Internacionalização do Encontro

Para combinar, divulgar e mostrar as fotografias do que lá se passou (apenas nautimodelismo).
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Registado: quarta ago 30, 2006 3:46 pm
Contacto:

Internacionalização do Encontro

Mensagem por Miguel Parente »

Boas,

Como resultado da nossa ida à Expo Zaragoza 2008, haverá a hipótese (muito forte) da delegação do Club Náutico Aragonês (quem organizou este evento) se deslocar cá ao nosso encontro da ptnauticmodel.
Ainda, a presença das revistas "Barcos" e "MasNavios".
E ainda, um dos melhores modelistas do Mundo também estar presente.
E outras (possíveis) surpreendentes surpresas!!! :roll:

Portanto, toca a preparar esses modelos, a arranjar empresas de segurança, seguros, boa disposição e companheirismo, etc...

Pode ser que a Câmara Municipal de Setúbal e a Região de Turismo queiram "sair" do Sado (além fronteiras) e ajudar em alguns dos pontos acima referidos (polícia municipal, seguros, alojamentos, apoios,...)

Veremos como irei (iremos/irão) arranjar capacidade de resposta para eles!?!!! Muita coisa dependerá disso ou então, continuaremos a "brincar" sózinhos cá no nosso cantinho!!!...

Saudações náuticas
miguel
Sócio Fundador
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 22, 2007 1:00 pm

Mensagem por Sócio Fundador »

Olá Miguel,
bem vindo de regresso à nossa realidade, e ainda bem que vens com esse “Power” todo, é inerente ao facto de ganharmos motivação sempre que se participa em eventos de grande envergadura como o que acabaste de participar.

Em relação à internacionalização da Ptnauticmodel, apenas poderei dizer que foram efectuados convites aos nossos amigos da Galiza – Amonaga e da “Modelismo naval” e o encontro está a ser divulgado nos principais fóruns de nautimodelismo espanhóis.

Em relação à Câmara Municipal de Setúbal, foi definida uma parceria, mas não engloba comparticipações monetárias por falta de verba.
A Região de Turismo foi extinta tal como todas as outras a nível nacional, por isso…

No entanto, devo afirmar que este tipo de encontro será sempre organizado no sentido de proporcionar algo aos nautimodelistas. Nautimodelistas esses, para quem tudo isto está a ser organizado, mas mal pergunto eu – onde é que eles estão inscritos?

Quando afirmas “Veremos como irei (iremos/irão) arranjar capacidade de resposta para eles!?!!! Muita coisa dependerá disso ou então, continuaremos a "brincar" sozinhos cá no nosso cantinho!!!...”, devo perguntar:

- Já fui acusado de estar a colocar a “fasquia” muito alta, e por isso pergunto, se não existirem patrocínios, não se faz nada?

- O que é que está a faltar para que os nautimodelistas portugueses participem nos encontros?
Como diz um amigo nautimodelista de Setúbal, “se não lhes pagares nada, os bons, nunca cá virão”…

O “amadorismo” não significa necessariamente “má qualidade”, no meu entender significa, "remar" contra as portas que se fecham e tentar mesmo assim fazer alguma coisa pelo nautimodelismo, mesmo sem dinheiro, mesmo sem os grandes apoios, mesmo sem as participações dos “Guros” do modelismo.

Estou em querer que, de facto, ficaremos a "brincar" sozinhos cá no nosso cantinho!!!, não por falta de vontade e de realização de “encontros”, mas por falta de massa critica e de interesse por parte também daqueles para quem se está a trabalhar.

Estamos a dar os primeiros passos na demonstração pública, de que isto não se trata de uma brincadeira, mas de um hobby com muito interesse cultural, mas muito ainda temos de percorrer até que as “instituições” se interessem pelo nosso trabalho.

Em suma: Ainda não estamos, à boa maneira portuguesa, a conseguir, “receber um chouriço, a menos, que lhes demos um porco”.

Não percas a motivação, que eu também não.

