Prova de Hidros Eléctricos

Para combinar, divulgar e mostrar as fotografias do que lá se passou (apenas nautimodelismo).
Responder
paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Prova de Hidros Eléctricos

Mensagem por paulo capelo » quinta mai 10, 2007 11:42 am

Olá a todos,

como já alguém disse, "quem me pica, meu amigo é!" Ou não era assim??!!

Bem, não interessa.

Proponho uma prova entre hidros eléctricos com classes definidas para haver competitividade, mas sem as regras definitivas ainda. Acho que é preciso é começar. E, ou se começa de alguma maneira ou ficamos aqui eternamente à espera que esteja tudo regulamentado. Eu acho que devíamos ir aos poucos e este é apenas um dos passos.

Tal como o Bruno tinha falado no tópico combustão, a idea de dividirmos por classes é obviamente boa e é um exelente começo.

Recordo o que ele escreveu:

Citação:
As clases com mais divulgação em eletricos são as seguintes:
Hidro 1 - 7~8celulas
Hidro 2 - 12~14 celulas
Hidro 3 - 20~22 celulas

Na classe de Hidros incluem-se os catamarãs, riggers e hidroplanos (tipo miss budwieser). Basicamente barcos de três pontos.

Nesta prova a única separação para além do nº de células, será apenas o tipo de motor, ou seja, com ou sem escovas.

O tipo de baterias é limitado ao máximo de voltagem por classe, ou seja, se por exemplo 8 células são 9,6v, quem usar lipos terá que ter no máximo esta voltagem ou imediatamente inferior. Neste caso seria 2s ou seja 7,4v e assim sucessivamente para as outras duas classes.

Temos então 6 classes.

O tempo das "mangas", para começar será de apenas 3 minutos. (No que me diz respeito, não estou interessado em derreter mais do que 1 motor por ano hehehe!!!! ) Mas depois logo se vê.

Gostava de saber qual seria o dia que mais convém à maioria das pessoas. Eu sugiro dia 20 deste mês.

Digam-me também qual a vossa opinião em relação à divisão que fiz das classes. A minha ideia foi simplificar o mais possível de maneira a que a maioria dos "SpeedNautiModlers" (hehehe!!!!) pudesse participar.

Um abraço a todos.

Miguel K. Ritto
Cabo
Cabo
Registado: quinta dez 22, 2005 12:02 pm

Classes de hidros eléctricos

Mensagem por Miguel K. Ritto » quinta mai 10, 2007 6:10 pm

Gostaria de sugerir uma sub-classe com motor Speed 400.
É a classe mais barata (motor por uns 7,5Euros , e os custos do variador e das pilhas também são os mais baixos).
Esta classe gera muitos entusiastas como se pode ver em:

http://www.offshore-rc.com/forum/index.php?showforum=16
http://www.microhydros.com/

Na zona de Leiria e Marinha Grande rápidamente surgiram entusiastas a construir uns 10 barcos segundo esta fórmula, e também há a opção de comprar "pronto a andar" como os Graupner Mini Sprint, e Mini F1

Esta classe faria parte dos "6 ou 7 células", mas oferece velocidades acima de 30Km/h com um variador de 30A e pilhas de 1500mAh, evitando-se assim os investimentos em pilhas de 4200 ou mais mAh, e variadores de 100 ou mais amperes.

Bruno
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: terça out 11, 2005 9:51 pm

Mensagem por Bruno » quinta mai 10, 2007 10:38 pm

Eu alinho nos 400, mas tem de haver regras para fazer uma coisa como deve ser.

Motores 400 Stock (sem timing ou outras alterações)
Baterias NI-Nh ou Ni-Cd
Helices de carbono da Graupner
Casco de construção e material livre.
Variador livre

Resta deliniar as regras da prova em si.

Manuel Teixeira
Cabo
Cabo
Registado: sexta abr 27, 2007 6:10 pm

Mensagem por Manuel Teixeira » sexta mai 11, 2007 12:22 pm

Ora boas, pergunto se esta prova é para ser realizada na Moinhola?

Pergunto também se substitui o encontro “mensal”? E se sim, será que faz sentido aparecer com os modelos de combustão?

Aquando da minha disponibilidade para também correr em eléctricos, não fazia ideia que o que se pretendia era 3 minutos a 30Km/h… Assim sendo, não alinho!

Peço desculpa pela possível arrogância, mas isso mais parece uma corrida de rebocadores. Já vos vi com barcos bem mais interessantes!

Se se sujeitam a pressões de distribuidores e preços baixos, mais vale comprar barcos já feitos nas lojas dos chineses.

A coisa não estava organizada, mas pelo que vejo, vai deixar de haver coisa!

Como já repararam, a minha posição relativamente a corridas de combustão não está a reunir muitos adeptos, infelizmente. Mas isso não me faz adepto de uma nova fórmula, mais baratinha, lenta e de curta duração. Isso não é nada.

Fica a opinião e se continuar a haver interesse no encontro mensal na Moinhola, marquem a data deste mês!

Miguel K. Ritto
Cabo
Cabo

Sub-classe "Micro" para Speed 400

Mensagem por Miguel K. Ritto » sexta mai 11, 2007 6:43 pm

A minha ideia de sugerir esta sub-classe é por achar que é a de mais fácil acesso para atrair entusiastas para os barcos rápidos RC.
E que ninguém se ofenda por eu achar que velocidades acima dos 30Km/h são barcos rápidos, pois num barco com uns 36cm de comprimento e num pequeno lago dá-me tanto gozo como os meus barcos de 1m com motor térmico e velocidades muito superiores.
Além disso, quando indiquei essa velocidade eu estava a pensar em provas de 10 minutos (efectivamente um tópico anterior indicava 3 minutos, o que achei extremamente curto quando comparado com as regulamentações de corridas que tenho visto existirem lá fora desde há muitos anos. Mas o interesse em reduzir o tempo aos 3 minutos estava explicado, e como se costuma dizer "cada cabeça, cada sentença").

Até agora só tive barcos com motores de combustão, e agradou-me começar por esta fórmula (ou "brincadeira") nos eléctricos. Tem tido muito sucesso em vários países, desde há muitos anos, e constatei que esta fórmula de repente atraíu na minha zona muitos aeromodelistas que nunca consegui cativar para os barcos térmicos (apesar de nos aviões só se dedicarem aos térmicos desde há muitos anos).
A outra atractividade desta fórmula é permitir andar com os barcos em qualquer pequeno lago num parque ou jardim. E para quem tem filhos, também é uma maneira de os interessar pela construção e pela condução dos barcos.
É pois, o que poderíamos designar por uma classe de iniciação ou promoção.

Curiosamente também tenho visto alguns aeromodelistas comprarem barcos chineses e entreterem-se a montar os motores Speed 400. É uma maneira de se entusiasmarem com os barcos, e até pode ser que isso os leve a dedicarem-se mais a este hobby, e quem sabe, pode ser que um dia se venham a dedicar aos térmicos, e que possamos contar com mais concorrentes para essa modalidade.

Quanto às especificações indicadas pelo Bruno eu acho que faz sentido.
Já agora, o motor de 4,8V anda mais do que os de 6 e de 7,2V pelo que o melhor será estarem todos alertados para isso.
Quanto às regras da prova em si sugiro que seja a simples tradução do que exista num país qualquer (por ex. Inglaterra, ou França) para não estarmos a inventar.
Se houverem interessados suficientes então podem marcar-se uns encontros (em lagos com pequenas dimensões, e se possivel em parques ou jardins, de forma a contribuir para uma divulgação dos barcos RC ao publico em geral, o que poderá conduzir ao aparecimento de mais entusiastas).
Como estou para aqui entusiasmado com a ideia de divulgar a modalidade, o melhor é clarificar desde já que não sou distribuidor, não sou sócio de nenhuma loja que venda material, e também não fui pressionado por distribuidores nem por preços baixos.

Bruno
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Mensagem por Bruno » sexta mai 11, 2007 11:32 pm

Concordo consigo Miguel, acho mais engraçado ter 10 barcos a andar ao mesmo tempo onde a uncica diferença ser a construção do casco e pode-se fazer rapidamente varios casco para evoluir o modelo, e aprender algumas coisas, com um baixo orçamento.

Infelizmente nem todos tem dinheiro para gastar em barcos a combustão ou eletricos adptos para provas, nao falo por mim mas pela generalidade, como se pode ver pela falta de feedback nos sub forum relacionados com barcos eletricos/combustão e encontros dos mesmo.

Porque existem uns 20 ou mais micromagic?? porque aquilo e barato e até anda bem... 100-150€ de investimento inicial e temos montes de pessoas a andar.

João Xavier
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: segunda dez 26, 2005 11:58 pm
Localidade: Apagado

FSR ECO 400 e não só

Mensagem por João Xavier » sábado mai 12, 2007 12:24 pm

Se é disto que se está a falar pode ter muito interesse
http://www.mo-na-ko.net/clanky4/152_Blecha/clanek.htm. Eu mesmo há algum tempo estive tentado a meter-me nisso, só que nos 600. Classe standard com motores de escovas e hélices de plástico. Só que apareceram logo com motores brushless e hélices de metal ( classe pro). É que nem mexi mais uma palha. Uma classe destas fica realmente bem mais acessível, embora não seja fácl. Pessoalmente acho que mos 600 por serem um pouco maiores e mais pesados são mais versáteis( têm de pesar mais de 1 KG e a7cumuladores sub C os 400 têm de pesar mais de 450g e comprimento máximo de 400mm 7acumuladores 2/3 AF.(tempo de corrida 5 minutos e nos outros 6)
Apagado

João Xavier
Capitão-Tenente
Capitão-Tenente
Registado: segunda dez 26, 2005 11:58 pm
Localidade: Apagado

site

Mensagem por João Xavier » sábado mai 12, 2007 12:27 pm

Apagado

Bruno
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Mensagem por Bruno » sábado mai 12, 2007 1:06 pm

Gosto mto desde tipo de casco o Herculano tem 2 barcos e aquilo é um espetaculo o problema e que o casco tem de ser comprado é complicado fazer um casco desde genero em basla ou contraplacado, ou então so se alguem tiver um molde e fazer barcos desde genero a um preço acessivel.

Por mim eu entro nestas provas de baixo investimento

Miguel K. Ritto
Cabo
Cabo

Mensagem por Miguel K. Ritto » sábado mai 12, 2007 9:05 pm

Para os interessados na classe dos motores Speed 400, sugiro que passemos para um tópico especifico, dentro dos "Eléctricos".
Assim evitaremos estar a fugir da proposta inicial deste tópico, que tinha um ambito mais vasto, prevendo várias classes consoante a quantidade de células, alimentação por células Ni-Cad / NiMh ou LIPO, e ainda motores de escovas ou motores brushless.

Responder