3º ENCONTRO NA BARRAGEM DA MOINHOLA DIA 29 ABRIL

Para combinar, divulgar e mostrar as fotografias do que lá se passou (apenas nautimodelismo).
Paulo Alexandre Lucas
1º Subsargento
1º Subsargento
Registado: segunda ago 28, 2006 5:06 pm

3º ENCONTRO NA BARRAGEM DA MOINHOLA DIA 29 ABRIL

Mensagem por Paulo Alexandre Lucas » domingo mar 25, 2007 8:17 am

APAGAR
Última edição por Paulo Alexandre Lucas em sexta ago 10, 2007 9:54 pm, editado 1 vez no total.

Miguel K. Ritto
Cabo
Cabo
Registado: quinta dez 22, 2005 12:02 pm

29 de Abril

Mensagem por Miguel K. Ritto » segunda mar 26, 2007 9:43 am

Não devo poder ir porque tiro férias a 30 de Abril para juntar ao feriado de 1 de Maio, e tenho que ir dar uma volta com a familia (que não tem muita paciência para mais do que meia hora a ver os barquinhos ...).
Mas pelo que vejo, o entusiasmo levará a marcar um encontro por mês, e lá estarei em Maio (se não for a 26 e 27 pois já tenho compromissos).

Quanto a Junho, ter em atenção para não marcar o dia 23 porque já está programada aqui no Fórum uma regata de veleiros Micro Magic na Moinhola. Mas de qualquer forma, para essa mesma data está marcada no site da Federação Portuguesa de Motonáutica a prova de Vila Franca, que inclui demonstração de rádiocontrolados. No site da Federação há mais eventos anunciados a 7/8 de Junho (em Vila Nova da Barquinha), e a 7/8 de Julho (no Cartaxo/Valada) mas provávelmente já começamos a juntar demasiados modelos para conciliar com o tempo que nos dexarão os barcos grandes.
O site é:
http://www.fpmotonautica.org/
e as datas estão no "Calendário"

pedro carvalho
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: terça mar 13, 2007 4:49 pm

Gostaria de..

Mensagem por pedro carvalho » segunda mar 26, 2007 11:02 am

Gostaria, antes de mais, dar os meus sinceros parabéns aos organizadores do Encontro do passado Sábado!!!

Receberam-me a mim e à minha "Maria" com a maior das cordialidades e com a simpatia habitual de quem acolhe 1 novo membro. :lol: :D 8)

Tenho, no entanto, a lamentar a não presença ou a falta de modelos, como veleiros e eléctricos, com os quais mais me identifico. Gostaria de ter trocado algumas ideias e de apreciar técnicas de montagem e construções das embarcações que referi..

Mas não me arrependi de ter ido!! De forma alguma!!!

Além de ter apreciado modelos eléctricos e de combustão (alguns demasiado barulhentos para a velocidade que atingiam :mrgreen: ), deu para ter uma ideia do meio envolvente e do excelente dia passado ao ar livre!!

Mais uma vez parabéns aos organizadores e que venham mais eventos como o de dia 24 de Março!!! :neutral1: (Espero é no próximo encontro aparecer já com modelos próprios... :oops:

Cumprimentos a todos

Pedro Fragoso Carvalho

Bruno
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: terça out 11, 2005 9:51 pm

Mensagem por Bruno » segunda mar 26, 2007 12:07 pm

São apenas encontros de amigos com os mesmo gostos de barcos eletricos e combustão, no inicio eramos só 3 depois passamos a 8 e desta vez nem os contei, mas a volta de 15 pessoa com mais de 30 barcos.

Relativo aos veleiros... longa história, o barcos eletricos tiveram em baixo devido ao vento que se fez sentir, vamos ver se temos mais sorte para a proxima vez.

Ainda somos só 4 pessoa com barcos eletricos....para a proxima tras o teu ;) OBJECTIVO: dar ripada nos barulhentos :P

pedro carvalho
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Lembro-me de ti..

Mensagem por pedro carvalho » segunda mar 26, 2007 12:20 pm

Ó Bruno lembro-me de ti.. Estavas com 1 camisola amarela e deves ter sido a pessoa k mais vezes pegou no bote de borracha pra ir buscar os modelos à água.. 8)

Não importa, pk se tá a fazer o k se gosta... :D

Pra mim, não há histórias dessas ou se alinha ou não, independentemente dos modelos k se têm..

Cumprimentos

Pedro Fragoso Carvalho

Bruno
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Mensagem por Bruno » segunda mar 26, 2007 12:36 pm

Infelizmente o F1 parecia um submario o motor tava bem afinado mas qualquer ondinha fazia com que ele desaparece-se :P da outra vez tivemos chuva, desta vez tivemos vento..... da proxima vamos ter bom tempo :neutral1:

Miguel K. Ritto
Cabo
Cabo

Veleiros e Eléctricos (e ruído)

Mensagem por Miguel K. Ritto » segunda mar 26, 2007 12:51 pm

Caro Pedro Carvalho,

Penso que quando indicou "eléctricos" se estaria a referir a modelos tipo maquetes, dado que estavam presentes bastantes eléctricos-rápidos.
Também gosto de veleiros e dessas maquetes R/C, e até tenho uma traineira em construção. Mas acho que é de evitar andar com essas maquetes ou com veleiros, nos encontros marcados para os barcos rápidos.
Entre os que andam com os barcos rápidos, é mais fácil aceitar (embora com uma certa dor) que o nosso barco seja danificado por outro, pois é um azar que também poderíamos provocar. Mas quem tem um veleiro ou uma maquete só teria a probabilidade de sofrer o embate de um barco rápido, e nunca seria o responsável por danificar outro barco.
Como gosto das duas áreas do modelismo, não tenho qualquer problema em defender que devem haver eventos separados, ou então num evento para uma das áreas pode reservar-se uma hora para os outros.

Quanto ao ruído, também penso que é de fazer um esforço para o manter a um nivel aceitável (basta usar um escape com silenciador para baixar considerávelmente o nivel de ruido que se destacava).

fastest
Cabo
Cabo
Registado: quinta nov 09, 2006 11:21 pm

Mensagem por fastest » segunda mar 26, 2007 2:31 pm

Não sei se a Moinhola é o lugar mais adequado para "maquetes"... Para veleiros, sim... Então se o vento estiver como no sábado... Os veleiros andam mais do que os rápidos, mas pequeminos...LOL
Mas é muito complicado misturar barcos lentos com p´rotótipos de velocidade, mais... Para o próximo encontro sugiro a colocação de boias mais ao estilo de competição, ou seja: Não tão afastadas umas das outras e relativamente mais perto da margem - É apenas uma questão de gestão de espaço. Também acho que seria bom para todos, criar uma área "exclusiva" para os barcos mais pequenos - para que todos possam navegar em segurança. Evita-se assim barcos em contra-mão e a diferentes velocidades... O que aconteceu... imaginando que ambos se lembram de desviar para o mesmo lado e já tá - é uma pega de frente...
Outro aspecto é o de combimar o sentido de navegação - ou se contornam as boias pela direita ou pela esquerda - acho que a grande maioria dos barcos do último encontro se adaptam melhor a um percurso oval no sentido dos ponteiros do relógio, pela esquerda das boias. É menos aconselhável para os FSR, mas estes adaptam-se a tudo, até mesmo ao vento e à ondulação... LOL - São mesmo o todo o terreno da velocidade, não?
Vamos tentar combinar este tipo de regras até ao próximo encontro? A ideia de nos aproximarmos cada vez mais das regras de competição, só nos aproximas cada vez mais daquilo que a nivel internacional se faz - o que lógicamente é bom!
Estes encontros um dia destes transformam-se naquilo a que por exemplo os nuestros mantitos fazem especialmente bem - encontros e provas onde o convívio é muito porreiro e positivamente competitivo... Penso que estamos a ir na direção certa, contem comigo para continuar - a ver vamos, se no próximo dia 29 já tenho o FSR-H .91 pronto... De qualquer forma levo com certeza os FSR-V, pois vai ser a curto prazo a classe para competir em Portugal (é o que se faz lá fora - por excelência).

RogerPro
Capitão de Mar-e-Guerra
Capitão de Mar-e-Guerra
Registado: quinta ago 10, 2006 10:22 am

Mensagem por RogerPro » segunda mar 26, 2007 2:37 pm

Oh Rui, e as as boias devem ser maiores para ver se não lhes acertas, hehehhhehe :neutral1:
A primeira impressão é a que fica, mas só se o toner fôr bom!

pedro carvalho
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Pois..

Mensagem por pedro carvalho » segunda mar 26, 2007 2:39 pm

Caro Miguel Ritto,

Sou de opinião que estes encontros podem ser "abertos" a qualquer tipo de embarcação.. Só temos a aprender e darmo-nos bem.. Não precisamos de ser "amigos", precisamos e temos obrigação de respeitar o espaço de cada um.. Só temos de nos dar bem!

Na verdade este encontro não se encontrava nenhum veleiro.. Mas deu pra ver k na eventualidade de ter levado um, só teria de me deslocar "mais pró lado" da barragem. (a dita é grande e não me custa nada velejar um pouco distante do iminente perigo dos barcos rápidos).