Um abraço.
Paulo Simões
Sócio Fundador
paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: domingo jun 03, 2007 12:56 am
Localidade: gafanha da nazare
Contacto:

Mensagem por paulo agra »

boas era bom que se pudesse fazer tudo assim de certeza que não faltariam inscrições mas pelo menos aqui no nosso cantinho mesmo até de futuro penso que será muito difícil pois não há verba :mrgreen: e não podemos nos esquecer que ofereceram muito mas também tinham uma fonte para ir buscar dinheiro as entradas e outras verbas que geram esse tipo de exposição .
aqui temos de ter um bocado de carolice para perder tempo e gastar dinheiro para organizar algo para depois no final não haver quase ninguém a se inscrever mesmo de borla :shock: pois em muitos eventos lá por fora tem de se pagar uma taxa de inscrição :shock: e o eventos são dos mesmos modos dos nossos .
mas não estou a criticar ninguém estou apenas a escrever um desabafo pois sei o trabalho que dá a organizar algo .
as portas que se fecham o tempo que se gasta e o dinheiro que também vai indo em telefonemas, gasolina ...
era mesmo bom que fosse assim fácil com todas as mordomias , mas é mais um sonho quem sabe um dia :mrgreen:
Manuel Barros
2º Tenente
2º Tenente
Registado: sábado nov 04, 2006 5:29 pm

Programa

Mensagem por Manuel Barros »

Miguel,
Sê benvindo a casa e, desde já, muitos parabéns pela menção honrosa que conquistaste.
É bom sentir a enorme energia de que vens animado e que contrasta com o que o Paulo Simões escreve. Como imagino que ninguém esteja à espera de ver por cá um novo evento igual ao espanhol, todos certamente perceberão o nosso tamanho e número de nautimodelistas que por cá existem.
Última edição por Manuel Barros em quinta ago 14, 2008 12:44 am, editado 1 vez no total.
À Vela é que isto é giro!
MM - POR 48
Metatron
1º Tenente
1º Tenente
Registado: quarta jul 18, 2007 8:59 pm

Mensagem por Metatron »

Ao Miguel (que para mim não tens "M" pequeno),

Um abraço de boas vindas, mas acima de tudo, um abraço pelos feitos conquistados em terras alheias e hermanas (eu tambem já lá vivi, e sei o dificil que é conquistar o coração dos Castelhanos, ainda que depois de conquistados sejam mais irmãos do que simples amigos) ... e dai ter aprendido o que quer dizer "nuestros hermanos" !!!!
O que para alguns é tacanhamente uma organização é para outros (verdadeiros nautimodelistas portugueses, nuestros hermanos e afins) um prazer, o que é para uns trabalho diminui-se á palavra prazer e na alma ouve-se um fado garrido de Lisboa ao invés do fado de Coimbra que se ouvem nos mais derrotistas.
Se disse que estava contigo nesta nova epopeia, aqui estou, diz-me só onde, quando e quanto custa e lá estarei com a maior tropa de patrocinios que puder obter.
Conta comigo !!!!!

Grande abraço. E obrigado por teres levado o melhor de nós além-fronteiras !!
A melhor droga alteradora de mentes é a verdade !!
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Boas,

Paulo Simões,

Desculpa esta expressão, mas pareces que és "bruxo": tudo o que escreveste são igualmente as minhas preocupações, as minhas questões/interrogações e as minhas "admirações"...

Obrigado por me teres esclarecido que o Município de Setúbal não tem Polícia Municipal, nem dinheiro (pelo menos para eventos como estes: "bricadeira de crescidos"), que já não existe uma entidade que dinamize e desenvolva o turismo (numa região tão bela e com uma enorme e variada oferta para tal), etc...

Quanto às questões/interrogações de um Encontro da ptnauticmodel, organizado pela ptnauticmodel (neste caso, o Paulo Simões), feito para os membros da ptnauticmodel (embora aberto a todos os que queiram participar) verifico algo, que serão algumas das minhas preocupações e "admirações":
-o diminuto número de moderadores da ptnauticmodel inscritos (afinal, estes deveriam ser os dinamizadores do modelismo náutico, dando o exemplo, pelo menos!);
-o diminuto número de membros da ptnauticmodel inscritos (afinal, estes deveriam participar, conviverem, mostrarem, verem, aprenderem, ensinarem e ajudarem, pelo menos!);
-o diminuto número de modelos inscritos, principalmente de membros da ptnauticmodel, o que no mínimo, será estranho!
(já contei o número de moderadores, de membros e de modelos, o que vem confirmar o que descrevi acima; se quiserem dar-se ao trabalho ou se estiverem interessados ou curiosos, façam o mesmo! A conclusão só poderá ser de "admiração"!)

