madeira com que trabalho habitualmente: a faia, o mogno, a teca, a cerejeira, a nogueira, o cedro do Atlas, a takula, a tola, a cambara, o pau preto...

Neste modelo de uma nau quinhentista o contraste entre o mogno e a tola resultou agradavelmente.

Imagem

Pretendo igualmente falar de madeiras que gostaria de encontrar e trabalhar: o buxo, a pereira, o pau setim, o pau santo...

Se tiverem mais dúvidas do que eu acerca da utilização das madeiras em modelismo ou pretenderem adquirir madeiras já aparelhadas e com as dimensões precisas para a produção dos vossos modelos contactem-me pelo 93 641 13 00.
Carlos Montalvão

carlosferreira944
2º Tenente
2º Tenente
Registado: terça out 25, 2005 3:41 pm

As madeiras que utilizamos nos nossos modelos

Mensagempor carlosferreira944 » quarta mai 09, 2007 10:28 am

Olá Carlos Montalvão desejo saber a sua opinião sobre um contraplacado que se vende nos armazens Leroy Marlin em Almada e que aparentemente é bastante poroso muito leve e fácil de trabalhar pois até com um x-acto se corta ( ao fim de tres cortes) tem uma espessura de 4mm eu tenho-o utilizado e não me tenho dado mal , porém a minha estranheza é que não vejo ninguem referir-se a esse produto.
Agradecia algum comentário se por acaso conhece este produto que por sinal até é bastante barato.
Admito porém que não conheça visto não residir aqui na zona de Almada.
Cumprimentos
:)

carlosferreira944
2º Tenente
2º Tenente
Registado: terça out 25, 2005 3:41 pm

As madeiras que utilizo para fazer os meus modelos

Mensagempor carlosferreira944 » segunda mai 21, 2007 10:21 am

Ora segundo li nesta secção peço desculpa ao moderador e ao sr. Carlos Montalvão pois não é elegante estar a fazer perguntas sobre outro concorrente quando afinal eu agora já sei que nme devo dirigir ao ICO que por acaso todos os dias passo lá a caminho de casa pois moro em Azeitão,
Obrigado de qualquer maneira.
Quando puder lá estarei pois tenho algumas dúvidas relacionadas com um forro que pretendo fazer
:eek:

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Durabilidade natural fraca ?

Mensagempor pjesus » quarta out 17, 2007 5:30 pm

Boas.

Consultando a xiloteca do ICO, deparo-me com a seguinte observação em relação a certas madeiras: "Durabilidade natural fraca".

Quem me explica o que isto quer dizer? Que "durabilidade" é esta?

José Franco da Costa
Capitão de Fragata
Capitão de Fragata
Registado: segunda out 16, 2006 10:29 pm

Mensagempor José Franco da Costa » quinta out 18, 2007 9:22 pm

Isto vai ter um início estranho, mas, apesar de não estar mandatado pela ICO, vou tentar passar a noção que tenho sobre o significado da expressão "durabilidade natural".

Ora aqui vai o início estranho. Na terra - e dito de uma forma simplista -, o ciclo da vida de qualquer ser vivo engloba o seu nascimento, o crescimento, a morte e a sua decomposição. :oops:

Desse princípio decorre que as árvores, como seres vivos, cumprirão completamente o seu ciclo de vida.

Claro que, quando utilizamos as madeiras em construções, estamos, na realidade, a usar os cadáveres das árvores já no seu período de decomposição. :oops:

Por isso qualquer obra de madeira tem a sua vida útil limitada pelo tempo que a sua decomposição natural demorará. Todavia, aplicando às madeiras adequados tratamentos, poderemos aumentar o seu período útil de serviço.

Assim julgo que a expressão "durabilidade", constitui uma forma simples e razoavelmente objectiva de dar, por comparação, alguma indicação sobre o comportamento das madeiras ao longo do tempo, enquanto que "natural" deverá querer significar: sem aplicação de qualquer tratamento.

Há muitas causas e agentes que levam a aceleração ou retardamento do processo de decomposição do material lenhoso, mas isso são outros 500 paus. :mrgreen: :mrgreen:

Então Tiago, ajudei ou baralhei?
Cumprimentos,

José Franco da Costa

pjesus
Almirante
Almirante
Registado: quinta ago 10, 2006 10:21 am
Localidade: Sobreda
Contacto:

Mensagempor pjesus » sexta out 19, 2007 9:26 am

José Franco da Costa Escreveu:Então Tiago, ajudei ou baralhei?

É mais ou menos a ideia que tenho (e a que me parece mais óbvia), mas queria só confirmar se não haveria nenhuma subtileza na coisa. Só por curiosidade.

(gostei da parte dos cadáveres :D)

Voltar para “Madeiras”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante