Prova/encontro de barcos eléctricos no Lago da Algodeia

Para combinar, divulgar e mostrar as fotografias do que lá se passou (apenas nautimodelismo).
Responder
Paulo Simões

Prova/encontro de barcos eléctricos no Lago da Algodeia

Mensagem por Paulo Simões » sexta ago 11, 2006 9:27 am

Com a finalidade de organizar uma prova/encontro de barcos eléctricos no Lago da Algodeia, seria interessante conhecermos os possíveis interessados e que barcos possuem, para se poder eventualmente agrupa-los de alguma forma.

Deixo aqui algumas perguntas para se poder organizar algo com pés e cabeça.

Os barcos serão agrupados por tamanho?
Por peso?
A potência aqui é complicada de aferir, mas se for esse o caminho, OK.
Numero máximo de barcos por manga?
Numero de voltas?

Data a definir.
O circuito com bóias será delineado pela organização.

Dependendo no nº de participantes também se poderá organizar um Open (todos juntos, reparem que eu não disse todos ao molho) e quem tiver unhas é que toca viola.

Aceitam-se inscrições e contributos.

agarcia
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: quinta dez 08, 2005 7:36 pm
Localidade: Quinta do Conde

Mensagem por agarcia » sexta ago 11, 2006 11:07 am

Bom dia a todos. Ora aqui está uma excelente ideia, por mim desde que o m/"bote" funcione terei todo gosto em participar. Nota: sempre a partir de Setembro, este mês será mais Albufeira Castelo Bode ;-)

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo » sexta ago 11, 2006 11:31 am

Boas Paulo Simões,

acho uma óptima ideia esta inícativa. :neutral10:

Na minha opinião as provas deveriam ser organizadas por tamanho.

Só porque é de todas, a medida mais visível.

O meu barco tem aprox. 900mm.

Também concordo com o Garcia em relação á altura das provas serem a partir de Setembro.

Um abraço.

Bruno
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: terça out 11, 2005 9:51 pm

Mensagem por Bruno » sexta ago 11, 2006 1:53 pm

Olá a todos, de volta a participar neste forum deixo aqui a minha sugestão para a organização de encontros/provas.

Basicamente os barcos eletricos RC dividem-se em 3 tipo de casco, catamaran, mono e rigger.

Imagem
Imagem
Imagem

Sugiro que se divida estas categorias em potencias de motores (normalmente usa-se os vulgares motores de escovas da graupner ou similares com a designação SPEED XXX), assim teriamos mangas para motores até 480 e mangas para motores entre os 500 ate 700) e depois logo se ve se aparecem motores brushless :).

Penso que o tamanho do casco, não importa muito pois n serve andar com 1 barco de 60cm com um Speed400.

Em relação ao numero de elementos tb se poderia limitar a 7 ou 8 elementos de NICD ou NIMH ou 2s ou 3s de LI-PO OU LI-ION.

Acho que dava um espetaculo uma corrida de rigger são barcos facies de construir e baratos, com um Speed400 e 7 elementos tem uma velocidade muito aceitavel.

Espero que esta ideia siga para a frente conheços algumas pessoas com barcos eletricos não n se importaram de fazer uns km para uma prova.

Bruno
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Mensagem por Bruno » sexta ago 11, 2006 1:59 pm

Um bom plano de um rigger constrido por um tuga, pode ser "escado" para um tamanho inferir para levar um 400 ou 480. (eu tenho 2 :lol: )

http://www.pirespreto.com/rigger.htm

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » sexta ago 11, 2006 2:21 pm

Ok Bruno.

Vamos continuar a recolher contributos, para levar esta ideia por diante.

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo » sexta ago 11, 2006 3:36 pm

Olá Bruno,

falaste que um rigger com um speed 400 pode ter uma velocidade já aceitável. Estás a falar de que velocidades (aprox.). E já agora como é que medes as mesmas. Tens GPS?? Era excelente se tivesses!!!

Um abraço

João Grave
1º Marinheiro
1º Marinheiro
Registado: sexta jul 21, 2006 4:24 pm

Mensagem por João Grave » sexta ago 11, 2006 7:13 pm

COM PROVA OU SÓ ENCONTRO SE PUDER LÁ ESTAREI COM O MEU PEQ. GRAUPNER MINI SPRINT ,PESSOALMENTE PREFIRO ENCONTRO JÁ QUE Á 16 ANOS QUE ANDO NA COMPETIÇÃO COM CARROS 1/8TT E 10/200 E ESTOU SATURADO DE GASTAR DINHEIRO E DE ESTAR CHEIO DE STRESS, E O TEMPO QUE LEVA ENTRE MANGAS,SEMIS E FINAIS O RESTO DO PESSOAL NÃO DISFRUTA, POR ISSO O MELHOR E CADA UM LEVAR O QUE TEM PARA MOSTRAR E DAR OPORTUNIDADE A TODOS DE NOS DIVERTIRMOS, SE FORMOS NA DESPORTIVA E A COISA FALHAR LEVA-SE MELHOR , MAS ISTO È SÓ A MINHA OPINIÃO !
RACE CLEAN!!

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » sexta ago 11, 2006 9:46 pm

Artur,
tens a certeza que era aqui que querias colocar este link?

Festival do Marisco 2005 ???

Eu não vi lá nada sobre barcos eléctricos. :mrgreen:

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » sexta ago 11, 2006 10:21 pm

Já percebi...
estás a arranjar motivos (mais que fundamentados) para irmos todos ai a baixo ver os teus barcos. :Festejar:

Bruno
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Mensagem por Bruno » sábado ago 12, 2006 12:01 am

paulocapelo Escreveu:Olá Bruno,

falaste que um rigger com um speed 400 pode ter uma velocidade já aceitável. Estás a falar de que velocidades (aprox.). E já agora como é que medes as mesmas. Tens GPS?? Era excelente se tivesses!!!

Um abraço
Não tenho nenhum instrumento de medir apenas comparo os barcos, mas posso dizer que um pequeno rigger com um 400 (mexido) anda quase o mesmo que 1 barco a nitro de 2.5cm3, apenas ficando limitanto pelo tempo de duração dos packs, ai os nitros ganham....

Paulo Simões

Mensagem por Paulo Simões » sábado ago 12, 2006 10:01 am

Como não sei da existência de nenhum manual de regras em português para competição de barcos eléctricos, criei no fórum “Eléctricos” um tópico “Regras para competição de barcos eléctricos”onde se poderá consultar as regras da NAMBA com a finalidade de as adaptar para português.

http://www.ptnauticmodel.net/forum/view ... =5949#5949

Como ponto de partida, e sem complicar, alguém se oferece para dar o pontapé de saída para a criação das regras básicas?

camarao1962
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: domingo jun 18, 2006 9:06 pm

boas noites a todos

Mensagem por camarao1962 » sexta ago 18, 2006 12:02 am

A ideia do encontro agrada-me, agora competição..........não é que não exista sempre no nosso intimo (nem a feijões) mas estou mais inclinado para a concentração, pois assim a malta comparece na boa. haja quem leve por diante a ideia, que eu comparticipo no que estiver ao meu alcance. :roll:

Responder