Assim sendo, será que valerá a pena "chatearmos" as entidades, as instituições e as empresas que poderiam ajudar e patrocionar este (e outros) Encontro(s)???!!!
Será que valerá a pena convidarmos e propormos a vinda de clubes, modelistas e revistas estrangeiras de renome???!!!
Ou simplesmente, vamos continuar a "brincar" sózinhos no nosso "cantinho"???!!!

É convosco, pois da nossa parte, tudo o que foi feito foi o possível, e a consequência do vosso "interesse", demonstrado até agora!
E como tal, não poderei nem irei admitir quaisquer comentários e conversas de "bláblá" a dizer que deveria ter sido assim ou assado...
É que gozar a oportunidade de um Encintro destes é uma coisa, gozar com, já será outra...

Como tal faço um apelo, para que participem, pois este será um Encontro da ptnauticmodel e para os ptnauticmodelistas.
Será também uma derradeira oportunidade de todos mostrarmos e demonstrarmos às entidades, às instituições e às empresas que este hobby tem uma projecção muito além do "brincar", como as vertentes culturais, de lazer, turismo, etc, etc... Assim, num próximo encontro, teremos muito mais força de pedir e exigir contrapartidas, como se se tratasse de algo natural e normal!
Creio que entenderam o que acima foi dito!
Sabemos da crise financeira que todos estamos a passar, sabemos dos "problemas" familiares que estes encontros e respectivas deslocações e gastos possam gerar, mas agarremos esta oportunidade única de não pensarem em nós como os "meninos crescidos que só gostam de brincar e até fazem umas coisitas engraçadas" e nada mais...

Desculpem este extenso escrito, mas gosto de compartilhar com todos os ptnauticmodelistas, as minhas preocupações, para assim, juntos, podermos ultrapassar quaisquer desmotivações, problemas e preocupações!!!

!!!Força nisso, vamos fazer deste Encontro um "marco" do nautimodelismo!!!

Saudações náuticas
miguel
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Boas,

Como comecei a escrever o "longo testamento" antes das vossas mensagens, peço desculpas por nada ter referido/respondido.
Como tal, aqui vai:

Manuel Barros, obrigado, mas essencialmente, gostaria que não pensasses que exista qualquer derrotismo, mas apenas uma momentânea (espero) desilusão, quer minha quer do Paulo Simões.
Se fôsse(mos) derrotista(s) - pois estamos todos no mesmo barco, ou não fôssemos todos ptnauticmodelistas - não organizaria(mos) Encontros, muito menos este com esta dimensão e com a projecção que irá ter (espero/esperamos).

Metraton, obrigado. Sei ao que te referes e partilho da mesma opinião. Quanto à tua ajuda, sei que posso contar com a tua presença, para além da hipótese de nos dares uma ajuda no visionamento/segurança dos modelos em exposição; afinal, estás ligado a essa área! ;-) Se arranjasses alguém que pudesse "olhar" pelos nossos modelos, com a inscrição clara em t-shirt, tipo "organização/segurança" seria, já de si, um elemento de dissuazão importante para os que olham com as "mãos"! Quanto a outro tipo de ajuda e/ou opinião, força, diz, que estarei e ficarei agradecido.

Um abraço sincero a ambos,
miguel
PAULO PEREIRA
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quinta mar 02, 2006 11:20 am

Mensagem por PAULO PEREIRA »

Bem vindo e que bons ventos tragam uma onda de calor humano para mais um grande acontecimento da Ptnauticmodel :neutral8:
Já demonstramos que podemos ser tão bons ou melhores do que se faz lá fora :neutral10:
O sucesso, para mim conseguir participar já é um sucesso pessoal, depende de cada um de nós e como verificámos estamos a evoluir em quantidade e qualidade pelo que prevejo um bom resumo do que possuimos por Portugal.
Mas não esqueçamos aqueles que possuem modelos, que nós podemos pensar que não têm muita qualidade, mas que para os seus proprietários são ou foram a primeira experiencia e têm um carinho especial por essas construções e aos quais eu solicito a sua participação sem medo e pudores.
Como costuma ser norma só perto da data é que se vão inscrevendo devido a variadissimas razões, férias, disponibilidade, distancia, finalização de modelos, etc .
Por mim estou por lá e vou levar o que tenho e o que penso levar :Festejar:
Knights Of The Sea Everyone admires a PT man!
Sócio Fundador
Administrador
Administrador

As palavras do Paulo Pereira, trouxeram-me à memória uma conversa que tive com o Miguel.