Óbvio, k de forma alguma me sinto posto de parte, e o facto de me deslocar "mais pró lado" na barragem de todo me faz sentir excluído do evento.. É só com o intuito k nada aconteça à embarcação que possa ser portador.

Gostaria e tenho a certeza k interpreta estas minhas palavras sem qualquer intenção de melindre.. Tal como agradeço a forma como expôs a sua ideia.

A sério.. Gostei do dia k lá passei..

Cumprimentos

Pedro Fragoso Carvalho

Miguel K. Ritto
Cabo
Cabo

Mensagem por Miguel K. Ritto » segunda mar 26, 2007 7:06 pm

Pedro Carvalho,
O meu objectivo é que se evitem atritos.
Estou plenamente de acordo que na Moinhola há espaço suficiente para andar com barcos rápidos numa zona, e não há qualquer inconveniente em andar com veleiros numa zona onde não haja o risco de colisões.

Mas no caso de um evento previsto para veleiros (como a regata Micro Magic marcada a 23 de Junho na Moinhola) não me passaria pela cabeça ir para lá com barcos térmicos, pois por mais longe que estivesse, haveria sempre o ruido a prejudicar os velejadores.
Como há vários locais para andarmos com os barcos rápidos, tive o cuidado de alertar no sentido de evitarmos ir à Moinhola a 23 de Junho, e até calha bem haver a 23 e 24 a prova de motonáutica em Vila Franca.

Já agora, falando do risco de colisões, seria de promover o uso de "Fail Safes" (é um componente electrónico que se liga entre o receptor e o servo do acelerador, e que no caso de falhar o sinal de rádio acciona o servo para desacelerar e assim pára o motor). Custa uns 18 a 20Euros (no estrangeiro) mas também deve haver por cá para uso nos carros.
Até no caso de um barco vir parar à margem ainda a funcionar, basta desligar o emissor para o "Fail-safe" parar o motor.

camarao1962
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: domingo jun 18, 2006 9:06 pm

boas noites

Mensagem por camarao1962 » segunda mar 26, 2007 8:21 pm

Olá a todos. Como já entederam, este novo encontro está uma vez mais aberto a todos os que nele queiram participar, com modelos, ou com a sua simples presença, pois será sempre bem vinda a confraternização entre Nautimodelistas.Quanto ao sr. Pedro Carvalho, pode levar o seu modelo se o mesmo já estiver acabado, pois o mesmo terá um espaço para navegar, sem qualquer tipo de precalços. Quero agradecer a todos os que estiveram presentes,e assim uma vez mais divugámos o Nautimodelismo.
Última edição por camarao1962 em terça mar 27, 2007 7:19 pm, editado 1 vez no total.

fastest
Cabo
Cabo

Mensagem por fastest » segunda mar 26, 2007 11:40 pm

Como disse o Bruno e muito bem, no início eram só três... "eléctricos e de combustão". O Clube da Amadora também realiza encontros - Há alguns anos - de barcos a combustão... mais uns daqui e outros dali e já somos alguns... Electricos e Combustão...
Até agora estávamos dispersos e finalmente surgiram os encontros - Vivas ao FÓRUM...
Estes encontros estão muito no início, dai alguma desorganização: todos são bem vindos, como é lógico, quantos mais melhor, mas... Transformar algo que até está a resultar numa coisa a atirar para o descabido, vamos lá ver se a malta se entende...
Não sou de todo contra o poessoal dos veleiros, antes pelo contrário - até vou construir um - no nosso clube há quem os tenha, mas lógicamente não os leva para estes encontros de eléctricos e combustão no último fim de semana de cada mês na Moinhola.
São embarcações limitadas em termos de velocidade e manobra - o que só iria prejudicar e muito provavelmente aumentar os acidentes- eu falo por mim... só fui duas vezes contra a mesma boia, não sei como é que ficaria um veleiro se levasse uma truxada a sessenta e tal Km/h...
Mais, num encontro geral na Moinhola, onde estavam veleiros, eléctricos, combustão e hidoaviões, a malta dos veleiros ficou passada com os de combustão... daqui se depreende que... quem vai ao mar, teu amigo é...LOL
Não é para arranjar problemas - sublinho - mas parece que não perceberam a boca dos veleiros, do vento e dos eléctricos... eu explico:
Os barcos eléctricos e de combustão pequenos tiveram problemas com o vento, paravam muito. Logo é lógico que até um veleiro passava por eles. Era para ter piada, não para realmente ter veleiros misturados com os outros... OK?
Continuo a achar que já tá uma grande confusão, até porque a malta anda toda em contra mão e não sei quê, agora veleiros e modelos quase estáticos no meio, é coisa para correr mal...
Vamos combinar um sentido de contorno de boias para mais rápidos e maior alcance e outro para mais lentos e mais pequenos... Mas não confundam mais lentos com velocidade de cruzeiro ou de veleiro, também não é para exagerar...
Se quiserem combina-se um encontro específico para veleiros, traineiras, arrastões... quem quiser aparecer, tudo bem...
Desculpem a crítica, mas acho que o pessoal tá com um furo no casco, é que já se comessa a sentir a entrar água...LOL

pedro carvalho
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Sinceramente..

