Qual a melhor?

Responder
jose_gomes
Cabo
Cabo
Registado: segunda fev 04, 2008 1:33 pm

Qual a melhor?

Mensagem por jose_gomes » quarta fev 06, 2008 7:57 pm

boas

Queria saber qual era a melhor madeira para se fazer as cavernas/balizas do barco e expressara! sff

manel
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quarta nov 01, 2006 9:57 pm

Mensagem por manel » quarta fev 06, 2008 10:19 pm

Olá jose_gomes
Bem vindo ao Fórum.

Costumo usar contraplacado folheado, de 5mm para as balizas, falsas cavernas e falsa quilha, é quanto basta.

Saudações
Iniciado ao Nautimodelismo

jose_gomes
Cabo
Cabo

Mensagem por jose_gomes » quinta fev 07, 2008 6:18 pm

Agradeço muito pela sua ajuda vou ja estou ansioso para começer a minha primeira contruçao!!! :D :D :D

jose_gomes
Cabo
Cabo

Mensagem por jose_gomes » quinta fev 07, 2008 6:32 pm

e pode ser usado contraplacado convencional??

andrefha
Grumete
Grumete
Registado: segunda ago 13, 2007 11:47 pm

Mensagem por andrefha » quinta fev 07, 2008 10:08 pm

boas

eu gostava de saber o preço dessa madeira e onde a posso adquirir no Algarve

jose_gomes
Cabo
Cabo

Mensagem por jose_gomes » sexta fev 08, 2008 2:49 pm

pode ser usado contraplacado de aglomerado :?: :?: :?:

alexmc
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quarta dez 13, 2006 12:43 am

Mensagem por alexmc » sábado fev 09, 2008 12:27 am

Caro Jose_Gomes,

que eu tenha conhecimento não existe contraplacado de aglomerado; existe sim, contraplacado e aglomerado.

Contraplacado é um composto prensado de várias finas camadas de madeira (como que folheado, parecido com um bolo MilFolhas) que são coladas entre elas e com os veios em direcções cruzadas.
O contraplacado existe em tipo normal e tipo marítimo (hidrófugo); em Portugal, comercializa-se o marítimo mas de má qualidade das madeiras componentes. Pode ser folheado em uma ou ambas superfícies em vários tipos de madeira (teca, cerejeira, faia, carvalho, etc). Para modelismo, existe uma variante (bastante cara) em que os veios são todos na mesma direcção o que permite fazer superfícies curvas com bastante facilidade.

Aglomerado é um composto de aparas de madeira de dimensões reduzidas e coladas a altas temperaturas; pode ter acabamente de superfície (lacado, normalmente de branco) ou não. Não deve ser usado em modelismo devido ao seu peso elevado, pouca ou nenhuma resistência à humidade (também existe hidrófugo), à dificuldade de se obter um bom acabamento de superfície sem betumes e desfazer-se com facilidade.

Qualquer deste materiais é fabricado em várias espessuras, em placas de dimensões aprox 1,20x2,40; também se pode encomendar do estrangeiro (ex. Inglaterra, de muito boa qualidade e preço a acompanhar).
Existem distribuidores de material de modelismo que vende em placas mais pequenas (mais caro) tal como a do Júlio Isidro em Algés ou a CapMaquetes (França) com venda online.

Respondendo ao AndreFHA, no Algarve existem várias empresas que comercializam os contraplacados vulgares (ex. Leroy&Merlin, MaxMat), com preços elevados e, os mesmos contraplacados e os diferentes ou melhores (ex. Gies, Globaldis); quanto a preço, é muito variável e sob consulta.

Espero ter ajudado,
Abs modelísticos
alexmc

Responder

Voltar para “Madeiras”