A definição de objectivos em relação aos encontros torna-se, no meu entender, urgente que sejam tidas em linha de conta.

Alguns dados para lançar o debate:

- 1 Encontro Nacional generalista em Setúbal (Ptnauticmodel), Anual ou Bienal, que junte todos os nautimodelistas, independentemente de serem Iniciados ou Mestres, e que à semelhança dos objectivos do fórum, seja um encontro de divulgação da modalidade e um evento para convívio e sã camaradagem. Poderá ser Internacional se forem conseguidos os imprescindíveis patrocínios.

- 1 Encontro Nacional, (tipo Aldeia do Mato) que seria realizado no ano de intervalo da Ptnauticmodel, em que se procuraria que as organizações percorressem o pais, sempre em locais diferentes. Poderá ser Internacional se forem conseguidos os imprescindíveis patrocínios.

- Encontros/provas Regionais específicos(as) (escalas/estáticos/regatas diversas), com apoios locais.

- Parcerias com entidades reconhecidas na área da náutica e do nautimodelismo, com o objectivo de se organizarem Exposições/concursos, com acesso por escolha de um júri credenciado, com prémios e participação nacional/internacional.

- Parcerias com entidades reconhecidas na área do modelismo em geral (Nautimodelismo, Aeromodelismo, Maquetismo, Ferromodelismo, Automodelismo, Modelismo em papel, Figuras, etc), com a finalidade de integrar a realização de eventos (Modeltroia, Modelscala, etc), conjuntamente com os parceiros comerciais (lojas e representantes) deste hobby.

- Parcerias com organizações internacionais de nautimodelismo com vista à participação dos nautimodelistas portugueses em eventos internacionais.

Em suma, parece-me necessário a definição de um calendário de eventos base, para se começar a tratar dos necessários contactos, para que possamos dar o salto qualitativo na organização destes eventos.

Os dados aqui apresentados, fazem parte de um conjunto de ideias que se têm vindo a amadurecer, conjuntamente com alguns parceiros, pelo que será importante perceber que tudo está em aberto, mas se não se trabalhar nesse sentido, nada se concretizará.
Paulo Simões
Sócio Fundador
paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

boas mais uma prova do quanto é difícil de organizar algo coisa com qualidade mesmo as lojas de modelismo as principais interessadas na divulgação do modelismo neste caso nautimodelismo pouco interesse têm em ajudar nesses eventos . pois está previsto pela câmara a colocação de stands para diversos actividades e foi-me delegado fazer a ponte entre câmara e algumas lojas da zona mas até para isso se cortam a participar uma mesmo que não vou dizer qual até disse que para ir para um stand se calhar até tinham era que lhe pagar !!!!para estar a fazer publicidade a sua loja, assim não dá sinceramente estou muito desiludido mas agora é olhar em frente e esquecer o que fica para trás :mrgreen:
PAULO PEREIRA
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Registado: quinta mar 02, 2006 11:20 am

Mensagem por PAULO PEREIRA »

Onde é que eu já ouvi isto??????
Com a crise que existe no comercio destes artigos nauticos ainda não compreendo a relutância dos lojistas em participar para eventualmente expandir o negócio?
Uma prova do bom resultado de uma participação deste tipo tem sido em exposições de modelismo em Portugal e todos ganham, nós porque temos uma variedade de produtos e alguns descontos e na promoção dos estabelecimentos que vendem ao publico e que necessitam de pagar as contas ao fim do mês.
Mas ao que parece não deve existir crise neste tipo de lojas porque somos um pais de marinheiros :neutral1: ricos :mrgreen:
Knights Of The Sea Everyone admires a PT man!
Sócio Fundador
Administrador
Administrador

PAULO PEREIRA Escreveu:Onde é que eu já ouvi isto??????
Enviei 11 emails para lojas (aqui registadas no fórum) que vendem, ou pelo menos apresentam a hipótese de venderem, material e modelos, para nautimodelistas.