Mensagem por pedro carvalho » terça mar 27, 2007 12:39 pm

Sinceramente, creio ter exposto a minha ideia com clareza, no que respeita aos Encontros.. Sejam eles onde fôrem.. Acho que o Nautimodelismo é 1 comunidade em crescente e só tem a ganhar com a união de todos.. Sou totalmente contra a divisão, sou totalmente a favor pela união, convívio são e aberto, co-existência, pacificação, etc.
:)
Todos temos a ganhar com tudo isto que nos é proporcionado. É certo que os gostos não são os mesmos, mas repito, só temos a ganhar!! :D

Não quero problemas, nunca os tive, nem estou para ir à procura deles.. :D

Simplesmente quero demonstrar que podemos estar todos no mesmo espaço, e tenho a certeza que muitos de vós, concordam com tal.

E quanto a este assunto considero-o encerrado. Gostei muito do dia 24 de Março, tenho imensa pena de não ter ainda 1 embarcação preparada, mas no próximo Encontro espero aparecer, levar algo, mostrar que podemos todos partilhar do mesmo..Conhecimento, convívio e divertimento. :D :D

Cumprimentos a todos

Pedro Fragoso Carvalho

fastest
Cabo
Cabo

Mensagem por fastest » terça mar 27, 2007 11:41 pm

Caro Pedro Carvalho… Se ofendi, foi sem intenção.
A ideia não é ofender nem procurar problemas, é mais que tudo contribuir para a união dos modelistas. Existem opiniões diferentes, é certo, mas temos de viver com isso, não somos todos iguais! Mas podemos ser todos amigos!
Compareça nos encontros… Mostre do que é capaz… Se precisar de ajuda, conte com a comunidade, estamos cá e lá (na Moinhola e não só) para isso…
Encerre-se o assunto, até porque não é o local, nem somos as pessoas de direito para o discutir.

Bruno
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Mensagem por Bruno » quarta mar 28, 2007 1:10 pm

Um coisa mais importante :neutral1: alguem sabe de que era o bote de borracha com o banquinho :D esse foi o barco do dia, eu fartei.me de andar nele lol

E só para dizer para o dono o levar outra vez. :mrgreen:

camarao1962
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe
Registado: domingo jun 18, 2006 9:06 pm

boas tardes

Mensagem por camarao1962 » quarta mar 28, 2007 6:02 pm

Boas Bruno,esse barquinho é do amigo do Carlos Saloio, pois também foi ele que colocou as boias.Qunato as boias queria expresar a minha opiniao de que deverial ser de esferovite,pois danifica menos os barcos :mrgreen: .(o fasteste que o diga :neutral1: )

fastest
Cabo
Cabo

Mensagem por fastest » quarta mar 28, 2007 10:59 pm

Pessoal, penso que existem boias à maneira no Clube... E quanto aos meus barcos, o FSR é mesmo forte e feio - tá tudo OK com ele... Relativamente ao Hidro, esse sim empenou os dois suportes dos flutuadores, mas foi coisa que ficou resolvida no dia seguinte... é o que dá ter uma oficina à maneira e pessoal com mãozinhas... um obrigado a quem ajudou...
Para a próxima deixem dar uma ajudinha na colocação das boias, para ver se não parto nada, OK... Não é só por isso, mas para brincar pode ser essa a desculpa...LOL

Paulo Alexandre Lucas
1º Subsargento
1º Subsargento
Registado: segunda ago 28, 2006 5:06 pm

Mensagem por Paulo Alexandre Lucas » terça abr 24, 2007 8:31 pm

APAGAR
Última edição por Paulo Alexandre Lucas em sexta ago 10, 2007 9:55 pm, editado 1 vez no total.

paulo capelo
Almirante
Almirante
Registado: quarta jan 11, 2006 4:01 pm
Localidade: Monte-Funchal-Madeira

Mensagem por paulo capelo » terça abr 24, 2007 9:13 pm

Que novidades é que tens??? :neutral1: :neutral1: :mrgreen:

Responder