Obtive 3 apoios efectivos e apenas 1 resposta com os motivos da impossibilidade do apoio.

Em suma:
7 nem me deram resposta.
Não sei se vendem ou não, pois isso não me interessa, mas estão aqui no fórum com os links para os respectivos espaços comerciais, sem pagarem absolutamente nada, nem tal lhes foi exigido.

A pergunta que fica no ar é a seguinte:

As lojas só apoiam porque lucram (vendem) com o material para nautimodelismo?
ou
As lojas deveriam apoiar para tentarem ter visibilidade e assim vender mais alguma coisa?
Paulo Simões
Sócio Fundador
Evangelino santos
1º Marinheiro
1º Marinheiro
Registado: quarta abr 26, 2006 12:34 pm

Mensagem por Evangelino santos »

Olá Paulo.
Na minha opinião, acho que deverías colocar aqui quais as lojas que não responderam,para que pensemos duas vezes na hora de encomendar material.

Um abraço
Evangelino
paulo agra
Vice-Almirante
Vice-Almirante
Contacto:

boas
mas estão aqui no fórum com os links para os respectivos espaços comerciais, sem pagarem absolutamente nada, nem tal lhes foi exigido.
temos e de ter cuidado pois pelo pensamento qualquer dia ainda temos é de pagar por escrever os nomes das lojas de modelismo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: normalmente funciona ao contrario :shock: mas enfim das que fui apenas uma se disponibilizou :shock: para oferecer algo que ainda está em estudo quanto aos stands para esporem e venderem os produtos ainda não há nada concreto
quanto a pergunta depende muito de quem esta a gerir a loja pois são pessoas iguais como no mundo inteiro umas mais receptivas que outras não não as podemos julgar a vida está dificil para todos ,mas senão houverem novos praticantes e os que já praticam desistirem ai sim se calhar já vão querer participar ....
mas enfim vou encerrar por aqui este assunto eu apenas quero praticar modelismo seja ele rc ou estático o resto não importa ,mas digo uma coisa se quando comecei ,sabia o que sei hoje garanto-lhes que não teria organizado nada pois acho que remar contra a corrente não dá ....
bem como ainda estava a escrever não tinha lido a ultima resposta do Evangelino santos e na minha sincera opinião digo que não é por ai mas sim por colocar as que ajudam e patrocinam esses sim no meu ver é que precisam do nome da loja aqui
Miguel Parente
Almirante
Almirante
Contacto:

Se fossem só as lojas!!!!.... :(
E os nossos "colegas" ptnauticmodelistas que gostam de desfrutar os encontros (só possível com o esforço organizativo), mas ajudar...:cuidadoasedio:
Reparem que já somos quase 1.000 (se descontarmos os que pertencem a outros países e aos que estão "inactivos"), embora os participativos se resumam a cerca de 100, mas ajudas!!!???...e inscrições!!!???...e modelos!!!???...
Sempre os mesmos e os únicos!!!
A estes, obrigado!!!

...Mais do mesmo...

Fica registado!!!
pafreitas
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante
Registado: terça mai 06, 2008 8:10 pm

Mensagem por pafreitas »

Olá

Resolvi responder pois é claro q me incluo no lote dos que aqui andam mas ainda não sabem se vão por isso nada de inscrição. Não querendo generalisar é certo que mais apareceram mais perto das datas anunciadas.
Agora meus amigos uma coisa é certa com a qualidade da maioria dos trabalhos aqui apresentados eu por exemplo sentiria alguma vergonha em levar as minhas amostras de barcos :D embora sinta orgulho no meu trabalho!

Mas caro Miguel, Paulo Agra e Paulo Simões, na minha curta existência em diversos grupos a realidade é que há mais gente que por aqui passam do que aqueles dispostos a ajudar. E a triste realidade é que os poucos que fazem isto por carolice e gosto é que permitem todos os restantes presseguir esta maravilhosa actividade. Eu por mim falo, pois desde há muito que me interesso por esta área mas nunca tive a "coragem" de me iniciar a sério até ter "tropeçado" neste fórum.

Uma coisa vos digo levem as coisas com calma que estou certo que iremos evoluir dentro deste hobbie e atrair mais modelistas a este fórum e quem sabe nos proximos enncontros atrair mais modelistas e encorajá-los a mostrarem os seus belos modelos.

Uma coisa é certa em todos que fazem isto como hobbie não querem certamente transformar isto em trabalho e dores de cabeça, para isso já têm as suas actividades profissionais. desculpem-me o desabafo mas quero ACIMA de TUDO DAR OS PARABÉNS AO PAULO SIMÕES E AO MIGUEL PELO EXCELENTE TRABALHO

Só mais um apontamento, há uns anos consegui alguns patrocinios e apoios de empresas com a promessa de uma boa publicidade, o que me parece estar a acontecer com estas lojas é que eles não estão a ver o retorno do investimento a ser feito. Ou seja eu proponho o seguinte: quem apoiar o encontro terá direito a um tópico de destaque em secção apropriada no fórum com uma indicação clara de url da empresa, morada e contactos gerais e tipo de material q vendem e do apoio dado.
Ou seja fazer publicidade a eles de modo destacado. como um incentivo e prémio pela sua ajuda e colaboração.

Incentivar pela positiva os apoios ;)
Paulo Freitas

Há mar e mar há ir e voltar...
No estaleiro: Bote baleeiro :D
e GJOA - kit Constructo
Sócio Fundador
Administrador
Administrador

pafreitas Escreveu:Ou seja eu proponho o seguinte: quem apoiar o encontro terá direito a um tópico de destaque em secção apropriada no fórum com uma indicação clara de url da empresa, morada e contactos gerais e tipo de material q vendem e do apoio dado.
Ou seja fazer publicidade a eles de modo destacado. como um incentivo e prémio pela sua ajuda e colaboração.

Incentivar pela positiva os apoios ;)
Já aqui está desde o 1º dia que os apoios foram chegando:
http://www.ptnauticmodel.net/forum/viewtopic.php?t=2839

Isto foi o que foi apresentado (a todos) como contrapartida para o apoio:
"O logótipo e o link para o vosso site será colocado no fórum da Ptnauticmodel junto com o programa do evento, bem como, a alusão à entidade que gentilmente ofereceu o modelo, será também colocada na mesa de inscrição, onde os modelos a sortear estarão expostos."

Creio que poderá será considerado "Incentivar pela positiva os apoios ;)"
Paulo Simões
Sócio Fundador
pafreitas
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante
Registado: terça mai 06, 2008 8:10 pm

Mensagem por pafreitas »

Certissimo estou a ver q falei sem ter visto primeiro bem do que falava :D
Assim sendo só mesmo esperar por melhor conjuntura socio-económica porque andam todos os pequenos negocios a apertar o cinto e a cortar despesas!

Esperemos que de futuro haja mais pessoas e lojas a apoiarem estes esforços descomunais!
Paulo Freitas

Há mar e mar há ir e voltar...
No estaleiro: Bote baleeiro :D
e GJOA - kit Constructo
Sócio Fundador
Administrador
Administrador

Joaquin_Yarza Escreveu:En representacion de AMONAGA vamos 2 modelistas que solo estaremos el dia 13

Joaquin Yarza
Barco: Buque aljibe Roberto

Victor Sotorrios
Buque farero Rias Bajas
AMONAGA - Asociacion de Modelistas Navais de Galicia.

Com estas inscrições o Ptnauticmodel 2008, passou a ser considerado encontro Internacional, tanto no Nautimodelismo como na Fotografia onde também se encontra inscrita a Jeanne Hauri do México.
Paulo Simões
Sócio Fundador
Helderluiss
Almirante
Almirante
Registado: sexta nov 18, 2005 1:00 pm
Localidade: Palmela
Contacto:

Mensagem por Helderluiss »

Que sejam bem vindos e melhor recebidos que sei que vão ser.

É um privilegio ter estes colegas entre nós.
Responder